Nunca foi tão fácil fazer uma Conclusão da Redação do ENEM, não é mesmo? Confira esse mapa mental incrível que preparamos para você!
Precisa de uma força para produzir a conclusão da sua dissertação? Este resumo incrível vai te ajudar a garantir a nota 1000 no ENEM, confira!
É normal você chegar aqui e escrever com menos atenção, com menos carinho. A conclusão é o último parágrafo e, até agora, a única ideia existente sobre ele é que o seu objetivo era “resumir” todo o texto. Tia Teteca te ensinou isso, né? Mas essa ideia não é totalmente verdadeira. De fato, a conclusão precisa ter alguma relação com o restante do texto, mas, falando de ENEM, é muito importante que ela cumpra uma função que, até agora, não teve muito destaque no seu texto: apresentar propostas de intervenção. A conclusão, então é tão importante quanto todos os outros parágrafos. Confie em mim: interessar o leitor do início ao fim vai garantir notas maiores! Vamos aprender a fechar o texto com chave de ouro? 😉
Retomada da tese
O parágrafo de conclusão tem duas funções muito importantes: em primeiro lugar, o último parágrafo do seu texto precisa retomar a tese. Lembra quando falamos de introdução? Não? Dê uma olhada no nosso resumo. Uma das duas funções do parágrafo introdutório é a apresentação de uma tese, ou seja, um ponto de vista central, uma ideia que, de certa forma, resume o texto. Se estamos falando de uma ideia central, é um pouco óbvia a necessidade de ela estar na conclusão, né? A melhor forma de fazer isso é parafraseando a sua tese, ou seja, passando exatamente a mesma ideia, mas com outras palavras. Vamos ver um exemplo?
Note que a tese e a sua retomada têm o mesmo objetivo: mostrar que a questão da representatividade ainda merece muitas discussões. A forma de dizer nos dois parágrafos, porém, não é a mesma. Essa é a ideia da retomada da tese.
Se quiser estudar mais: confira um resumo e questões comentadas sobre esse assunto! o/
Bons estudos! 🙂