Você sabe o que é Gestão Patrimonial ou Administração de Patrimônio? Esta área da Administração é bastante valorizada, especialmente por empresas. Isso porque quem trabalha no segmento controla e administra os bens, direitos e passivos de uma pessoa, família ou organização. Há, ainda, quem preste consultoria na área.
Cuidar do patrimônio de alguém ou de uma empresa toda é uma tarefa de grande responsabilidade. Por isso mesmo, é necessário ter formação específica na área e focar em aspectos de tributação, legislação e responsabilidade fiscal.
Quer entender melhor como trabalha o profissional de controle patrimonial? Nós te explicamos tudo a seguir!
O que é Gestão Patrimonial?
Bens, direitos e passivos compõem o patrimônio de uma pessoa, família ou empresa. Administrá-los é uma tarefa bastante minuciosa, que requer a avaliação tanto dos pontos materiais quanto dos intangíveis, como a reputação de uma pessoa famosa ou valor intelectual de uma empresa.
Quando se fala dos bens tangíveis, no caso de uma empresa, os mais comuns são dinheiro (físico ou depositado em banco), ativos financeiros, máquinas, equipamentos, mercadorias, veículos, imóveis e matéria-prima, entre outros.
Para uma pessoa física ou uma família, além do dinheiro e investimentos, integram o patrimônio os imóveis, veículos, mobília, itens de decoração, joias, roupas, coleções, obras de arte, etc.
Por fim, o patrimônio ainda inclui os passivos, ou obrigações. Dívidas, impostos, salários de funcionários e parcelas de empréstimos e financiamentos devem ser considerados nessa avaliação.
A Gestão de Patrimônio tem exatamente o objetivo de preservar esses bens, evitar sua desvalorização e atingir objetivos estratégicos, no caso das empresas. Em geral, os profissionais que atuam na área criam um plano estratégico para o futuro da organização, que deve ser respeitado e seguido à risca.
Por que fazer a Gestão do Patrimônio?
Gerir grandes patrimônios é algo desafiador e complexo. Profissionais qualificados e experientes são requisitados e bem remunerados, exatamente pelo seu nível de responsabilidade.
Contar com a ajuda de profissionais da área é importante para um trabalhador ou empreendedor para que ele possa manter o seu padrão de vida quando sua idade produtiva chegar ao fim.
No caso de uma empresa, a gestão de patrimônio resulta no balanço patrimonial, um documento de grande importância para a companhia. Trata-se de um demonstrativo contábil do patrimônio da organização.
O trabalho do profissional de Gestão de Patrimônio é extremamente importante para manter os stakeholders informados. Isso ajuda a preservar a boa reputação da companhia e elevar seu valor.
Como um profissional pode trabalhar com Gestão Patrimonial?
A gestão de um patrimônio volumoso tem uma certa complexidade. Por vezes, é necessária uma equipe de consultoria dedicada ao trabalho de gerir esse patrimônio.
São necessários conhecimentos sobre finanças, investimentos, contabilidade, planejamento tributário, legislação, etc.
O primeiro passo da gestão patrimonial é o inventário, ou seja, a descrição de todos os bens em posse do cliente. Depois, é feita uma avaliação e classificação dos ativos, identificando qual o custo de reposição, valor justo e valor residual (preço estimado no fim de sua vida útil) dos bens.
Feito isso, vem a revisão da vida útil do ativo e, depois, a conciliação do patrimônio de fato existente com o que contém registro contábil.
Profissionais de Administração com especialização em Gestão Patrimonial são muito valiosos nesse processo. Geralmente, eles são formados em Administração de Empresas e têm alto valor de mercado.
Que tal conhecer uma graduação de Administração a distância e saber mais a respeito dessa área, que cresce muito nas empresas? Vem pro Descomplica e faça nossa faculdade online de Administração de Empresas!
Somos reconhecidos pelo MEC, emitimos micro certificados a cada trimestre pra você dar aquele gás no seu currículo e, ainda, estamos alinhados às maiores novidades do mercado de trabalho e tecnologia. Vem dar uma olhada!