Blog Descomplica

Mapa Mental: Conflitos no Campo Brasileiro

Dúvidas sobre Conflitos no Campo Brasileiro? A gente tem todas as respostas neste mapa mental aqui! Confira e se dê bem na sua prova!

Atualizado em

Compartilhe

Dúvidas sobre Conflitos no Campo Brasileiro? A gente tem todas as respostas neste mapa mental aqui! Confira e se dê bem na sua prova!

Mapa Mental: Conflitos no Campo Brasileiro

A revolução agrícola se iniciou no período da revolução industrial, século XVIII, tendo como razões a necessidade do aumento da produção agrícola devido à necessidade de abastecer o mercado consumidor inglês, por exemplo, e desde então ela passou por um processo de evolução, aprimoramento, de acordo com o avanço da tecnologia. Ela pode ser definida como a modernização do campo em que o objetivo é aumentar a produtividade através do uso de novas técnicas e processos de produção, tais como, a substituição do sistema de produção agrícola extensivo pelo intensivo, gerando assim maior produtividade no campo e a adoção do sistema de rotatividade de culturas, evitando o desgaste do solo, mantendo-o quase sempre fértil.

Neste primeiro momento em que a revolução agrícola teve início na Inglaterra, os grandes proprietários de terra aumentaram as suas propriedades através da compra, por valores baixos, ou expropriação através de ocupação sem pagamento. Devido à dificuldade de comprovação da posse da terra por alguns pequenos proprietários iniciou-se o êxodo rural, que somado ao desemprego em larga escala no campo elevou a população nos grandes centros urbanos.

Somado à isso, outro momento a se destacar é a Revolução Verde que ocorreu no pós-Segunda Guerra Mundial, na qual a utilização de fertilizantes, adubos, agrotóxicos e a implantação de novas técnicas produtivas ocorreram de forma bem acentuada. Essa revolução tinha como seu objetivo aumentar a produtividade dos países menos desenvolvidos com o intuito de acabar com a fome. O aumento da produtividade foi plenamente satisfatório; já o problema da fome ainda existe, demonstrando que, mais do que um problema de falta de alimento, a fome é um problema da sua desigual distribuição, ou seja, é um problema político-econômico, já que a produção de alimentos no mundo é mais do que suficiente para alimentar toda a população mundial.

QUER SABER MAIS SOBRE A REVOLUÇÃO AGRÍCOLA E OS CONFLITOS NO CAMPO? CONFIRA ESTE RESUMO!

Comentários

Elana
Elana
18/05/2016 às 09:11

Resumo excelente, muito obrigada Yuri :)

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você