A cultura grega, que surgiu na Antiguidade, foi uma das bases da tradição ocidental. Muitas vezes conhecida como o berço da Filosofia, o território ocupado pelos gregos ao sul da Península Balcânica foi palco estimou o desenvolvimento das ciências, das artes e da política. Por isso mesmo, Filosofia e Mitologia são dois assuntos que podem cair no Enem.
É importante compreender como essa cultura se reflete até os dias de hoje se quiser mandar bem na prova de História do Enem. Vale, ainda, estudar os aspectos dessa civilização primitiva e o papel da mitologia grega na compreensão de mundo desse povo.
Que tal conhecer melhor mitologia grega e relação com a Filosofia? Dá uma olhada!
O que é mitologia?
Mitologia é o conjunto de histórias que compõem uma cultura para explicar a vida, o mundo ou a origem dos povos. Essas histórias dão sentido à existência dos grupos humanos.
A palavra mito tem raiz no grego mythos, que significa narração, discurso, fábula. Os mitos são histórias de caráter sagrado e simbólico para explicar a origem das coisas através da ação dos personagens, que geralmente são seres sobrenaturais.
Como está ligado ao espaço e ao tempo atual, o mito pode sofrer alterações em sua estrutura. Um exemplo foi Édipo Rei. O teatro grego foi responsável por ressignificar esse mito a partir das condições sociais do período em que foi escrito.
Atualmente, os mitos ainda são utilizados para explicar o comportamento humano. Exemplo disso é a teoria de Freud sobre o complexo de édipo e a maturação sexual humana.
Outros exemplos de mito são:
- O mito de Narciso;
- Os doze trabalhos de Hércules;
- Rômulo e Remo, fundadores de Roma;
- Édipo;
- Gilgamesh;
- Ragnarok nórdico.
O que é mitologia grega?
No aspecto religioso, os gregos eram politeístas. Isso significa que acreditavam na existência de muitos deuses. Um dos mais conhecidos era Zeus, considerado o mais importante.
Essas entidades sempre tinham forma humana e agiam de forma semelhantes aos mortais, seja nas virtudes quanto nos vícios.
Como a mitologia é cobrada no Enem?
As questões do Enem sobre mitologia grega e cultura arcaica costumam aparecer todos os anos. São cobrados desde aspectos históricos relacionados às cidades-estados da antiga Grécia até aspectos culturais, artísticos e arquitetônicos.
Outras temáticas interessantes são aquelas relacionadas ao desenvolvimento da Filosofia Ocidental e da democracia ateniense.
Para facilitar o estudo, uma dica é dividir a história da Grécia em períodos, passando pelo Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico. Guerra do Peloponeso também é algo que merece atenção.
Qual é a diferença entre mitologia e filosofia
A relação entre a filosofia e a mitologia nasceu de quando os primeiros filósofos gregos começaram a ter dúvidas sobre a mitologia – algo muito intenso na Grécia antiga. Foram as dúvidas e debates que deram origem à filosofia.
As principais diferenças entre a mitologia e filosofia são as seguintes:
Mitologia narra coisas passadas, não leva em conta contradições e o incompreensível, além de narrar a origem através das rivalidades e alianças das divindades.
Filosofia passa a ideia de como e por quê no passado, presente e futuro, explicando a origem das coisas por elementos e causas naturais. Ela não aceita explicações incompreensíveis, exigindo coerência e lógica.
E aí? Entendeu melhor a diferença entre ambos os conceitos e como eles são cobrados no Enem? Vem conhecer nosso cursinho para vestibular e tire aquele notão!