Blog Descomplica

Fungos: o que são, quais os tipos, características e funções

Atualizado em

Compartilhe

Saiba mais sobre os seres tão presentes em nosso dia-a-dia e na natureza e entenda a sua importância.

Antigamente, os cientistas acreditavam que os fungos pertenciam ao reino Plantae devido a algumas semelhanças do seu modo de vida, como serem imóveis, possuem semelhanças morfológicas e estarem vivendo no mesmo ambiente (solo).

Hoje em dia, sabe-se que os fungos pertencem a um reino separado, o reino Fungi. 

Apesar de partilharem algumas características em comum com outros reinos, os seres pertencentes a este reino possuem características únicas que iremos verificar a seguir.

Características dos fungos

Os fungos possuem características que remetem aos seres que estão incluídos neste reino. Vejamos a seguir:

  • Eucariontes 🡪 os fungos pertencem ao domínio Eukarya, que possui células eucariontes, ou seja, possuem o material genético dentro do núcleo, envolvido pela carioteca. Além disso, possuem organelas membranosas.
  • Unicelulares ou Pluricelulares 🡪 os fungos podem ser compostos por uma única célula (unicelular), como as leveduras, ou muitas células (pluricelular), como o champignon.
  • Digestão extracorpórea 🡪 os fungos lançam enzimas para fora do corpo a fim de digerir substâncias, para posteriormente absorvê-las.
  • Heterotróficos por absorção 🡪 apesar de antigamente serem classificados erroneamente como sendo do reino Plantae, os fungos não fazem fotossíntese. Assim, eles obtém o seu alimento através da absorção de substâncias que foram previamente digeridas no meio.
  • Aeróbicos ou fermentadores 🡪 a grande maioria dos fungos fazem respiração aeróbica, porém, alguns podem realizar a fermentação alcoólica na ausência de oxigênio.
  • Parede celular 🡪 os fungos possuem parede celular composta por um polissacarídeo chamado quitina.
  • Substância de reserva 🡪 a principal substância de reserva dos fungos é composta por um polissacarídeo chamado glicogênio.

Importância dos fungos

Os fungos podem realizar diversas funções que são importantes para o meio ambiente e para os seres humanos. Vejamos algumas:

Os fungos fazem decomposição

É caracterizada como a principal função dos fungos. 

A decomposição possui grande importância ecológica, pois transforma a matéria orgânica em inorgânica. 

Assim, há a disponibilização dos nutrientes de volta no solo, que serão utilizados pelas plantas (base da cadeia alimentar).

Função Alimentícia

Alguns fungos são utilizados como fontes de alimento, como os fungos que estão presentes no queijo roquefort e gorgonzola, além do champignon, shitake e shimeji. 

Os fungos capazes de realizar a fermentação alcoólica também são utilizados para a fabricação de pão e bebidas alcoólicas como vinho e cerveja.

Fungos são fonte de medicamentos 

Alguns fungos podem secretar substâncias que podem ser utilizadas como antibióticos. É o caso do fungo Penicilium, que é capaz de produzir a penicilina.

Inclusive, algumas substâncias fabricadas por fungos podem ser alucinógenas. É o caso do ácido lisérgico, ou LSD, produzido pelo fungo do centeio. Existem avanços significativos na medicina a partir de testes com LSD, sobretudo na psiquiatria.

Fungos produzem toxinas importantes

Alguns também são capazes de fabricar toxinas potentes, como a aflatoxina. 

Esta toxina não é biodegradável e é produzida de fungos presentes no milho e castanha. Uma das causas do câncer de fígado está relacionada a presenta desta toxina. 

Fungos podem ser parasitas 

Aqui vai uma importância ruim: alguns fungos podem são parasitas dos seres vivos, inclusive podendo parasitar o homem. É o caso da caspa, das micoses e frieiras e da candidíase.

Bioindicadores 

Alguns fungos podem funcionar como bioindicadores. 

É o caso dos líquens, que é uma associação mutualística entre fungos e algas. Os líquens são sensíveis a locais com muita poluição, não conseguindo sobreviver nestes locais.

Classificação dos fungos

Os fungos são classificados de acordo com os filos (ou divisões) que estes organismos estão inseridos. São eles:

Ascomicetos 🡪 podem ser unicelulares (como exemplo as leveduras) ou pluricelulares (apresenta hifas com septos verticais).

Basidiomicetos 🡪 são os “cogumelos comuns”, que possuem um corpo de frutificação como estrutura reprodutora.

Zigomicetos 🡪 fungos simples, representados pelos bolores.

Deuteromicetos 🡪 Fungos com reprodução pouco conhecida, logo são colocados em um grupo separado, chamados de “imperfeitos”. Costumam ser parasitas de planta, mas também podem ser utilizados na economia e causar doenças como o pé-de-atleta.

Reprodução dos fungos

Imagem demonstrando o ciclo reprodutivo dos fungos.

Os fungos possuem várias formas de reprodução. Eles podem se reproduzir de forma assexuada (brotamento, fragmentação e esporulação) e sexuada (com a fusão de hifas haploides).

Confira o vídeo abaixo com um mapa mental que preparamos para você entender o que são fungos, vírus e bactérias, bem como a diferença entre eles:

Gostou do conteúdo? Conheça o cursinho pré-enem da Descomplica e mergulhe em um aprendizado dinâmico que vai te preparar para fazer a melhor prova da sua vida!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Biologia - Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você