Se você está estudando Química, provavelmente conhece bem os termos ácidos, bases, sais e óxidos. Mas o que esses termos realmente significam?
Estes termos representam funções químicas. Elas são agrupamentos de substâncias que apresentam propriedades semelhantes entre si. Estas, por sua vez, são chamadas de funcionais por determinarem o comportamento delas.
Um tema que envolve ácidos, bases, sais e óxidos é comum em diversos vestibulares e até mesmo no Enem. Então, é fundamental reservar algum tempo pra compreendê-lo e, assim, poder responder perguntas sobre o assunto.
Neste resumo, traremos uma breve visão de cada um desses termos e um mapa mental com tudo o que você precisa pra entender melhor a que eles se referem e arrebentar na sua prova! Bora lá então?
O que são ácidos, bases, sais e óxidos?
Os termos ácidos, bases, sais e óxidos se referem a funções químicas. As características das substâncias que pertencem a elas ditam a classificação mais adequada dependendo do seu comportamento.
A distinção entre eles passa pela medição do pH da substância. Por exemplo, uma substância com pH inferior a 7 é considerada um ácido, enquanto uma substância com um pH maior que 7 é considerada uma base.
Já em relação a sais e óxidos, a maneira mais fácil é examinar suas fórmulas químicas. Se uma substância tem o sufixo “-ate” ou “-ite” em sua fórmula química, então é um óxido. Caso contrário, é um sal.
Quer saber mais? Então, veja a seguir quais são as descrições específicas de cada uma dessas classificações.
Ácidos
Ácidos são compostos que liberam íons de hidrogênio (H+) quando dissolvidos em água. Eles têm um sabor amargo e podem causar queimaduras. Os ácidos comuns incluem vinagre, suco de limão e ácido de bateria.
Bases
As bases são compostos que liberam íons hidróxido (OH-) quando dissolvidos em água. Eles têm um sabor amargo e podem causar irritação. As bases comuns incluem bicarbonato de sódio, soda cáustica e alvejante.
Sais
Os sais são compostos formados pela reação de um ácido com uma base. Geralmente são neutros (nem ácidos nem básicos).
Os sais são constituídos por um ácido e uma base e neutralizam as propriedades uns dos outros. Em um sal, há apenas um átomo de oxigênio pra cada dois átomos do outro elemento. Os sais comuns incluem sal de mesa, sal amargo e sal-gema.
Óxidos
Os óxidos são compostos que contêm átomos de oxigênio ligados a outros átomos. Alguns óxidos são ácidos, enquanto outros são básicos ou neutros.
Um óxido tem pelo menos dois átomos de oxigênio pra cada átomo do outro elemento. Os óxidos comuns incluem dióxido de carbono (CO2), água (H2O) e dióxido de enxofre (SO2).
A maioria dos óxidos são não metálicos, o que significa que eles contêm pelo menos um elemento não metálico ligado ao oxigênio. Existem também óxidos metálicos, o que significa que eles contêm pelo menos um elemento metálico ligado ao oxigênio.
Uso de ácidos, bases, sais e óxidos para o dia a dia
Ácidos, bases, sais e óxidos são comuns no mundo ao nosso redor. Eles podem ser encontrados em muitos produtos do dia a dia, como agentes de limpeza, cosméticos e até mesmo alimentos.
Por exemplo, ácidos são usados em produtos de limpeza e desinfetantes pra matar bactérias e remover manchas. As bases são usadas em sabonetes e detergentes pra limpar roupas e pratos.
Já os sais são usados como conservantes em alimentos e como agentes de degelo em estradas e calçadas. Por fim, os óxidos são usados em tintas e pigmentos pra adicionar cor.
Embora a maioria dessas substâncias seja segura de usar e não represente uma ameaça à nossa saúde, algumas podem ser perigosas se inaladas ou ingeridas. Então, pra se proteger da exposição a essas substâncias, é importante saber como identificá-las.
Identificando os ácidos, bases, sais e óxidos
Devido às suas características, ácidos, bases, sais e óxidos podem ser identificados a partir de alguns critérios distintos. Esse é o primeiro passo pra classificá-los adequadamente e, também, diminuir os riscos ao manuseá-los.
Os ácidos são produtos químicos de sabor amargo que podem causar sensações de queimação na pele ou na boca. As bases são escorregadias ao toque e têm um sabor amargo.
Os sais são compostos de moléculas de ácido e base que foram combinadas. Já os óxidos são formados quando o oxigênio reage com outros elementos.
Se você entrar em contato com alguma dessas substâncias, é importante lavar as mãos imediatamente com água e sabão. Se você ingerir algum deles, beba bastante líquido e procure atendimento médico imediatamente.
Por fim, se você estiver exposto a um sal ou óxido, remova qualquer roupa que tenha entrado em contato com a substância e enxágue a área afetada com água por pelo menos 15 minutos.
Maneiras mais seguras de armazenar ácidos, bases, sais e óxidos
Devido à sua grande variedade de uso, é preciso saber as melhores formas de armazenar ácidos, bases, sais e óxidos. Afinal, é dessa forma que você poderá garantir a sua segurança e a de quem mais estiver manipulando essas substâncias.
Portanto, armazene ácidos e bases em recipientes hermeticamente fechados pra evitar derramamentos. Se derramar um ácido ou base, neutralize-o imediatamente com água ou outra substância.
Use luvas e roupas de proteção ao trabalhar com esses produtos químicos e certifique-se de lavar bem as mãos depois de trabalhar com qualquer um desses materiais.
Já os sais e os óxidos são dois dos grupos mais importantes de materiais que muitas indústrias utilizam. Pra armazenar esses materiais adequadamente, é importante depositá-los em local fresco e seco. Já os óxidos devem ser armazenados em uma área bem ventilada.
Dá só uma olhada nesse mapa mental que a gente preparou com todas as informações pros seus estudos:
Mapa Mental Descomplica
Agora que você já sabe tudo a respeito de ácidos, bases, sais e óxidos, pode continuar se preparando pro estudo de Química.
Essa área conta com diversos conceitos que exigem um estudo minucioso, então revise sempre as informações acima até entender bem as particularidades dessas classificações.
Restou alguma dúvida sobre ácidos, bases, sais e óxidos? Então, deixe a sua pergunta em um comentário que responderemos assim que possível! E conheça nosso Cursinho Preparatório para o Enem!