Funções orgânicas têm estrutura química e comportamento semelhantes; as funções oxigenadas estão entre as mais importantes funções orgânicas.
As funções oxigenadas estão entre as mais numerosas e mais importantes funções da química orgânica. Formadas a partir da mistura de átomos carbono com o oxigênio, as funções oxigenadas são utilizadas em diversos produtos químicos, podendo ser encontradas em produtos domésticos, industriais, etc. São as principais funções orgânicas oxigenadas:
- Álcool;
- Fenóis;
- Aldeídos;
- Cetonas;
- Ácidos carboxílicos;
- Éteres;
- Ésteres.
Mas você sabe o que estas funções têm a ver com a sua balada no fim de semana? Você tem que se arrumar para sair, não é? Confira estas 4 dicas:
1- Fazer uma escova progressiva
Alguns alisantes contém formol em sua fórmula. Sim, o mesmo utilizado para conservar cadáveres.
Essa substância pertence à função Aldeído, que tem como grupo funcional a carbonila:
O formol é denominado etanal, ou acetaldeído (nomenclatura usual).
Etanal.
2- Pintar as unhas
Os removedores de esmaltes são à base de acetona, substância que pertence à função cetona e que tem como grupo funcional também a carbonila. Só que, desta vez, trata-se da carbonila cetônica:
Essa substância é denominada, pela IUPAC, como propan-2-ona, ou simplesmente, propanona:
3- Passar perfume
Os perfumes, até mesmo os importados, possuem em sua fórmula o famoso álcool. Sim, o mesmo da bebida, o mesmo que abastece o carro e o mesmo que vende no mercado, o que pega fogo…
Mas se liga! Álcool é o nome da função. A substância é denominada etanol, que, como todos os outros alcoóis, possui uma hidroxila ligada a um carbono saturado:
Etanol ou Álcool etílico.
4 – E, para garantir um bom hálito bom durante a noite toda, balas e chicletes.
Os aromas artificiais (flavorizantes) de algumas balas e chicletes ficam por conta dos ésteres, o grupo de substâncias oxigenadas derivadas dos ácidos carboxílicos, que possuem o seguinte grupo funcional:
Antes de sair, escolha o seu sabor preferido e veja o nome do flavorizante. Se a festa estiver chata, você já tem um assunto para conversar.
É isso aí, pessoal. Boa prova, e boa balada, também!