Blog Descomplica
gestão de marketing

O que é gestão de marketing e como se especializar na área

Atualizado em

Compartilhe

O Marketing é uma atividade cujo objetivo é criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que têm valor para clientes, parceiros e sociedade em geral. Ela tem responsabilidade sobre o aumento da demanda de trabalho, a geração de renda e o desenvolvimento de clientes – três pilares essenciais à existência de uma empresa.

Quando se fala em gestão de Marketing, o que vem à sua cabeça? Vale a pena saber que uma boa estratégia de marketing é fundamental para mudar a realidade do mercado (chamada de Indústria 4.0). Criar e colocar em prática essa estratégia é, inclusive, o principal desafio que o gestor enfrenta em meio a um cenário de muita competitividade.

Atualmente, profissionais de Marketing dão muito valorizados no mercado, especialmente os que se destacam na criação e condução de estratégias para cativar e fidelizar clientes, tornando-os advogados de sua marca.

Veja, a seguir, como funciona a gestão estratégica de Marketing e como você pode se tornar especialista nisso!

O que é gestão estratégica de Marketing

Entender os fundamentos essenciais do Marketing é algo fundamental e indispensável para qualquer profissional da área. Entretanto, com as novas perspectivas de mercado, criação de novas tecnologias e inovação constantes, é fundamental ir além.

Entender cenários políticos e econômicos e tendências a partir das novas tecnologias, reconhecendo riscos e oportunidades para os negócios, é imprescindível para o profissional de Marketing da atualidade.

Ele precisa ser capaz de explorar ferramentas e metodologias para interpretar dados sobre o mercado, sobre o comportamento dos setores da empresa e toda cadeia de fornecimento, produção e distribuição.

Quem passa por uma graduação de Marketing com esse foco pode atuar na gestão estratégica de maneira colaborativa e reflexiva. E essas possibilidades se expandem para diversas áreas, incluindo consultoria, terceiro setor, empreendedorismo, setores público e privado.

O que faz um gerente de Marketing?

O trabalho do gerente de Marketing inclui desenvolver estratégias de marketing e identidade visual das marcas, além de prospectar budget para implementar ações, com o intuito de promover a imagem institucional e aprimorar os negócios.

Além disso, esse profissional define o posicionamento das marcas e de canais de comunicação específicos para cada público. Também analisa as tendências de mercado e fatores econômico e financeiros, definindo também campanhas voltadas para promoção de produtos e serviços.

Quanto ganha um gerente de Marketing?

A área de Marketing tem muitas oportunidades e, obviamente, inúmeras faixas de salário.

Entretanto, a média salarial de um gerente de Marketing é de R$ 8.197, de acordo com a Catho.

Como funciona uma graduação com foco em gestão de marketing?

A Descomplica oferece ocurso de Marketing, com aulas 100% online. Nele, você aprende como aplicar as técnicas para construir valores de marca, fazer pesquisa de mercado e melhorar a imagem e o sucesso das empresas. 

Flexível e reconhecido pelo mercado, o curso de graduação em Marketing da Descomplica Faculdade Digital estimula a sua mente a pensar sobre as estratégias de mercado que criam uma boa imagem de empresas e produtos. 

Todo o conteúdo é gravado e fica disponível online, pra você assistir quando e de onde quiser. Além disso, oferecemos micro certificados trimestrais, pra você já ir dando aquele grau na sua carreira.

Demais, né? Saiba mais sobre o curso de Marketing a distância e faça já sua inscrição! 

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você