Desenvolver as habilidades socioemocionais é imprescindível para qualquer pessoa nos dias de hoje. No ambiente de trabalho, nunca se falou tanto desse assunto, bem como nas relações pessoais, haja vista que saber como gerenciar as emoções e superar desafios é algo muito valioso.
Especialmente em períodos críticos, cheios de incertezas e dificuldades, uma pessoa que desenvolve suas habilidades socioemocionais sai na frente. Isso porque ela consegue gerenciar melhor seus sentimentos e reagir de maneira diferente aos acontecimentos negativos, transformando-os em aprendizado e experiência.
Que tal entender melhor o que são habilidades socioemocionais e como desenvolvê-las? Acompanhe nossas dicas a seguir!
O que é habilidade socioemocional?
As habilidades socioemocionais são ferramentas muito valiosas para que uma pessoa tenha controle de suas próprias emoções. Em outras palavras, são aptidões que o indivíduo desenvolve para se tornar um ser humano mais completo e se relacionar com o outro.
Essas habilidades influenciam o modo como uma pessoa pensa, sente, decide e age em determinada situação.
Desenvolver as habilidades socioemocionais é algo possível, mas que exige aprendizado, já que influencia diretamente diversos fatores, como a saúde mental e o convívio social. Para ajudar nisso, existem os cursos livres de habilidades socioemocionais.
Quais são as principais habilidades socioemocionais?
Compostas por uma série de competências, as habilidades socioemocionais podem ser estimuladas e aperfeiçoadas ao longo da vida. Isso traz uma base cognitiva para um convívio social e relações saudáveis, sejam elas profissionais, pessoais ou acadêmicas.
As principais habilidades que podemos destacar são:
Empatia: capacidade do indivíduo de se colocar na situação em que o outro se encontra. Agir com empatia contribui para ter decisões mais responsáveis e que não prejudiquem a si mesmo nem ao próximo.
Felicidade: pessoas felizes tornam um ambiente mais agradável, melhorando as relações humanas. O bom humor é uma competência socioemocional que abre portas e promove relacionamentos mais leves.
Autoestima: é fundamental para obter motivação, positividade e flexibilidade para lidar com as mudanças e situações do dia a dia da melhor forma possível.
Ética: consiste nos padrões e valores da sociedade em relação ao que é correto ou não. É um requisito básico para as relações pessoais e profissionais, e deve fazer parte da conduta humana.
Paciência: contribui para o bem-estar e otimiza as relações pessoais.
Autoconhecimento: proporciona o equilíbrio necessário para saber como reagir perante às situações, sempre com confiança e respeitando os limites do seu corpo e mente.
Confiança: crer na própria capacidade de superar os obstáculos e alcançar os objetivos pessoais.
Responsabilidade: entender os direitos e deveres, adotando hábitos responsáveis.
Autonomia: capacidade da pessoa se auto gerenciar, ou seja, ter o livre arbítrio para tomar suas decisões e responsabilidades.
Criatividade: indispensável para ter relações dinâmicas e produtivas.
Como desenvolver habilidades socioemocionais
As habilidades socioemocionais devem ser trabalhadas ao longo de toda a vida. Entretanto, uma forma de desenvolvê-las e melhorar suas relações pessoais e profissionais é fazendo cursos livres sobre o assunto.
Já conhece os cursos livres de habilidades socioemocionais da Descomplica? Veja as opções disponíveis – todas feitas online e de maneira flexível – e escolha a que mais combina com você!