Muita gente não sabe, mas um grande número de terapeutas que cuidam dos movimentos das pessoas são formados em fisioterapia ortopédica. Essa é uma ramificação da fisioterapia que busca recuperar a qualidade de vida dos pacientes.
O mercado de trabalho em ortopedia vai além dos campos de futebol. Na verdade, há diversos perfis de pacientes. Além disso, a área é repleta de técnicas e estudos que dão segurança e credibilidade ao profissional.
Se você se interessa pela fisioterapia ortopédica e quer saber mais, continue a leitura porque temos informações valiosas pra você!
O que é fisioterapia ortopédica?
Antes de tudo, vamos lembrar que a fisioterapia é uma área da saúde voltada para os movimentos humanos em todas as suas potencialidades.
Assim, ela estuda, previne e trata distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano. As diversas áreas da fisioterapiasão indicadas pra manter, desenvolver, restaurar e preservar a integridade de sistemas, órgãos e funções.
Agora, sim, podemos entender o que é a fisioterapia ortopédica, pois se divide em funções.
A fisioterapia em ortopedia e traumatologia é uma das especialidades da fisioterapia que trata doenças relacionadas ao sistema músculo-esquelético composto por:
- ligamentos;
- articulações;
- ossos;
- tendões;
- músculos;
- nervos.
Portanto, tudo que for relacionado a esses pontos, é matéria da fisioterapia traumato-ortopédica.
Desse modo, a fisioterapia em ortopedia atua no trato, prevenção e reabilitação de pessoas que sofreram os mais variados tipos de lesões, como:
- contusões;
- amputações;
- fraturas;
- luxações;
- traumas;
- distúrbios mecânicos da coluna vertebral;
- pré e pós-cirúrgicos.
A Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia é um tratamento que cria caminhos pra restabelecimento de funções do paciente e redução de dores.
O que faz um ortopedista?
O fisioterapeuta ortopedista busca recuperar as funções de seus pacientes de forma rápida e segura. Além disso, o profissional também trabalha na prevenção de lesões.
Já deu pra perceber que os profissionais da Fisioterapia Ortopédica são muito importantes, não é mesmo?
O que fazer para atuar na fisioterapia ortopédica?
Primeiramente, para ser um profissional que atua nessa área é preciso ter uma graduação em fisioterapia, é claro. Depois, é necessário se inscrever no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional pra poder atuar.
Por fim, basta buscar e fazer uma boa pós-graduação em fisioterapia ortopédica. Em geral, esses cursos têm o mínimo de 360 horas, o que é o estipulado pelo MEC.
Assim, em cerca de dois anos é possível ter uma ótima bagagem sobre a especialidade e a sonhada certificação.
Já falando um pouco sobre a atuação, é bom saber que existem vários lugares pra trabalhar na área de fisioterapia ortopédica. Veja alguns exemplos:
- hospitais;
- clínicas;
- clubes esportivos;
- centros de reabilitação;
- casas de pacientes.
Recursos usados na fisioterapia ortopédica
O profissional da fisioterapia ortopédica sabe quais são as melhores técnicas em cada situação, pra isso, é comum a utilização de terapias manuais e exercícios físicos.
Além disso, a fisioterapia ortopédica tem vários recursos tecnológicos à disposição pro profissional trabalhar. Vamos falar sobre três deles.
Eletroterapia
Utiliza correntes elétricas pra controlar dores e fortalecer músculos. Da mesma forma, acelera o processo de cicatrização e reduz edemas.
Fototerapia
Trata-se de um laser com potência baixa que também contribui pro processo de cicatrização, redução de dores e inflamações no corpo humano.
Plataforma vibratória
Como o próprio nome sugere, se trata de um aparelho que vibra, estimulando a circulação sanguínea. A plataforma vibratória é indicada pra diversos casos por promover vários tipos de resultados.
Em conclusão, a fisioterapia ortopédica é a parte da fisioterapia que mais tem artigos científicos publicados. Por isso, ela tem muitas técnicas e conceitos de trabalho, o que possibilita que o profissional tenha diversas opções para escolher.
E aí gostou do conteúdo? aproveite para conhecer as opções de pós-graduação online que a Descomplica oferece!