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Faculdade de Gestão Comercial: saiba tudo sobre o curso

Conheça os principais detalhes de uma faculdade de Gestão Comercial e tome a decisão certa pro futuro da sua carreira nessa área.

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Você já pensou em fazer uma faculdade de Gestão Comercial? Com curta duração e alto potencial de mercado, essa é uma área bastante recompensadora para quem gosta de gerar resultados de qualidade.

Um gestor comercial se responsabiliza pelas várias etapas que envolvem as vendas. Ou seja, vai desde o planejamento e avaliação até as estratégias comerciais em si. Também é esse profissional que avalia as conquistas e traça planos para o futuro baseados nelas.

Esse segmento pode ser muito recompensador para quem tem vontade de gerar resultados e espírito empreendedor. Afinal, a maioria das empresas precisa de gente capacitada pra conduzir seus principais geradores de receita, certo?

Você se enxerga fazendo o trabalho de Gestão Comercial? Se ainda está na dúvida, o mais indicado é conferir o máximo de informação que puder sobre essa área. Somente assim você vai ter certeza se ela é pra você.

E é nisso que a gente vai ajudar a seguir. Neste artigo, você vai aprender tudo o que há de mais importante sobre uma faculdade de Gestão Comercial. Confira!

Caso queira conhecer um pouco mais sobre a profissão, conheça a página de Gestão Comercial no nosso Guia de Carreiras.

Como é uma faculdade de Gestão Comercial?

Como é um curso de Gestão Comercial?

A gestão de um negócio é algo bastante complexo que exige gente preparada e qualificada. No entanto, tudo isso está ao alcance de quem cursa uma boa faculdade de Gestão Comercial. Ou seja, são conhecimentos que unem teoria e prática.

Uma faculdade de Gestão comercial prepara o aluno pra se tornar um profissional capaz de trabalhar com gestão, negócios e planejamento comercial. Dessa forma, ele tem acesso a um mercado competitivo e inovador, além de ser bastante recompensador.

Com o curso, os profissionais formados estarão preparados para desenvolver projetos e estratégias de vendas robustos. Além disso, terão uma visão ampla sobre varejo, comunicação integrada, áreas do marketing e várias outras áreas importantes pros resultados.

Tudo isso é essencial pra cuidar de um negócio e levá-lo por um caminho repleto de bons resultados. Graças à união de teoria e prática de um curso como esse, o aluno vai poder aplicar os conhecimentos adquiridos a qualquer mercado em que desejar trabalhar.

Como é a carga horária?

Levando em consideração a maioria das faculdades de Gestão Comercial, a média de carga horária é de 2 anos.

Em alguns casos, é possível escolher cursos que emitem certificações ao longo de sua duração que permitem atestar as habilidades do aluno. Assim, podem conquistar oportunidades que ampliem sua experiência quanto antes.

Como é a grade curricular?

Uma boa faculdade de Gestão Comercial tem como objetivo formar Gestores capacitados pra atuar em negócios de diversas áreas. Então, é natural que a grade curricular busque agregar o máximo de diversidade pra qualificar os seus alunos.

Um dos destaques é o foco em gestão empresarial, com a teoria relacionada a coaching, planejamento de carreira e métodos quantitativos aplicados aos negócios. Além disso, o aluno tem contato com estatística, pesquisa e temas relacionados aos direitos do consumidor.

Outra parte integrante da grade curricular de uma faculdade de Gestão Comercial são assuntos como planejamento, retenção de clientes e direito tributário. Ou seja, informações essenciais pra fazer o seu negócio prosperar ao longo do tempo.

Por fim, um curso de qualidade também coloca o aluno pra lidar com situações da prática comercial. Ou seja, são técnicas de negociação, tecnologias do comércio eletrônico e empreendedorismo.

O curso é presencial ou EaD?

Um bom número de instituições de ensino presencial do Brasil oferece o curso de Gestão Comercial. Elas são formatadas na estrutura tradicional, contando com uma grade curricular distribuída pela semana e a realização de avaliações presenciais.

No entanto, o aluno também tem a opção de fazer uma faculdade de Gestão Comercial a distância. Dessa forma, vai contar com o benefício de poder encaixar os estudos em sua rotina, podendo estudar quando puder.

Em qualquer caso, vale a pena usar os critérios adequados pra escolher a instituição de ensino onde você vai fazer a sua faculdade de Gestão Comercial.

Vale a pena fazer uma faculdade de Gestão Comercial?

Vale a pena fazer uma faculdade de Gestão Comercial?

A decisão sobre uma faculdade requer os argumentos certos. Afinal, envolve abrir caminhos totalmente novos diante de você. Além disso, é um investimento de tempo que deve ser dedicado a algo que gera identificação com os seus objetivos profissionais.

No entanto, também é importante considerar outros benefícios ao escolher determinado curso. Conheça, a seguir, quais são as principais vantagens de fazer uma faculdade de Gestão Comercial.

Amplo campo de atuação

Oportunidades nunca são demais, certo? Quem se forma em uma faculdade de Gestão Comercial pode contar com um grande campo de atuação pra trabalhar. Isso porque, o curso consegue formar profissionais capacitados pra ter bons resultados em diversas áreas.

Assim, você pode escolher o segmento com que você tem mais identificação e seguir nele. Afinal, todo tipo de empresa precisa de bons Gestores se desejam ter resultados comerciais positivos.

Formação completa em negócios

A Gestão Comercial engloba vários aspectos dos negócios, indo desde um estudo de mercado até o planejamento logístico. Felizmente, você pode ter contato com tudo o que precisa fazendo uma faculdade na área.

Esse conhecimento completo será essencial para você poder supervisionar todas as áreas de um negócio. Além disso, é algo que garante que você possa começar a trabalhar quanto antes e colocar a sua formação em prática.

Foco na competitividade do mercado

Muito da Gestão Comercial envolve saber lidar com a concorrência do mercado em que você escolher trabalhar. Dessa forma, é precisoentender como desenvolver boas estratégias pra superar essas ameaças e alcançar os seus clientes.

Uma faculdade de Gestão Comercial vai ajudar a ter contato com as ferramentas certas pra ter sucesso nesse sentido. Você vai saber enxergar as melhores oportunidades que existem no seu mercado e como se aproveitar de lacunas de seus concorrentes.

Potencial de empreendedorismo e inovação

Nenhum negócio sobrevive sem colocar a inovação entre as suas prioridades. Ao fazer uma faculdade de Gestão Comercial, você vai ter contato com os conhecimentos necessários pra fazer disso uma realidade em seu dia a dia.

Isso significa saber onde procurar inspiração, enxergar o potencial de crescimento da sua empresa e aproveitar as oportunidades que existem em seu mercado. Dessa forma, você vai poder desenvolver o seu negócio e conquistar mais clientes.

Possibilidade de trabalhar com consultoria

Por fim, outro benefício de fazer uma faculdade de Gestão Comercial é que você não precisa se limitar a trabalhar com uma única empresa. Ou seja, você tem a opção de seguir carreira em consultoria, trabalhando como autônomo nesse segmento.

Dessa forma, você vai diversificar o seu campo de atuação e até ganhar mais. Nesse caso, o seu sucesso vai depender da sua capacidade de construir uma cartela de clientes robusta e vender bem o seu trabalho no mercado.

Mulher de cabelos pretos e lisos em pé de frente para quadro branco com papeis coloridos colados apresentando para equipe, que observa.

Em quais áreas quem faz faculdade de Gestão Comercial pode trabalhar?

Está pensando em fazer uma faculdade de Gestão Comercial? Além dos vários benefícios que você já viu até aqui, essa área também permite trabalhar com diferentes cargos que certamente atendem aos seus objetivos. Quer ver?

Confira, a seguir, os principais segmentos em que um formado em Gestão Comercial pode trabalhar.

Gerenciamento da área comercial

Como o próprio nome do curso já diz, uma faculdade de Gestão Comercial vai permitir que você possa trabalhar nessa área de uma empresa. Isso significa gerenciar todos os assuntos pertinentes às atividades comerciais dela, de uma ponta à outra.

Ou seja, você vai lidar com estratégias comerciais, pesquisas de mercado, monitoramento de resultados, implantação de correções de rota, entre outros. Esse é um papel de liderança com responsabilidade direta por bons retornos pra empresa.

Growthhacking

Atualmente, as empresas contam com várias formas de coletar dados do comportamento do cliente no ambiente digital. A partir deles, é possível aprender sobre o público e criar estratégias comerciais que atendam especificamente ao perfil dessas pessoas.

A consequência direta disso é uma taxa de crescimento acima da média, algo que costuma ser chamado de growthhacking. E você, formando-se em uma faculdade de Gestão Comercial, terá a qualificação necessária pra trabalhar com essa área tão inovadora.

Comunicação e marketing digital

Graças às tecnologias modernas, as empresas podem usar a internet pra divulgar os seus produtos pras pessoas certas e aumentar suas vendas. Um Gestor Comercial pode fazer uso dessas ferramentas pra aumentar os seus resultados de maneira otimizada e eficaz.

Ao fazer um curso de Gestão comercial, você vai atuar diretamente com a comunicação corporativa e o marketing digital de uma organização. Isso significa veicular publicidade que direcione seu público às compras e fidelize essas pessoas.

Pesquisa e inteligência de mercado

Os conhecimentos adquiridos em uma faculdade de Gestão Comercial também qualificam o formado pra trabalhar com pesquisa. Afinal, ao entender melhor o mercado, é possível enxergar novas possibilidades de sucesso pra empresas de diferentes segmentos.

A área de Business Intelligence (BI) utiliza a riqueza de dados que temos acesso hoje em dia pra apontar os rumos que os negócios devem seguir. Ou seja, as decisões não são baseadas em achismos, mas em dados concretos. E você pode trabalhar nessa área se desejar.

Gestão do relacionamento com o cliente

Se um bom relacionamento com o cliente não está entre as prioridades de um negócio, ele tende a permanecer por pouco tempo em seu mercado. Ou seja, é algo fundamental pra conseguir continuar gerando bons resultados, seja atraindo novos públicos ou fidelizando os que já possui.

Esse trabalho envolve o uso de ferramentas como o CRM pra enxergar as melhores oportunidades de negócios junto aos clientes. Dessa forma, será possível gerar ofertas personalizadas e aumentar a taxa de sucesso da empresa.

Otimização de resultados de busca

A faculdade de Gestão Comercial também possibilita que você trabalhe ativamente a favor da visibilidade do negócio no ambiente digital. O quanto mais visto ele é, maiores as chances de se consolidar em seu mercado e conquistar clientes.

Isso acontece a partir do uso de ferramentas focadas em otimização de resultados de busca. Um site como o Google tem o potencial de ser o maior direcionador de negócios pra sua empresa, bastando preparar o seu conteúdo pra isso.

Faculdade de Gestão Comercial: detalhe de uma xícara branca com café e uma tela de notebook com gráficos em colunas lilás sobre uma mesa de madeira.

Quanto ganha quem faz uma faculdade de Gestão Comercial?

Ao cogitar fazer uma faculdade, querer saber quanto ganha um profissional da área é parte do processo. Somente assim você vai ter a certeza se vai conseguir se sustentar graças ao fator recompensador do curso que você escolheu.

De acordo com o site Vagas, que leva em conta as oportunidades publicadas no portal, a média de salário de um Gestor Comercial é de R$ 4.709,00.

Quem começa na área tende a ganhar cerca de R$ 3.100,00. Ainda de acordo com essa pesquisa, o teto salarial registrado de Gestor Comercial é de R$ 7.083,00.

Assim como em vários outros segmentos, é possível ganhar ainda mais ao buscar uma especialização. Por exemplo, quem faz uma pós-graduação ou um MBA tende a alcançar oportunidades melhores que pagam mais.

Faculdade de gestão comercial: detalhe de duas mãos femininas se cumprimentando.

Qual é o perfil ideal de quem faz faculdade de Gestão Comercial?

Você está se perguntando se tem o perfil certo pra fazer uma faculdade de Gestão Comercial? Esse é o tipo de curso que atende bem as pessoas com objetivos centrados no sucesso dos negócios, então existem competências e características específicas que apontam pra um sucesso maior.

Conheça as principais características de quem se dá bem em uma faculdade de Gestão Comercial e veja se é o seu perfil.

Tem uma veia competitiva

Trabalhar com Gestão Comercial significa estar constantemente de olho no seu mercado pra sempre garantir que o seu negócio esteja no topo. No entanto, isso não envolve apenas monitorar os seus concorrentes, mas também as necessidades e desejos dos seus consumidores.

Esse conjunto ajuda você a contar com as ferramentas que precisa pra crescer cada vez mais em seu segmento. Felizmente, uma faculdade de Gestão Comercial vai proporcionar os recursos certos pra você saber o que fazer com essa competitividade.

Sente afinidade pela área de exatas

Quem tem facilidade com números e cálculos vai aproveitar o melhor que uma faculdade de gestão comercial tem a oferecer. Afinal, essa área requer uma abordagem baseada na lógica pra ser possível traçar estratégias eficazes e avaliar seus resultados com objetividade.

Tudo isso requer familiaridade com a área de exatas. Isso significa ter um perfil totalmente voltado pra resolução de problemas com base nos cálculos, saber enxergar indicadores numéricos em suas iniciativas e, claro, não ter dificuldades com contas.

Sabe se adaptar às mudanças

Todos os dias podem surgir mudanças significativas no mercado que causam um impacto na gestão comercial do seu negócio. Quem deseja seguir carreira nessa área precisa saber como lidar com essas movimentações sem perder o ritmo dos bons resultados.

Além disso, pode ser nessas mudanças que existem as melhores oportunidades pra ampliar o seu sucesso. Basta ter um olhar estratégico e elaborar as abordagenscertas pro seu negócio se destacar em novos cenários.

É comunicativo e gosta de pessoas

A boa comunicação é algo essencial pra qualquer área de atuação. No entanto, quando falamos de gestão comercial, essa necessidade é ainda mais nítida. Afinal, é preciso lidar com pessoas de todos os tipos pra ser possível colocar as suas estratégias em funcionamento.

Sejam clientes, sejam fornecedores ou sejam colaboradores, o contato com outras pessoas é parte da realidade de quem trabalha com gestão comercial. Pra que tudo seja ainda melhor, é fundamental que esse profissional também goste de gente.

Tem um perfil empreendedor

Não dá pra trabalhar com gestão comercial sem aquele espírito empreendedor. É um perfil de profissional que está sempre em busca da próxima grande ideia, que sabe avaliar as oportunidades do mercado e traz o melhor de tudo isso pro seu negócio.

Uma faculdade de Gestão Comercial vai ampliar os horizontes de quem já tem uma veia empreendedora bem desenvolvida. A partir daí, vai ser possível usar esses conhecimentos pra aprimorar a qualidade das oportunidades que você enxergar.

Mulher sorrindo sentada à mesa de madeira de frente para um notebook. Atrás uma parede verde com estampa de plantas.

Onde fazer uma boa faculdade de Gestão Comercial?

Agora que você já sabe o quanto pode ser valiosa uma faculdade de Gestão Comercial, resta saber onde fazer esse curso.

No entanto, somente vai ser possível aproveitar todos os benefícios que essa área proporciona se você escolher a faculdade de Gestão Comercial certa. Como existem diversas opções pra escolher, é importante usar os critérios corretos.

Quer conhecer os principais deles? Veja, a seguir, o que você deve levar em conta ao escolher uma faculdade de Gestão Comercial.

Grade curricular da faculdade de Gestão Comercial

É possível aprender muito sobre a qualidade de um curso ao analisar a grade curricular dele. Por exemplo, é importante que ela consiga ir além do básico e proporcionar o máximo de qualificação que o aluno vai precisar pra se dar bem na área.

Veja atentamente como são divididos os módulos, o que eles trazem e de quais formas o aluno tem contato com as habilidades mais valiosas. Também é importante visualizar quanto tempo demora até que determinados assuntos entrem no currículo.

Reputação da instituição de ensino

A escolha da instituição de ensino onde você vai cursar sua faculdade de Gestão Comercial é outro fator fundamental pra sua decisão que não deve ser apressado. Somente assim você vai ter certeza da qualidade dessa formação.

Felizmente, a internet facilita bastante esse processo. Basta fazer algumas pesquisas no Google pelo nome da instituição pra conferir avaliações sobre ela de quem já teve contato com seus cursos. Você também pode buscar opiniões de ex-alunos sobre a instituição de ensino.

Equilíbrio entre teoria e prática

Outro aspecto importante de se avaliar sobre uma faculdade de Gestão Comercial é o equilíbrio entre teoria e prática. Afinal, um curso como esse precisa oferecer qualidade nessas duas frentes pra poder formar profissionais realmente qualificados.

Você pode buscar informações sobre isso diretamente na grade curricular ou conversando com algum representante da instituição de ensino. Lembre-se de realmente buscar um equilíbrio, já que um curso focado totalmente na parte prática acaba abrindo mão de uma teoria valiosa.

Corpo docente

Outro fator decisivo pra escolher uma faculdade de Gestão Comercial deve ser a qualificação do corpo docente. Procure observar as informações disponíveis sobre o currículo dos professores e como eles podem agregar valor ao curso.

Não se restrinja apenas a enxergar vínculos entre a área de atuação dos professores e o tema do curso. A multidisciplinaridade é uma tendência na educação e pode contribuir bastante pra qualidade do seu curso.

Disponibilidade em EaD

Nem todo mundo tem uma rotina com a disponibilidade suficiente pra encaixar uma faculdade. No entanto, isso não significa que o sonho de fazer um curso como o de Gestão Comercial seja inalcançável. Pra isso, basta optar pelo EaD.

Hoje em dia, existem várias opções pra escolher de cursos que podem ser realizados da sua própria casa, no seu tempo. Assim, você pode acompanhar as aulas sempre que tiver um respiro em sua rotina e conseguir sua qualificação mesmo assim.

Homem sentado com notebook no colo e celular na mão sorrindo.

Como se qualificar ainda mais depois da faculdade de Gestão Comercial?

Você pode ir além da qualificação recebida em uma faculdade de Gestão Comercial e conquistar ainda mais nesse mercado. Afinal, existem opções de MBA e especializações que permitem alcançar voos mais altos nessa carreira.

Ao tomar essa decisão, você vai ter a possibilidade de alcançar salários mais altos e disputar cargos mais valorizados nesse mercado. Além disso, é o caminho pra se concentrar nas atividades que você prefere realizar.

O primeiro passo deve ser a consideração de quais são os seus objetivos. Como essas extensões costumam ser mais específicas, são indicadas pra quem deseja se concentrar em uma área ou mercado em particular.

A escolha de uma boa pós-graduação também possibilita ter contato com outros profissionais qualificados da área que você escolheu. Ou seja, existem diversas oportunidades de networking pra você ficar sabendo de vagas, cursos estratégicos e tendências do segmento.

? Conheça o Guia de carreiras sobre Gestão Comercial

A escolha de uma faculdade de Gestão Comercial é a melhor decisão pra quem tem espírito empreendedor, vontade de gerar resultados e se dá bem com números. Não haverá falta de mercado, já que toda empresa precisa de alguém competente pra potencializar suas vendas. Considere as informações do artigo e tome a decisão certa pro seu futuro.

Quer uma dica pra se qualificar ainda mais? Conheça o curso de Gestão Comercial do Descomplica e conhecer as opções de cursos!

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