Leia o resumo "Parnasianismo" e resolva aos exercícios abaixo.
1. (FGV) Assinale a alternativa correta a respeito do Parnasianismo:a) A inspiração é mais importante que a técnica.b) Culto da forma: rigor quanto às regras de versificação, ao ritmo, às rimas ricas ou raras.c) O nome do movimento vem de um poema de Raimundo Correia.d) Sua poesia é marcada pelo sentimentalismo.e) No Brasil, o Parnasianismo conviveu com o Barroco. 2. (UFRS-RS) Com relação ao Parnasianismo, são feitas as seguintes afirmações.I - Pode ser considerado um movimento antirromântico pelo fato de retomar muitos aspectos do racionalismo clássico.II - Apresenta características que contrastam com o esteticismo e o culto da forma.III - Definiu-se, no Brasil, com o livro "Poesias", de Olavo Bilac, publicado em 1888.Quais estão corretas?a) Apenas I.b) Apenas II.c) Apenas I e III.d) Apenas II e III.e) I, II e III. 3. (ENEM) Mal secretoSe a cólera que espuma, a dor que moraN’aIma, e destrói cada ilusão que nasce,Tudo o que punge, tudo o que devoraO coração, no rosto se estampasse;Se se pudesse, o espirito que chora,Ver através da máscara da face,Quanta gente, talvez, que inveja agoraNos causa, então piedade nos causasse!Quanta gente que ri, talvez, consigoGuarda um atroz, recôndito inimigo,Como invisível chaga cancerosa!Quanta gente que ri, talvez existe,Cuja ventura única consisteEm parecer aos outros venturosa!(CORREIA, R. In: PATRIOTA, M. Para compreender Raimundo Correia. Brasilia: Alhambra, 1995.)
Coerente com a proposta parnasiana de cuidado formal e racionalidade na condução temática, o soneto de Raimundo Correia reflete sobre a forma como as emoções do indivíduo são julgadas em sociedade. Na concepção do eu lírico, esse julgamento revela que:a) a necessidade de ser socialmente aceito leva o indivíduo a agir de forma dissimulada.b) o sofrimento intimo torna-se mais ameno quando compartilhado por um grupo social.c) a capacidade de perdoar e aceitar as diferenças neutraliza o sentimento de inveja.d) o instinto de solidariedade conduz o indivíduo a apiedar-se do próximo.e) a transfiguração da angústia em alegria é um artificio nocivo ao convívio social.