Ao discutir a geografia populacional, o assunto vai sempre girar em torno dos rumos dos povos do nosso mundo. Ou seja, onde eles se concentram, pra onde vão e de onde vieram. Você já pensou nisso?
Em caso negativo, é importante saber que esse tema é bastante cobrado nos vestibulares e no Enem. Revisar a matéria de geografia populacional é algo que até pode envolver alguns cálculos, então não deixe as suas habilidades matemáticas enferrujarem.
Quer revisar mais sobre geografia populacional pro vestibular? A seguir, nós separamos as principais informações sobre esse tema com alguns exercícios ao final!
O que é geografia populacional?
O termo geografia populacional se refere à área da Geografia em que se estuda as variações na distribuição, composição e crescimento das populações do mundo. Ou seja, ele considera as características das distribuições populacionais que mudam em um contexto espacial.
Em geral, o estudo da geografia populacional envolve fatores como onde a população é encontrada e como o tamanho e a composição dessas população são regulados pelos processos demográficos de fertilidade, mortalidade e migração.
Por fim, estudar a geografia populacional é algo que promove a interação entre as áreas de geografia, demografia, sociologia e economia.
Qual é a diferença entre país populoso e país povoado?
Dentro do tema de geografia populacional, um conceito precisa ser bem compreendido por quem quiser se aprofundar nele: a distinção entre países considerados mais populosos e os mais povoados. Você sabe qual é?
Um país populoso é aquele que possui uma grande quantidade de habitantes. Por exemplo, o país mais populoso do mundo é a China, enquanto que o segundo com a maior população é a Índia.
Já o país povoado, diferentemente do populoso, é aquele que possui uma grande quantidade de habitantes por quilômetro quadrado.
Pra fazer esse cálculo, pega-se a população total da nação e a divide pela área. Esse cálculo também serve pra calcular um conceito muito importante e bastante cobrado no vestibular, que é o de densidade demográfica.
Dessa forma, pode-se dizer, então, que um país povoado é o que apresenta uma elevada densidade demográfica, como, por exemplo, Mônaco e Cingapura.
Exercícios sobre geografia populacional
Questão 1 | Enem 2015
A humanidade conhece, atualmente, um fenômeno espacial novo: pela primeira vez na história humana, a população urbana ultrapassa a rural no mundo. Todavia, a urbanização é diferenciada entre os continentes.
DURAND, M. F. et al. Atlas da mundialização: compreender o espaço mundial contemporâneo. São Paulo: Saraiva, 2009.
No texto, faz-se referência a um processo espacial de escala mundial. Um indicador das diferenças continentais desse processo espacial está presente em:
a) orientação política de governos locais.
b) composição religiosa de povos originais.
c) tamanho desigual dos espaços ocupados.
d) distribuição etária dos habitantes do território.
e) grau de modernização de atividades econômicas.
Questão 2 | Unicentro 2016
Os conhecimentos sobre a população mundial e brasileira possibilitam afirmar:
a) os Estados Unidos adotaram uma política restritiva à imigração porque, na última década, ocorreu uma explosão demográfica no país.
a) o Japão estimula a imigração porque a população local está envelhecendo e falta mão de obra no país, o que inviabiliza as atividades econômicas.
c) a pirâmide etária brasileira vem se modificando e, atualmente, ela é igual à francesa.
d) a transumância, maior movimento da população brasileira, está relacionada à implantação da agroindústria.
e) os movimentos xenofóbicos, nas últimas décadas, estão se ampliando nos países centrais, principalmente na Europa.
Questão 3 | UEG 2019
Um bom exemplo de como a indústria estimulou a urbanização pode ser verificado na própria Inglaterra do século XIX. Em 1800, apenas 25% da população desse país era urbana. Um século depois, com o crescimento da industrialização, 75% dos ingleses já moravam nas cidades. Esse processo se reproduziu mundialmente; em alguns países de forma imediata, e em outros tardiamente.
ALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins. Geografia sociedade e cotidiano: fundamentos, volume I, 3. ed. São Paulo: Escala Educacional, 2013, p. 256.
Sobre essa relação entre industrialização e urbanização, tem se que:
a) após a Segunda Guerra Mundial, acentuou-se o processo de desconcentração industrial, quando as indústrias abandonaram áreas tradicionais nas grandes cidades e deslocaram-se pra outras localidades.
b) a produção em larga escala resultante do processo de industrialização permitiu a expansão das atividades agrícolas e uma maior distribuição da população urbana pro espaço rural.
c) os primeiros núcleos urbanos surgiram em virtude da instalação de pequenas indústrias, denominadas manufaturas, que necessitavam de grande quantidade de mão de obra pra produção.
d) o período relativo à industrialização dos países desenvolvidos que ocorreu após a Segunda Guerra Mundial, chamado industrialização tardia ou retardatária, não impacta a urbanização desses países.
e) durante a Segunda Revolução Industrial, várias cidades industriais surgiram próximas às regiões carboníferas na Inglaterra, Alemanha, Rússia, França e Polônia.
Gabarito
1. Resposta: E
2. Resposta: E
3. Resposta: A
Viu só como o estudo da geografia populacional é altamente relevante? Ele tem tudo a ver com a espécie humana como civilização, além de ser muito cobrado em vestibulares e no Enem.
Então, aproveite essa oportunidade pra revisar o tema e praticar com os exercícios acima!
Ah! Que tal conhecer o cursinho preparatório para o Enem da Descomplica? Garanto que você vai adorar!