Blog Descomplica

Mapa Mental: Características da Poesia Pós-Moderna e Concretismo

Quer saber tudo sobre Poesia Pós-Moderna e Concretismo? É só dar uma olhada neste mapa mental e garantir uma nota 10 na sua prova de literatura! <3

Atualizado em

Compartilhe

Quer saber tudo sobre Poesia Pós-Moderna e Concretismo? É só dar uma olhada neste mapa mental e garantir uma nota 10 na sua prova de literatura! <3

concretismo

Em 1956, foi lançada a Exposição de Arte Concreta, no Museu de Arte Contemporânea de São Paulo. Os trabalhos do grupo formado por Haroldo de Campos, Augusto de Campos e Décio Pignatari, em 1952, eram lançados pelos mesmos em sua revista chamada “Noigandres’.
O grupo, em si, tentava produzir literatura para a sociedade crítica da época. A proposta era o fim da poesia lírica e intimista, fundando a concretude da palavra, abrangendo seus aspectos verbais, sonoros e visuais. Desta forma, a poesia transformar-se-ia em objeto, sem representação de sentimentos ou emoções, apresentando a realidade do poema. O Concretismo procura captar e transmitir a realidade das cidades, incorporando técnicas e recursos dos meios de comunicação.
Um texto de Mallarmé, “Um Lance de Dados Nunca Abolirá o Acaso”, encerra o ciclo histórico do poema discursivo, de acordo com alguns teóricos do Concretismo. Os poetas deste período tinham como proposta a superação do tom declamatório da poesia tradicional, aproximando o poema das artes plásticas.
O apelo ao gráfico e ao visual chega a partir daí, indo de encontro ao processo de comunicação da vida moderna. Buscavam a linguagem verbivocovisual, procurando pôr em evidência o significante, isto é, a representação do que o poema, como um todo, seria captado pelo público.
As características concretistas são: poemas visuais, palavras entrecortadas ou figuras, poema em forma de figura, temas universais e atuais e primitivismo em alguns poemas.

QUER SABER MAIS SOBRE O CONCRETISMO? DÊ UMA OLHADA NESTE RESUMO COMPLETO.

O que um logotipo tem a ver com poesia concreta?
Sabe aquela parada que a gente olha, olha, olha, não entende nada e pensa: “Cara, como podem chamar isso de arte?”
Os caras que fizeram e os que ainda fazem esse tipo de arte pensam e pensam muito. E não é tão difícil acompanhar o pensamento deles. Depois de ler essa lista aqui, com certeza, vamos começar a ver e entender esse tipo de poesia de forma diferente!

FICOU CURIOSO? CONFIRA ESTA LISTA E DESCUBRA MAIS SOBRE POESIA CONCRETA!

Sacou tudo sobre Concretismo? Agora fique ligado na nossa página do gabarito ENEM 2015!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Redação - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você