Ter um bom mapa mental sobre as migrações, movimentações de populações entre países, cidades ou regiões, vai te ajudar na hora do Enem. Além disso, é um tema extremamente atual, que aparece no dia a dia dos noticiários.
Migração é o deslocamento de pessoas entre cidades, países ou regiões. Estas mudanças podem ter diferentes motivações. Pessoas migram pra buscar melhores condições de vida ou pra fugir de perseguições raciais ou religiosas, por exemplo.
Pra entender exatamente como os movimentos migratórios acontecem, é preciso dominar alguns conceitos básicos sobre o tema:
- Migração: Deslocamento de pessoas entre países ou regiões;
- Imigração: Refere-se à entrada de indivíduos em um país, cidade, estado ou região que o não é o seu local de origem;
- Emigração: É a saída de pessoas, de forma espontânea, de um país, cidade, estado ou região pra viver em outro lugar. Esta mudança pode ser definitiva ou provisória.
Tipos de migração
As migrações têm diferentes características e podem ser classificadas, principalmente, a partir de três condições básicas: o espaço de deslocamento, a forma que o processo ocorreu e o tempo de permanência fora do seu local de origem.
Quanto ao espaço do deslocamento, a migração pode ser:
- Internacional: Quando o migrante passa a viver em outro país que não o seu de origem;
- Interna: São as migrações dentro de um mesmo país. Podem ser inter-regionais (de uma região pra outra) ou intra-regionais (em uma mesma região).
Quanto à forma de migração, podemos classificá-la em:
- Espontânea ou voluntária: A mudança ocorre por desejo ou iniciativa das próprias pessoas;
- Forçada: Quando alguém é forçado a migrar contra sua vontade, pra fugir de algum tipo de perseguição ou conflito. É o caso dos refugiados que são obrigados a deixar seus países de origem pra escapar de guerras ou disputas por questões religiosas.
Finalmente, quanto ao tempo de permanência, a migração pode ser:
- Permanente: Quando o objetivo do migrante é mudar em definitivo pra um novo local;
- Temporária: Nesse caso, a mudança não é definitiva. Quem se desloca diariamente pra trabalhar em outra cidade, por exemplo, está realizando uma migração pendular.
A migração temporária também pode ser do tipo sazonal, quando o indivíduo passa parte do ano fora do seu local de origem, por exemplo
Migrações mundiais
As grandes movimentações migratórias registradas no mundo são motivo de preocupação da comunidade internacional.
Em muitos casos, os migrantes buscam melhores condições de vida e trabalho. Em outros, precisam abandonar seu país de origem por conta de perseguições.
São muito conhecidos, por exemplo, os deslocamentos de latino-americanos pros Estados Unidos. A maioria deles busca por trabalho. Esta situação torna a fronteira americana com o México uma área de permanentes conflitos relacionados com a migração ilegal.
A Europa também enfrenta problemas com os movimentos migratórios. Entre 2015 e 2016, por exemplo, o continente recebeu mais de 1 milhão de pessoas oriundas do Oriente Médio. A situação fez com que vários países criassem legislações anti-imigração.
Neste ano, a invasão russa na Ucrânia provocou uma nova onda migratória. Segundo a ONU, mais de 6 milhões de pessoas já tentaram deixar o país atacado desde o início da guerra. Trata-se da pior crise migratória desde a Segunda Guerra Mundial.
Mapa mental migrações
Questões sobre migrações no Enem
Agora, vamos praticar um pouco. Resolva algumas questões sobre migrações do Enem, que separamos de edições passadas do exame.
Questão 1
(Enem 2015) Os nossos ancestrais dedicavam-se à caça, à pesca e à coleta de frutas e vegetais, garantindo sua subsistência, porque ainda não conheciam as práticas de agricultura e pecuária. Uma vez esgotados os alimentos, viam-se obrigados a transferir o acampamento para outro lugar.
HALL, P. P. Gestão ambiental. São Paulo: Pearson, 2011 (adaptado).
O texto refere-se ao movimento migratório denominado:
a) sedentarismo.
b) transumância.
c) êxodo rural.
d) nomadismo.
e) pendularismo.
Questão 2
(Enem 2017) O fenômeno da mobilidade populacional vem, desde as últimas décadas do século XX, apresentando transformações significativas no seu comportamento, não só no Brasil como também em outras partes do mundo. Esses novos processos se materializam, entre outros aspectos, na dimensão interna, pelo redirecionamento dos fluxos migratórios para as cidades médias, em detrimento dos grandes centros urbanos; pelos deslocamentos de curta duração e a distâncias menores; pelos movimentos pendulares, que passam a assumir maior relevância nas estratégias de sobrevivência, não mais restritos aos grandes aglomerados urbanos.
OLIVEIRA, L. A. P.; OLIVEIRA, A. T. R. Reflexões sobre os deslocamentos populacionais no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2011 (adaptado).
A redefinição dos fluxos migratórios internos no Brasil, no período apontado no texto, tem como causa a intensificação do processo de:
a) descapitalização do setor primário
b) ampliação da economia informal
c) tributação da área residencial citadina
d) desconcentração da atividade industrial
e) saturação da empregabilidade no setor terciário.
Questão 3
(Enem 2021) A categoria de refugiado carrega em si as noções de transitoriedade, provisoriedade e temporalidade. Os refugiados situam-se entre o país de origem e o país de destino. Ao transitarem entre os dois universos, ocupam posição marginal, tanto em termos identitários — assentada na falta de pertencimento pleno enquanto membros da comunidade receptora e nos vínculos introjetados por códigos partilhados com a comunidade de origem — quanto em termos jurídicos, ao deixarem de exercitar, ao menos em caráter temporário, o status de cidadãos no país de origem e portar o status de refugiados no país receptor.
MOREIRA, J. B. Refugiados no Brasil: reflexões acerca do processo de integração local. REMHU, n. 43, jul.-dez. 2014 (adaptado).
A condição de transitoriedade dos refugiados no Brasil, conforme abordada no texto, é provocada pela associação entre:
a) ascensão social e burocracia estatal
b) miscigenação étnica e limites fronteiriços
c) desqualificação profissional e ação policial
d) instabilidade financeira e crises econômica
e) desenraizamento cultural e insegurança legal.
Gabarito
- D
- D
- E
E aí, gostou do conteúdo que trouxemos? Então, que tal conhecer o cursinho preparatório para o Enem da Descomplica?