Sua prova de química está chegando? Confira este mapa mental sobre leis ponderais que vai te ajudar a chegar na sua nota 10!
Descubra quais são as principais Leis Ponderais na Química: Lei de Dalton, Lei de Proust e Lei de Lavosier. Estude com esse resumo e gabarite o vestibular!
Lei de conservação da massa
Por volta de 1774, o químico francês Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794), sendo considerado o “pai” da Química Moderna, realizou inúmeras experiências com reações químicas. Realizava experiências sobre a combustão e a calcinação de substâncias, envolvendo o uso de balanças de alta precisão para a época. Observou que, dessas reações, sempre resultavam óxidos cujo peso era maior que o das substâncias originalmente usadas.
Lavoisier realizou a calcinação do mercúrio metálico dentro de um recipiente fechado, no caso, uma retorta, que teve sua ponta introduzida em uma redoma contendo ar e colocada sobre uma cuba de vidro com mercúrio. No final da reação foi produzido óxido de mercúrio II, pois o mercúrio havia combinado com o oxigênio presente no ar para formar este produto. Notou-se que o nível do mercúrio da redoma havia subido, ocupando o espaço do ar. O volume inicial do ar foi reduzido ao fim do experimento.
No entanto, o recipiente fechado permaneceu com a mesma massa do início. Desse modo, o químico chegou à conclusão de que a massa ganha pelo metal foi compensada pela massa perdida pelo ar; o que significava que “algo” (o oxigênio, denominado assim pelo próprio Lavoisier) do ar havia “entrado” no metal ou se combinado com ele.
Pesando o sistema inicial (mercúrio metálico + oxigênio) e o sistema final (óxido de mercúrio II), Lavoisier percebeu que a massa total dos reagentes era igual à massa total dos produtos.
Ele repetiu esse experimento queimando outros materiais e percebeu que a massa dos sistemas permanecia constante em todos os casos.