Estudar por um mapa mental de funções oxigenadas é importantíssimo, pois elas estão entre as mais importantes funções orgânicas. Na Química, elas representam os grupos dos compostos orgânicos que incluem átomos carbono, como é o caso do oxigênio.
Existem milhões de compostos considerados no estudo de Química. Aqueles que possuem a mesma estrutura e exibem comportamentos similares são agrupados de forma conjunta. As funções oxigenadas são ótimos exemplos disso.
Quem está estudando Química precisa passar pela compreensão das funções oxigenadas. Felizmente, esse assunto pode ser facilitado ao consultar um mapa mental bastante útil que incluímos neste post.
Quer conhecer mais sobre as funções oxigenadas? A seguir, nós separamos as principais informações sobre o tema pra você estudar pro vestibular e Enem!
O que são funções oxigenadas?
Funções oxigenadas são grupos de compostos químicos unidos a partir da mistura de átomos de carbono, como oxigênio.
Essa é uma das principais funções orgânicas da Química graças ao grande número de produtos que ela forma, devido à facilidade do carbono formar cadeias e do oxigênio de obter características organogênicas.
Quais são as funções oxigenadas?
Dentro das funções oxigenadas existem classificações químicas que ajudam a organizar esse grande número de compostos. Então, cada uma delas tem características e funcionalidades distintas que precisam ser consideradas nos estudos da Química.
Confira a seguir quais são as principais funções oxigenadas e as suas características mais importantes.
Álcool
Os álcoois têm como grupo funcional a hidroxila. Isso significa que são formados por um átomo de hidrogênio e um de oxigênio (OH). Os compostos desse grupo se unem apenas a carbonos saturados, que fazem apenas ligações simples.
Fenol
Os fenóis também fazem parte do grupo funcional da hidroxila assim como os álcoois. No entanto, têm um tipo de cadeia carbônica em que a hidroxila se liga a um dos seis carbonos do anel aromático (benzeno).
Enol
Os enóis são compostos cuja principal característica é a presença de uma hidroxila ligada diretamente a um carbono insaturado. Isso significa que realiza ligação dupla, podendo formar cetonas ou aldeídos.
Éter
Os éteres são substâncias bastante inflamáveis formadas por um átomo de oxigênio entre duas cadeias de carbono. Existem dois subtipos: simétricos, quando possuem radicais idênticos, e assimétricos, se forem diferentes.
Aldeído
Os aldeídos fazem parte do grupo funcional carbonila, em que um carbono tem ligação dupla com um oxigênio ligado a um hidrogênio em das pontas da cadeia carbônica.
Cetona
As cetonas fazem parte do mesmo grupo que os aldeídos, mas aparecem entre os carbonos no meio da cadeia. Além disso, também podem ser classificadas como simétricas e assimétricas seguindo critérios de seus radicais.
Ácido carboxílico
Os ácidos carboxílicos resultam da junção de uma carbonila (C=O) com uma hidroxila (-OH). Eles se dividem em alifáticos, quando a cadeia carbônica é aberta, ou aromáticos, quando possuem um anel benzênico.
Éster
Por fim, os ésteres são semelhantes aos ácidos carboxílicos, mas são construídos pela substituição do hidrogênio do grupo carboxila (COOH) por um grupo alquila ou arila. Eles se dissolvem apenas em álcool, éter e clorofórmio.
Mapa mental: funções oxigenadas explicadas
Que tal uma forma simples e rápida de visualizar funções oxigenadas? Pra ajudar você, elaboramos um mapa mental que resume as relações entre elas de uma maneira bastante fácil de entender. Confira a seguir!
Questões sobre funções oxigenadas nos vestibulares
(UESPI) Os representantes dos compostos dessa função orgânica são oxigenados. Têm caráter relativamente ácido, porém, menos ácido que os ácidos carboxílicos. Em geral, eles são pouco solúveis ou insolúveis em água, mas os seus sais são bem mais solúveis. Alguns são utilizados como desinfetantes e na produção de resinas. As características apontadas anteriormente estão associadas à função:
a) álcool.
b) aldeído.
c) cetona.
d) éter.
e) fenol.
(Uniube) A capsaicina, cuja fórmula estrutural simplificada está mostrada abaixo, é uma das responsáveis pela sensação picante provocada pelos frutos e sementes da pimenta-malagueta (Capsicum sp.).
Na estrutura da capsaicina, encontram-se as seguintes funções orgânicas:
- a) amina, cetona e éter.
- b) amida, fenol e éter.
- c) amida, álcool e éster.
- d) amina, fenol e éster.
- (UFSCar) O aspartame, estrutura representada a seguir, é uma substância que tem sabor doce ao paladar. Pequenas quantidades dessa substância são suficientes para causar a doçura aos alimentos preparados, já que é cerca de duzentas vezes mais doce do que a sacarose.
As funções orgânicas presentes na molécula desse adoçante são, apenas,
a) éter, amida, amina e cetona.
b) éter, amida, amina e ácido carboxílico.
c) aldeído, amida, amina e ácido carboxílico.
d) éster, amida, amina e cetona.
e) éster, amida, amina e ácido carboxílico.
(UECE) Com relação às funções orgânicas, assinale a afirmação verdadeira.
a) Os álcoois são compostos que apresentam grupos oxidrila (OH) ligados a átomos de carbono saturados com hibridização sp2, enquanto os fenóis são compostos que apresentam grupos oxidrila (OH) ligados ao anel aromático.
b) O éter é uma substância que tem dois grupos orgânicos ligados ao mesmo átomo de oxigênio, R-O-R1. Os grupos orgânicos podem ser alquila ou arila, e o átomo de oxigênio só pode fazer parte de uma cadeia fechada.
c) Os tióis (R-S-H) e os sulfetos (R-S-R1) são análogos sulfurados de álcoois e ésteres.
d) Os ésteres são compostos formados pela troca do hidrogênio presente na carboxila dos ácidos carboxílicos por um grupo alquila ou arila.
(USJT-SP) Alguns compostos são muito utilizados para intensificar o sabor de carnes enlatadas, frangos, carnes congeladas e alimentos ricos em proteínas. Por exemplo:
Composto orgânico em exercício sobre funções
Esse composto não contribui, por si só, com o sabor. Sua função é explicada por duas teorias:
- estimula a atividade das papilas do gosto;
- aumenta a secreção celular.
Quais as funções orgânicas existentes no composto acima?
a) Amida, amina e ácido.
b) Anidrido de ácido e sal orgânico.
c) Amina, ácido carboxílico e sal orgânico.
d) Amida, ácido carboxílico e sal orgânico.
e) Amido, ácido orgânico e éster de ácido.
Gabarito
Resposta: E
Resposta: B
Resposta: E
Resposta: D
Resposta: C
Como você viu neste post, as funções oxigenadas têm características bem distintas que precisam ser lembradas por quem estuda Química.
Além disso, cada uma dessas classificações diz respeito a substâncias com as quais temos contato no dia a dia, então fica mais simples de relacionar o tema com o cotidiano.
Restou alguma dúvida sobre funções oxigenadas? Então, deixe a sua questão nos comentários pra que possamos respondê-la! E não deixe de conhecer nosso Cursinho Online Pré-Enem!