Parece que não sobra tempo no seu dia? Você trabalha, estuda, cuida de alguns compromissos e o dia acabou? Ter uma boa gestão de tempo é fundamental para elevar sua produtividade e trazer mais bem-estar, sabia? Com um bom gerenciamento de tempo, você tem mais momentos livres e qualidade de vida.
Gestão do tempo e produtividade são dois conceitos diferentes, mas cada vez mais importantes nas empresas. Profissionais que conseguem gerenciar bem o seu tempo são muito mais eficientes, felizes e realizados, mas nem sempre é fácil e a gente sabe disso.
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O que é gestão do tempo e produtividade?
Gestão do tempo e produtividade estão relacionados à organização e ao planejamento das tarefas e demandas diárias, considerando a administração do tempo. O objetivo de uma boa gestão de tempo é melhorar a performance e os resultados.
Muitos equilibram a rotina de trabalho, estudos e vida pessoal de uma forma bastante desigual. Isso pode resultar em estresse, cansaço, sobrecarga ou desmotivação – algo péssimo para qualquer pessoa, especialmente um profissional que precisa superar seus resultados.
Uma boa organização é fundamental para conseguir aplicar uma boa gestão do tempo e produtividade. É preciso focar nessa habilidade no seu dia a dia.
Uma boa gestão de tempo e recursos deve considerar que o tempo é o bem mais precioso das pessoas. Por isso, cuidado para não abusar do tempo alheio, ok? Use esse recurso com moderação.
Uma dica pra elevar sua produtividade no trabalho é o Método Pomodoro! São 25 minutos de trabalho e 5 de pausa – mas ele deve ser respeitado, ok? É muito importante ser pontual e respeitar essa determinação pra ter os resultados esperados, viu!
Como planejar uma rotina diária com foco em gestão de tempo?
Cada pessoa funciona de um jeito. Por isso, para planejar uma rotina diária, é preciso analisar suas necessidades e o que funciona melhor para você.
Entretanto, existem alguns pontos que devem ser considerados quando o assunto é fazer um bom gerenciamento de tempo. São eles:
1. Estabeleça prioridades: organize seu tempo separando aquilo que é mais importante, urgente, que demanda mais tempo ou que pode você pode fazer rapidamente;
2. Crie metas: antes de começar o dia, faça uma checklist do que você precisa fazer – sendo realista, ok?
3. Evite distrações: sabe aqueles 5 minutinhos de pausa para olhar as redes sociais que magicamente viram 40 minutos? Então, evite ao máximo esse tipo de distração;
4. Tenha foco: ser multitarefa não significa ser produtivo. Comece e termine uma tarefa, e só depois vá para outra;
5. Considere o descanso: a produtividade não é sobre trabalhar e estudar 24/7. Por isso, não se pese e separe um momento para se desligar um pouco das obrigações diárias.
Sabia que as soft skills são cada vez mais importantes quando o assunto é gerenciar bem o tempo e ser mais produtivo? Conheça as soft skills mais valorizadas no mercado com esta websérie incrível que a gente preparou em parceria com o Porta dos Fundos!
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