Sabe o que é Pilha de Daniell e como ela funciona? Esse mapa te explica:
A eletroquímica é o ramo da química que trabalha com o uso de reações químicas espontâneas para produzir eletricidade, e com o uso da eletricidade para forçar a ocorrência as reações químicas não-espontâneas.
Equações de oxi-redução
As reações estudadas aqui são particularmente reações de oxi-redução. A chave para escrever e balancear equações de reações redox é considerar os processos de redução e oxidação separadamente. Demonstramos então as semirreações de ambos os processos.
Exemplos:
Mg(s) → Mg2+ (s) + 2e–
Fe3+ (aq) + e- → Fe2+ (aq)
Pilha
Íons Cu2+(aq) solução migram até a placa de cobre e recebem os elétrons cedidos pelo Zn(s). Ao receberem os elétrons, se transformam em Cu(s), de acordo com a equação:
Ao ceder elétrons através do condutor metálico para o íon Cu2+(aq), devido à ddp entre os dois eletrodos, Zn(s) da placa vai para a solução na forma de Zn2+(aq), causando assim a corrosão da placa e consequente aumento da concentração de Zn2+(aq) na solução, de acordo com a equação:
Assim, devido à diferença de potencial criada entre os dois eletrodos, observamos que existe um movimento ordenado de cargas no fio condutor, ou seja, uma corrente elétrica. Podemos observar de fato ao conseguirmos acender uma lâmpada com o acionamento da pilha.
Portanto, pilhas são sistemas que possuem capacidade de produzir energia elétrica a partir de uma reação química. Estes sistemas podem ser chamados também de células galvânicas e esta transforma a energia de uma reação química em energia elétrica.