Certamente, você já ouviu falar sobre Jornalismo, né? Mas e Jornalismo Digital, você conhece? Será que é a mesma coisa? Vem com a gente pra entender melhor como isso acontece na prática!
A partir dos anos 2000, a internet saiu dos filmes de ficção científica e se tornou parte da nossa realidade. Como consequência, o mercado de trabalho precisou se adequar e passar por transformações.
Dessa forma, vimos nascer o Jornalismo Digital (ou ciberjornalismo), que nada mais é do que o jornalismo praticado através da internet. Ou seja, por meio de sites, blogs e redes sociais, as informações são veiculadas em questão de minutos.
Quais são as características do Jornalismo Digital?
Mas como será que o Jornalismo Digital se diferencia do Jornalismo Convencional (TV, rádio e jornal impresso etc.)? Bom, no modelo virtual, os conteúdos jornalísticos geram maior acessibilidade.
Da mesma maneira, o formato digital apresenta características como a interação direta entre quem consome e quem produz o material.
Como se não bastasse, os textos costumam exibir áudios, vídeos, imagens e links com informações complementares. Além do mais, a comunicação costuma ser mais descontraída e informal.
Apesar das diferenças, no Jornalismo Digital, o conteúdo deve manter a coesão, a linguagem objetiva e a ortografia impecável, bem como no Jornalismo Tradicional. Sem abrir mão da imparcialidade, autenticidade e veracidade dos fatos.
Mas afinal, quais são as principais características do Jornalismo Digital? Vamos descobrir agora!
Instantaneidade
Obviamente, a capacidade de transmitir um fato instantaneamente, caracteriza muito bem o Jornalismo Online.
É muito rápido criar e compartilhar notícias, já que bastam alguns cliques e… voilà! O conteúdo está no ar!
Perenidade
A “memória” do conteúdo jornalístico digital permite que um material seja guardado por tempo indeterminado. Qualquer informação pode ser eternizada e trazida à tona a qualquer momento.
Interatividade
Através das mídias digitais, o leitor consegue se comunicar diretamente com quem produziu a notícia. De maneira idêntica, ele pode participar de dinâmicas e debates com outros leitores em tempo real!
Hipertextualidade
A ligação de um conteúdo a outro se dá por meio de um link que conecta os assuntos. Por exemplo, clicando em um hiperlink, informações semelhantes ou que expliquem mais sobre a palavra clicada serão exibidas imediatamente na tela.
E onde entram as Fake News nisso?
Atualmente, a disponibilidade de notícias é vasta, pois as informações estão na palma da mão. No entanto, a qualidade se tornou um problema.
Afinal, muita coisa é produzida sem responsabilidade com a ética e a técnica jornalística.
Dessa maneira, pra que uma publicação seja considerada relevante e confiável, ela precisa ter compromisso com a verdade, a fim de transmitir credibilidade.
Pra tanto, é fundamental que Jornalistas se empenhem em relatar acontecimentos reais e não alimentem notícias falsas. Assim, as Fake News perdem força e tragédias podem ser evitadas.
Por isso, a etapa principal da produção de conteúdo no Jornalismo Digital é a apuração dos fatos.
Em síntese, o profissional busca checar a veracidade das informações indo até o local dos acontecimentos, realizando pesquisas home office, investigando documentos, entrevistando pessoas e utilizando fontes seguras.
Como Jornalistas Digitais atuam?
Tá bom, agora você já sabe sobre o que se trata o tal do Jornalismo Digital, né? Mas e na prática? O que será que esse profissional faz?
Diante da integração de informações que a internet proporciona, é fácil perceber que quanto mais capacidades multimídias Jornalistas Digitais dominarem, mais chances eles vão ter de desempenhar um bom trabalho.
Já que vão ser capazes de escrever, diagramar, montar sites, fotografar e editar um conteúdo de qualidade.
Assim sendo, no dia a dia, esses profissionais elaboram pautas e textos pra Web, criam roteiros pra vídeos, conteúdo pra blogs, podcasts e atuam no Marketing Digital.
A propósito, o Marketing deve estar no radar de quem é Jornalista Digital, pois muitos assuntos se conectam e complementam.
Um exemplo disso são as técnicas de SEO, um conjunto de práticas que favorece a localização de determinado tema nos sites de busca, gerando maior visibilidade e engajamento.
Portanto, o campo de atuação de Jornalistas Digitais é amplo, por isso, devem dominar técnicas adequadas pra apurar situações e separar fatos de achismos.
Qual a demanda por profissionais no Jornalismo Digital?
Ok, mas, e aí, tem trabalho suficiente pra quem quer atuar como Jornalista Digital?
Já está claro que as tecnologias geram uma disputa cada vez mais acirrada pela atenção dos usuários, né? Como consequência disso, o mercado tende a ficar cada vez mais aquecido!
Contudo, trabalhar com Jornalismo online exige dedicação, estudo e constante atualização dos conhecimentos, pois novos recursos surgem todos os dias.
Conforme você viu, o Jornalismo vive um momento de reconstrução, por isso, o profissional dessa área precisa se reinventar. Além disso, o mercado passa por uma fase de transição dos meios de comunicação.
Ou seja, esta é a hora certa pra quem quer aprender uma nova profissão ou se especializar em determinado assunto. Arregaçar as manguinhas e acompanhar a transformação enquanto ela acontece, faz toda diferença!
Como se não bastasse, diariamente as marcas precisam de alguém competente que desenvolva conteúdo de qualidade, capaz de vender seus produtos e serviços através da comunicação.
Sendo assim, as oportunidades são incontáveis!
O que o curso de Jornalismo Digital tem a ensinar?
E agora? Tá se perguntando o que você precisa fazer pra embarcar nessa jornada digital? Então bora saber por onde começar!
Mesmo que você não tenha uma graduação, especificamente, em Jornalismo, é possível atuar como Jornalista Digital.
Olha que coisa boa, hein! Você só precisa ter um curso superior e realizar uma especialização, daí sim, em Jornalismo Digital. Ao longo do curso, você vai aprender a mapear dados e analisá-los.
Também vai entender mais sobre as organizações e o ambiente corporativo, além de ficar por dentro de tudo sobre algoritmos, análise preditiva e pesquisa de mercado.
Além disso, o curso também oferece conhecimentos sobre cenários econômicos e gestão de processos. Algumas das disciplinas cursadas são:
- Ciberjornalismo: Teoria x Práticas;
- Produção, captação, edição, publicação e distribuição via internet;
- Interação e conteúdo convergente;
- Técnicas de reportagem no ambiente multimídia;
- Produção, edição e distribuição de conteúdo.
E aí, se identificou com essa carreira? Quer saber mais detalhes e começar agora mesmo a estudar sobre o assunto? Chega mais e vem conhecer o Curso de Jornalismo Digital da Pós Descomplica.