Blog Descomplica
Pessoa digitando em um notebook com elementos tecnológicos na frente para ilustrar texto sobre como é a faculdade de sistemas da informação

Como é a faculdade de Sistemas de Informação: Saiba Tudo Sobre o Curso

Se você gosta de matemática, tecnologia e ainda pensa em trabalhar com softwares, a faculdade de Sistemas de Informação pode ser a sua cara.

Atualizado em

Compartilhe

Pensando em investir em uma formação na área da tecnologia? O curso de Sistemas de Informação pode ser uma opção para os estudantes que querem aproveitar o crescimento do setor de TI nos últimos anos e o espaço que vem surgindo no mercado.

Se você reparar em boa parte dos setores da sociedade, vai ver como o mundo digital tem se tornado cada vez mais presente e essa pode ser a oportunidade que muitos alunos esperam pra investir em uma nova carreira.

O surgimento da pandemia acelerou muito a transformação digital, o movimento que aposta na adoção dos sistemas ciberfísicos e na proximidade entre homem e máquina.

Por isso, TI tem deixado de ser visto como um simples setor de suporte e passou a se transformar em uma atividade estratégica.

Com as ramificações, a qualificação tem ganhado mais importância. Essa pode ser a porta de entrada pra trabalhar com tecnologia recebendo um bom salário.

Isso faz com que surjam algumas tendências e talvez você já faça uso de algumas. A computação na nuvem e a internet das coisas são alguns bons exemplos.

Mas, por trás de cada ideia, existe uma série de profissionais trabalhando pra torná-las possíveis. E se você fosse um deles?

A gente dedicou este post para contar mais sobre a faculdade de Sistemas de Informação, pra você ficar por dentro de tudo sobre o assunto e ver se o curso realmente é a sua cara. Partiu?

Caso queira saber um pouco mais sobre a profissão, conheça a página de Sistemas da Informação no nosso Guia de Carreiras.

O que é Sistemas de Informação?

Sistemas de Informação é a carreira que se debruça sobre os processos exigidos na elaboração de tecnologia e softwares. Mas a formação não é cansativa por contar com um foco mais generalista e interdisciplinar.

Assim, os profissionais entram em contato com outras áreas. Aqui, a ideia é trazer uma imersão em todas as etapas do desenvolvimento dos produtos tecnológicos, desde o seu planejamento.

A quantidade variada de assuntos faz com que os formados desenvolvam visão estratégica. Há vários pontos que surgem nos estudos e um deles é o aprendizado das linguagens de programação.

Já imaginou desenvolver seu próprio sistema? Então, o conhecimento pode deixar você mais próximo dessa realização.

Mas o tema não se resume a isso. No curso, você também fica por dentro dos assuntos de negócios. Assim, não só o desenvolvimento da tecnologia fica claro, mas sua transformação em um produto.

Assuntos como Big Data, modelagem, banco de dados e redes podem pintar durante a graduação. A partir daí, você pode investir nas áreas em que tem mais aptidão.

Leia também o texto sobre a Faculdade de Engenharia da Computação

Quais são os tipos de Sistemas de Informação?

Sistemas de Informação é um assunto amplo e existem inúmeros tipos. Se você tem o hábito e ler sobre Negócios, talvez já tenha ouvido falar de alguns que tem uso corporativo e são comuns no mercado.

Por exemplo, os ERPs, softwares responsáveis pela integração de dados e por dar suporte pra gestão. Os CRMs também são conhecidos, principalmente pras pessoas ligadas ao universo de Vendas.

Esse é voltado à gestão de relacionamento com consumidores, facilitando a organização e o contato com os consumidores. Pros trabalhos ligados à logística, há o SCM, com objetivo de gerenciar as cadeias de suprimentos.

Nos Processos Gerenciais, há os SIGs, Sistemas de Informação Gerenciais. Aqui, há o fornecimento de informações de formas variadas pros gestores.

Outro exemplo comum de sistema é o de relatórios. Há os programados, de exceção e em planilhas, cada um com automações diferentes.

Mas o trabalho em Sistemas de Informação não envolve unicamente os softwares, podendo levar em conta o hardware, os bancos de dados e por aí vai. Aqui, depende das necessidades da empresa.

Como é a faculdade de Sistemas de Informação?

O profissional formado em uma faculdade de Sistemas de Informação pode cuidar das informações que rodam as redes de computadores, disponibilizando-as pros usuários.

Geralmente, os alunos entram na carreira por meio de um bacharelado de quatro anos. Aqui, também há a opção de desenvolvimento de programas, gestão de projetos, modelagem, suporte técnico e por aí vai.

Os pós-graduados também podem optar pelo ensino universitário. Durante o curso, você provavelmente vai precisar estudar várias matérias ligadas a assuntos de Matemática, Algoritmos e Cálculos.

Há a presença de matérias mais específicas. Por exemplo, Linguagem de Programação, Engenharia de Software e Redes de Computadores. Em sequência, você vai precisar elaborar um TCC ao final da graduação.

Desse modo, os alunos formados saem prontos pra trabalhar em empresas de TI ou organizações que dependem de redes ou banco de dados. Você também pode desenvolver aplicativos e cuidar da infraestrutura de TI.

Assim como você pode trabalhar em marcas de outros setores que dependem de computadores. Por exemplo, editoras, lojas, instituições financeiras e por aí vai.

Quem faz este curso é o quê?

O profissional formado em Sistemas de Informação costuma ser chamado de Analista de Sistemas. A pergunta pode confundir alguns alunos, porque há vários cursos com nomes parecidos.

Tecnologia da Informação é um exemplo, uma formação com um foco um pouco diferente. Embora o título seja o de Analista, o profissional pode trabalhar com várias outras tarefas, como programação e suporte.

Se você gosta de Matemática e Tecnologia, a faculdade de Sistemas de Informação pode ser a opção ideal. O curso envolve a administração de fluxo de dados, o desenvolvimento e a modelagem.

Assim, você passa a conhecer melhor como dispositivos, sistemas e periféricos funcionam. Pros alunos com facilidade em inglês, o caminho pra assimilar as linguagens de programação fica mais fácil.

O investimento em educação costuma ser uma boa pras pessoas que querem apostar em novos desafios profissionais. Isso porque, profissionais graduados são frequentemente vistos como especialistas no assunto da formação.

Desse modo, é possível dar aquele upgrade tão desejado na sua qualificação. Os cursos superiores ainda estão entre os principais responsáveis por salários altos, aumentando a empregabilidade.

Que tal dar o primeiro passo no mundo profissional da tecnologia apostando no curso de Sistemas de Informação da faculdade Descomplica?

Então, a gente conta com um curso 100% online feito pra descomplicar sua vida profissional. Vem conhecer a Faculdade de Sistema de Informação!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você