O Marketing é uma atividade cujo objetivo é criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que têm valor para clientes, parceiros e sociedade em geral. Ela tem responsabilidade sobre o aumento da demanda de trabalho, a geração de renda e o desenvolvimento de clientes – três pilares essenciais à existência de uma empresa.
Quando se fala em gestão de Marketing, o que vem à sua cabeça? Vale a pena saber que uma boa estratégia de marketing é fundamental para mudar a realidade do mercado (chamada de Indústria 4.0). Criar e colocar em prática essa estratégia é, inclusive, o principal desafio que o gestor enfrenta em meio a um cenário de muita competitividade.
Atualmente, profissionais de Marketing dão muito valorizados no mercado, especialmente os que se destacam na criação e condução de estratégias para cativar e fidelizar clientes, tornando-os advogados de sua marca.
Veja, a seguir, como funciona a gestão estratégica de Marketing e como você pode se tornar especialista nisso!
O que é gestão estratégica de Marketing
Entender os fundamentos essenciais do Marketing é algo fundamental e indispensável para qualquer profissional da área. Entretanto, com as novas perspectivas de mercado, criação de novas tecnologias e inovação constantes, é fundamental ir além.
Entender cenários políticos e econômicos e tendências a partir das novas tecnologias, reconhecendo riscos e oportunidades para os negócios, é imprescindível para o profissional de Marketing da atualidade.
Ele precisa ser capaz de explorar ferramentas e metodologias para interpretar dados sobre o mercado, sobre o comportamento dos setores da empresa e toda cadeia de fornecimento, produção e distribuição.
Quem passa por uma graduação de Marketing com esse foco pode atuar na gestão estratégica de maneira colaborativa e reflexiva. E essas possibilidades se expandem para diversas áreas, incluindo consultoria, terceiro setor, empreendedorismo, setores público e privado.
O que faz um gerente de Marketing?
O trabalho do gerente de Marketing inclui desenvolver estratégias de marketing e identidade visual das marcas, além de prospectar budget para implementar ações, com o intuito de promover a imagem institucional e aprimorar os negócios.
Além disso, esse profissional define o posicionamento das marcas e de canais de comunicação específicos para cada público. Também analisa as tendências de mercado e fatores econômico e financeiros, definindo também campanhas voltadas para promoção de produtos e serviços.
Quanto ganha um gerente de Marketing?
A área de Marketing tem muitas oportunidades e, obviamente, inúmeras faixas de salário.
Entretanto, a média salarial de um gerente de Marketing é de R$ 8.197, de acordo com a Catho.
Como funciona uma graduação com foco em gestão de marketing?
A Descomplica oferece ocurso de Marketing, com aulas 100% online. Nele, você aprende como aplicar as técnicas para construir valores de marca, fazer pesquisa de mercado e melhorar a imagem e o sucesso das empresas.
Flexível e reconhecido pelo mercado, o curso de graduação em Marketing da Descomplica Faculdade Digital estimula a sua mente a pensar sobre as estratégias de mercado que criam uma boa imagem de empresas e produtos.
Todo o conteúdo é gravado e fica disponível online, pra você assistir quando e de onde quiser. Além disso, oferecemos micro certificados trimestrais, pra você já ir dando aquele grau na sua carreira.
Demais, né? Saiba mais sobre o curso de Marketing a distância e faça já sua inscrição!