Blog DescomplicaInscreva-se

Os 7 temas mais cobrados em Filosofia e Sociologia no ENEM e como acertar todos

Estudando Filosofia para o Enem? Esta disciplina, que traz bastante conteúdo, requer conhecimentos do que mais cai no exame. Confira!

Atualizado em
Começou a estudar Filosofia para o Enem, mas acha que não consegue assimilar todo o conteúdo? Calma que a gente reuniu os temas mais cobrados em Filosofia pra você focar no que realmente importa. É claro que vale estudar tudo, mas, se você der atenção especial aos temas mais recorrentes, tem mais chances de se dar bem!

Antes de mais nada, é importante entender a cronologia da Filosofia, que começa com o filósofo Tales de Mileto (c.624-546 a.C.) e se estende até os dias de hoje. Desta forma, temos Filosofia Antiga, Medieval/Cristã, Moderna e Contemporânea.

Entendido esse ponto, é hora de focar nas matérias de Filosofia que mais caem no Enem. Se liga!

Para que serve a Filosofia?

Você pode até achar difícil e não entender muito bem para que serve a Filosofia no Enem, mas sabia que ela ajuda – e muito – a romper com o senso comum e a consciência mítica? 

A filosofia nasceu com o objetivo de desenvolver uma consciência crítica sobre o mundo. Por isso, ela traz respostas não mais baseadas na crença e na autoridade.

No Enem, a Filosofia é utilizada para questionar todos os aspectos sobre o mundo, a vida ou o que for importante para as pessoas. Ela pode vir em questões isoladas ou multidisciplinares, ou seja, combinada a outros temas, como Geografia, Ecologia ou Sociologia, por exemplo. 

Embora saibamos que nem sempre é legal estudar Filosofia, é importante você saber que ela representa a fuga da ignorância e a busca pelo conhecimento de si e do mundo através do pensamento crítico. Por isso mesmo, tanta gente usa frases de filósofos nas redações do Enem.

Filosofia: o que mais cai no Enem 

Ano após ano, as questões de Filosofia e Sociologia do ENEM mantêm um padrão: não cobram decoreba, e sim interpretação, aplicação e pensamento crítico. Os textos mudam, as situações são atualizadas, mas o tipo de raciocínio pedido é o mesmo: relacionar ideias e conceitos com a realidade.

O segredo, portanto, não é tentar adivinhar o tema que vai cair, e sim dominar os principais conceitos que sempre aparecem. Entendendo bem essas ideias principais você já sai na frente em praticamente todas as questões de Ciências Humanas!

A seguir, veja quais são os sete temas mais cobrados em Filosofia e Sociologia no Enem e como se preparar para acertar todos.

1. Conceitos sobre cultura

O Enem adora o tema da cultura, porque ele aparece em quase tudo: comportamento, consumo, tecnologia, identidade, valores e convivência social.

Cultura, para a Sociologia, é tudo aquilo que o ser humano aprende, compartilha e transmite. É o conjunto de símbolos, crenças, costumes e linguagens que orientam nossa forma de viver. Sabe aquela história de que “fulaninho tem muita cultura” porque vê muito filme cult? Então… nada a ver! Para a sociologia, o conceito de cultura quer dizer tudo aquilo que o ser humano aprende e ensina ao longo da vida: hábitos, crenças, todo tipo de música e arte… é tudo aquilo que não é natural que o ser humano produz.

O exame costuma relacionar esse conceito a temas como etnocentrismo, relativismo cultural e identidade. Questões pedem que o aluno perceba como cada sociedade constrói seus próprios significados e como isso ajuda (ou atrapalha) o convívio entre diferentes grupos.

2. Direitos

Outro tema que cai direto no Enem é o dos direitos: sejam os direitos humanos, civis, políticos ou sociais.

Essas questões partem da ideia de cidadania e justiça, muitas vezes conectando a Sociologia com a Filosofia política de autores como Hobbes, Locke e Rousseau, que discutiram o contrato social e a formação do Estado moderno.

Além dos clássicos, o exame costuma relacionar o tema a debates contemporâneos, como o acesso à educação, igualdade de gênero, racismo estrutural e democracia. Em geral, o objetivo é avaliar se o estudante entende como os direitos são conquistados, garantidos (ou negados) nas sociedades atuais.

3. Fenômenos sociais

Os fenômenos sociais são o coração da Sociologia. São os comportamentos, ideias e práticas que surgem da vida em grupo e influenciam a forma como as pessoas vivem e se relacionam. Exemplos: consumo de massa de séries via streaming, as redes sociais, o preconceito, a violência, a moda ou o trabalho na era digital.

Durkheim, Weber e Marx são nomes comuns nessa parte (afinal de contas, esses foram os caras que começaram a estruturar toda essa história!) mas não se surpreenda se o autor do texto de apoio for alguém novo, que você não conhece: o ENEM adora colocar trechos de pesquisas e reportagens recentes, trazendo o que há de mais interessante e atual nas pesquisas contemporâneas. No geral, o Enem quer que o estudante saiba identificar como esses fenômenos expressam estruturas sociais maiores, como desigualdade, poder ou ideologia.

4. Movimentos sociais

Muitos sociólogos dizem que os movimentos sociais são o motor da história… e o Enem sabe disso!

O exame frequentemente traz textos sobre movimentos trabalhistas, feministas, negros, indígenas, ambientais ou estudantis, relacionando-os com os conceitos de cidadania, participação política e democracia.

As questões pedem interpretação de situações históricas e atuais, avaliando se o estudante entende que a mudança social é fruto de ação coletiva e da busca por direitos. Autores como Marx e Hannah Arendt ajudam a pensar o papel da mobilização popular na transformação da realidade.

Segundo Alain Touraine, todo movimento social se baseia em três princípios: identidade (consciência de pertencimento a um grupo), oposição (existência de um adversário ou causa de conflito) e totalidade (busca de transformação ampla da sociedade). Há ainda diferentes tipos: conjunturais (curta duração), estruturais (longo prazo), de transformação (mudam a ordem social) e de manutenção (defendem o status quo). Movimentos históricos como a Revolução Francesa, o feminismo e as Diretas Já mostram o papel central dessas lutas na construção da democracia.

5. Problemas sociais

Esse é um tema que nunca falta nas provas de Humanas. Pode ser bem abrangente, mas o tipo de questionamento segue sempre uma lógica bem padronizada. O Enem gosta de explorar os problemas estruturais da sociedade, como desigualdade, pobreza, racismo, exclusão digital e desemprego. Essas questões sempre pedem que o estudante identifique causas e consequências desses problemas, e os relacione a conceitos sociológicos, como classe social, alienação, poder e estrutura social.

O segredo para acertar é lembrar que o Enem não quer respostas morais (o que é certo e o que e errado de forma absoluta), e sim análises sociais: entender como esses problemas se reproduzem e quais fatores os explicam.

6. Filosofia moderna

A filosofia moderna costuma aparecer em questões que discutem razão, conhecimento, liberdade e sociedade.Os nomes clássicos são Descartes, Locke, Rousseau e Kant. O Enem costuma explorar ideias como racionalismo, empirismo e contrato social, sempre conectadas a dilemas contemporâneos: o papel do indivíduo, os direitos humanos, o progresso científico e os limites da razão.

Saber reconhecer o pensamento desses autores e aplicá-lo a contextos atuais é uma das chaves para pontuar bem em Filosofia.

Um dos grandes acontecimentos da filosofia moderna é o surgimento da noção de “método” que logo daria as bases ao desenvolvimento do método científico. O embate entre as chamadas escolas de pensamento “empirista” (que acreditava que o conhecimento vinha dos sentidos e da experiência) e “racionalista” (que defendia a razão pura como único caminho para obtenção da verdade) criaram um campo fértil para o desenvolvimento de uma teoria do conhecimento cada vez mais desvinculada do preconceito, das opiniões cotidianas e mais preocupadas com o desenvolvimento metódico das ciências.

7. Filosofia antiga

O Enem também reserva espaço para as origens do pensamento filosófico: os pré-socráticos, Sócrates, Platão e Aristóteles.

Esses pensadores abordaram questões que ainda fazem parte do nosso cotidiano: ética, virtude, política, conhecimento e justiça. Por mais que esses caras tenham escrito suas obras há mais de 2400 anos atrás, muita gente ainda recorre aos textos dessa galera justamente porque eles influenciaram praticamente todo mundo que veio depois. Não é incomum ver questões do Enem abordando autores contemporâneos concordando ou discordando de autores da filosofia antiga, por exemplo.

O exame costuma apresentar trechos de obras como A República (Platão) ou Ética a Nicômaco (Aristóteles), pedindo que o aluno interprete ideias como “o bem comum” ou “a busca pela verdade”. O estudo desses primeiros filósofos é importante justamente porque eles foram os primeiros a criar um conhecimento desvinculado do pensamento mitológico, desenvolvendo pela primeira vez um conhecimento crítico, capaz de ser discutido e ensinado.

A dica aqui é sempre buscar o sentido geral do texto: o que o autor está dizendo sobre como devemos viver ou encontrar a verdade?

Dicas para não errar nada

No fim das contas, dominar Filosofia e Sociologia no Enem é menos sobre decorar e mais sobre entender como o mundo funciona. Essas disciplinas aparecem em forma de texto, gráfico, tirinha ou notícia… sempre exigindo leitura atenta e interpretação crítica.

O segredo é simples:
  • Leia o texto de apoio com calma;
  • Identifique o conceito central;
  • Relacione-o à situação apresentada.
Se você compreender bem esses sete temas (cultura, direitos, fenômenos sociais, movimentos sociais, problemas sociais, filosofia moderna e filosofia antiga) já estará preparado para encarar praticamente qualquer questão dessas áreas.

O Enem não quer que você cite filósofos de memória… mas que você pense como um! E entender esses temas é o primeiro passo para isso.

Preparamos uma programação para a reta final do Enem cheia de conteúdos, simulados e o nosso famoso aulão de revisão para te ajudar a ir bem na prova! Confira!

A Filosofia é uma área super importante do conhecimento. Se liga aqui nesse resumo que a gente preparou com frases interessantes pra você usar na redação do Enem. Tem um monte de coisa boa! E também aquele cursinho pré-vestibular espetacular!

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts