Fala Galera do Desconversa!
Continuando o papo sobre Invasões Francesas (1,2), hoje é o dia de falarmos sobre a criação do forte de São Luís, atualmente capital do Maranhão.
O nome da cidade é uma alusão ao reinado, no medievo, de Luís IX, no qual a França viveu um excepcional momento político, econômico, militar e cultural, conhecido como o “o século de ouro de São Luís“. Participou também da Sétima Cruzada e da Oitava Cruzada, tendo morrido no decurso desta última, o que influenciou em grande medida a sua posterior canonização no reinado do seu neto Filipe, o Belo.
Em 1612, os franceses chegaram ao Maranhão fundando o novo forte, preocupando-se em difundir a fé católica naquela região, com a ajuda de missionários capuchinhos. A resistência luso-brasileira se deu em grande parte sob o comando de Jerônimo de Albuquerque. De Portugal chegaram reforços e ordens específicas: não pagar indenizações, apenas permitindo que os invasores franceses levassem seus pertences. Em 1615 os franceses embarcavam de volta para a França.
Abraços e até breve!