Olá, meus nerds favoritos! 🙂
Como foi o final de semana? Curtiram muito? Espero que tenha sido ótimo para relaxar e se divertir! Mas a segunda-feira chegou e como essa semana é curtinha por causa do feriado, vamos dar um gás nesses três dias para curtir o feriado sem a consciência pesada! 🙂
Hoje nós continuaremos nosso estudos sobre a geografia populacional. O tema abordado são as migrações que ocorrem no Brasil e no resto do Mundo. As migraçõescostumam cair com frequência no Enem e nos outros vestibulares, e, dessa forma, é um assunto muito importante e que deve ser profundamente estudado.
Preparados? Vamos lá! 😀
– Definição:
O processo de migração consiste na mudança de um cidadão de um determinado local para outro. Essa mobilidade espacial das populações humanas são motivadas por vários fatores, que podem ser: Políticos, religiosos, culturais e, principalmente, econômicos.A busca por emprego, por salários mais dignos e por melhores condições de vida são, sem dúvidas, os principais motivos que levam as pessoas a migrarem.
– Tipos de Migração:
O mais importante sobre o estudo das migrações, visando o vestibular, é analisar detalhadamente os seus diversos tipos. Então, vamos a eles!
Quanto ao espaço de deslocamento, temos:
a) Migração Externa: Aquela que ocorre de um país para outro.
b) Migração Interna: Aquela que ocorre dentro do mesmo país.
b.1) Migração Inter-Regional: Aquela que se realiza de uma região para outra.
b.2) Migração Intra-Regional: Aquela que se realiza dentro da mesma região.
Quanto ao tempo de permanência do migrante, temos:
a) Migração Definitiva: Quando a migração ocorre sem que o migrante saia mais do local para onde foi, ou que não volte mais para o local de onde saiu.
b) Migração Temporária: Quando a migração ocorre por um tempo que pode ser determinado ou indeterminado.
Quanto a forma como ocorreu a migração, temos:
a) Migração Espontânea: Quando ocorre por vontade própria do migrante.
b) Migração Forçada: Quando ela ocorre contra ao interesse do migrante.
c) Migração Planejada: Quando ela ocorre de uma forma planejada, visando cumprir o determinado objetivo.
Importantes Tipos de Migrações Internas:
a) Exôdo Rural: Tipo de migração que se dá com a transferência de populações rurais para o meio urbano. Tal tipo de migração tende a ser definitivo. As principais causas são a industrialização, expansão do setor terciário e a mecanização da agricultura. O exôdo rural está ligado ao processo de urbanização.
b) Exôdo Urbano: Tipo de migração que se dá com a mudança de populações urbanas para o campo. Muito incomum atualmente.
c) Migração Urbano-Urbano: Tipo de migração que ocorre com a transferência de populações de uma cidade para outra. Tal tipo de migração tem ocorrido com frequencia atualmente.
d) Migração Sazonal: Modelo de migração que se caracteriza por estar ligada as estações do ano. É uma migração temporária na qual o migrante sai de um local em um determinado período do ano e, posteriormente, retorna, em outro período.
e) Migração Diária ou Pendular: Tipo de migração característica de grandes cidades, na qual milhões de trabalhadores saem de suas casas em direção ao trabalho e voltam no final do dia. Isso ocorre devido a distância da casa dos trabalhadores ao seus locais de trabalho, uma vez que em alguns casos trabalham em uma cidade, e moram em outra.
f) Nomadismo: Tipo de migração que se caracteriza pelo deslocamento constante de populações em busca de alimento ou moradia.
*
E aí, galera, descomplicou? Espero que tenha ajudado! Quero ver as dúvidas de todo mundo aqui nos comentários, ok?
Uma ótima semana e um excelente feriado para todos!