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Exercícios Resolvidos: Simbolismo

Resolva exercícios de vestibular sobre "Simbolismo", aprenda o passo-a-passo das resoluções e prepare-se: você vai gabaritar o Enem e os vestibulares!

Atualizado em

Leia o resumo sobre Simbolismoe resolva os exercícios abaixo.

1. (ENEM) Vida obscura“Ninguém sentiu  o  teu espasmo obscuroó ser humilde entre os humildes seres,embriagado, tonto de prazeres,o mundo para ti foi negro e duro.Atravessaste no silêncio escuroa vida presa a trágicos deverese chegaste ao saber de altos saberestornando-te mais simples e mais puro.Ninguém te viu o sofrimento inquieto,magoado, oculto e aterrador, secreto,que o coração te apunhalou no mundo,Mas  eu que sempre te segui os  passossei que a cruz infernal prendeu-te os braçose o teu suspiro como foi profundo!

(SOUSA, C. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova  Aguilar, 1961)

Com  uma obra  densa e expressiva no Simbolismo brasileiro, Cruz e Souza  transpôs para seu  lirismo uma  sensibilidade em conflito com a realidade  vivenciada. No  soneto, essa percepção traduz-se em:a) sofrimento tácito diante dos  limites impostos  pela  discriminação.b) tendência latente ao vício como resposta ao isolamento social.c) extenuação condicionada a uma rotina de  tarefas degradantes.d) frustração amorosa canalizada para as atividades intelectuais.e) vocação religiosa manifesta na  aproximação com a fé  cristã.   2. (ENEM) Cárcere das almas“Ah! Toda a alma num cárcere anda presa, Soluçando nas trevas, entre as grades Do calabouço olhando imensidades, Mares, estrelas, tardes, natureza. Tudo se veste de uma igual grandeza Quando a alma entre grilhões as liberdades Sonha e, sonhando, as imortalidades Rasga no etéreo o Espaço da Pureza. Ó almas presas, mudas e fechadas Nas prisões colossais e abandonadas, Da Dor no calabouço, atroz, funéreo! Nesses silêncios solitários, graves, que chaveiro do Céu possui as chaves para abrir-vos as portas do Mistério?!”

(CRUZ E SOUSA, J. Poesia completa. Florianópolis: Fundação Catarinense de Cultura / Fundação Banco do Brasil, 1993. )

Os elementos formais e temáticos relacionados ao contexto cultural do Simbolismo encontrados no poema Cárcere das almas, de Cruz e Sousa, são:a) a opção pela abordagem, em linguagem simples e direta, de temas filosóficos.b) a prevalência do lirismo amoroso e intimista em relação à temática nacionalista.c) o refinamento estético da forma poética e o tratamento metafísico de temas universais.d) a evidente preocupação do eu lírico com a realidade social expressa em imagens poéticas inovadoras.e) a liberdade formal da estrutura poética que dispensa a rima e a métrica tradicionais em favor de temas do cotidiano.   3. Das alternativas abaixo, indique a que não se aplica ao Simbolismo: a) Procurou instalar um credo estético com base no subjetivismo.b) Não precisar as coisas, antes sugeri-las.c) Racionalismo absoluto.d) Expressão indireta e simbólica.e) Transcendentalismo  

GABARITO 

1. AComentário: Na obra de Cruz e Souza, é importante perceber que o autor aborda sobre o sofrimento e a discriminação de sua condição humana, por ser negro e ter sofrido com o preconceito, visto que vivia-se um momento de pós-abolição, o que confirma a letra A. No poema, não há a apresentação de nenhum tipo de vício do eu lírico ou a queixa de uma rotina de tarefas, mas sim, a denúncia social, o que torna as alternativas B e C incorretas. Além disso, é importante que o estudante saiba que o sofrimento declarado na obra não faz referência ao sentimentalismo amoroso, diz respeito à discriminação racial, o que torna a alternativa D incorreta, como a letra E, pois não apresenta traços de religiosidade.2. CComentário: No texto de Cruz e Souza, percebemos que o eu lírico relaciona o estado das almas com o aprisionamento em um cárcere, evidenciando sua dor e pessimismo sobre a vida. Além disso, percebemos a aproximação com o plano metafísico, o que confirma a alternativa C. O sofrimento humano é um tema universal, por isso, a associação a um tema filosófico na letra A está incorreta, a somar, pela linguagem subjetiva, o que não configura como uma linguagem simples e direta. Além disso, não ocorre a menção a marcas de sentimentalismo amoroso ou de nacionalismo, tampouco uma abordagem de denúncia social, o que torna as alternativas B e D incorretas. Em relação à estrutura, percebemos a presença de um soneto, marcado pela métrica e musicalidade, desvinculando-se da alternativa E.3. CComentário:Sobre as características do movimento simbolista, podemos destacar a subjetividade, a linguagem sugestiva e simbólica (que implica a indiretas sobre a temática referida) e a aproximação com o campo espiritual, o que confirmam que as alternativas A, B, D e E estão corretas. No entanto, a única que não faz referência ao Simbolismo é a letra C, visto que uma das características desse movimento é a valorização do plano inconsciente, irracional da mente, desvinculando-se do total racionalismo sobre determinados assuntos.

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