Blog Descomplica

O que são as verminoses e como esse assunto pode cair no Enem?

Entenda sobre o conceito de verminoses e suas principais características e o que é considerado para cair na prova do Enem.

Atualizado em

Compartilhe

Cuidar da saúde e manter o organismo saudável são algumas das rotinas essenciais pras pessoas, pois quando não se preocupam com essas questões, ocasionam doenças e outros problemas que o impedem de viver bem. Por isso, vamos fazer esse resumo falando das verminoses.

Sua contaminação está relacionada a falta de higiene e saneamento básico, bem como os maus cuidados no dia a dia, como consumir objetos contaminados e andar descalço em locais infectados. As verminoses são muito comuns em regiões mais úmidas e poluídas. 

Saiba mais sobre esse problema, quais são seus principais sintomas e qual sua relação com a prova do Enem.

O que é verminose?

As verminoses são doenças causadas por parasitas que se instalam geralmente no intestino, mas também podem aparecer no fígado, pulmões e cérebro, e tem alta incidência ao redor do mundo, principalmente em regiões de baixa renda pela falta de saneamento básico. 

É uma doença que é provocada pelos vermes, ou seja, aqueles parasitas de corpo alongado e esguio, sem membros, sendo encontrados nos filos dos platelmintos e nematelmintos. 

Muitos desses tipos podem não causar graves problemas à saúde. Em contrapartida, outros podem ser bem graves, principalmente se não forem tratados previamente. São esses tipos:

Helmintos

São os mais conhecidos por causarem parasitoses nos seres humanos, que normalmente afetam 36% da população brasileira, sendo sua maior prevalência em crianças (55%). 

Seus nomes são: Ancilostomídeos, Ascaris lumbricoides, Enterobius Vermicularis, Strongyloides, Stercoralis, Trichuris trichiura, Taenia sp, Hymenolepis diminuta, Schistosoma mansoni e hymenolepis nana.

Protozoários

Já esses são seres unicelulares e microscópicos, sendo que os parasitas causadores são Entamoeba histolytica, Giardia lamblia, Dientamoeba fragilis, Blastocystis hominis, Cryptosporidium parvum e Isospora belli.

Quais são os principais sintomas de verminose?

Por afetarem órgãos digestivos, os principais sintomas das verminoses tem a ver com dores abdominais, além de:

  • Diarreia frequente;
  • Coceira no ânus;
  • Cansaço excessivo;
  • Sensação de barriga inchada;
  • Náuseas e vômitos;
  • Perda de peso e apetite;
  • Pontos brancos nas fezes;
  • Alterações do apetite.

Nesse sentido, o mais necessário é que você faça exames laboratoriais pra identificar as doenças e iniciar o tratamento.

Quais são as doenças causadas por verminoses?

São muitas as doenças que são ocasionadas pelo surgimento das verminoses em nosso organismo. As mais conhecidas são:

Ascaridíase

É a presença de lombrigas no intestino, que são causadas ao levar a mão à boca com ovos de verme Ascaris lumbricoides. 

É uma doença muito comum em crianças, e a maioria das infecções podem ser imperceptíveis ou causar apenas náuseas, dores abdominais e diarreia. 

Esquistossomose

Causada pelo verme que vive na água doce e em caramujos, sua contaminação acontece a partir do contato da pele com a larva do esquistossomo, que amadurece e produz ovos que podem migrar pra bexiga ou pro intestino e são excretados pela urina ou fezes.

Nesse tipo de doença é comum ter febre alta.

Hidatidose

Doença causada por vermes cestódeos do gênero Echinococcus. Também pode ser conhecida como doença da “bolha d’água” e “doença da paca”.

Larva migrans cutânea (bicho-geográfico)

É um tipo de erupção cutânea, resultante da presença da larva de algumas espécies de nematelmintos na região em que aparece, como pés, braços e mãos.

Teníase

Causada pela tênia adulta no intestino delgado entre oito a 14 semanas da ingestão de carne bovina ou suína contaminada e/ou mal cozida. 

Muitas vezes comer carne mal passada pode conter esses parasitas e não dá pra perceber, pois ele é microscópico, mas quando está dentro do nosso corpo chega a medir três metros e meio de cumprimento e passar anos sem ser percebido pelo hospedeiro infectado.

A maioria das pessoas que têm a teníase não apresenta sintomas, mas a doença pode causar perda de peso inexplicável, bloqueio do intestino e problemas digestivos.

Ancilostomose

Também conhecida como amarelão, é uma doença causada pela entrada da larva através do contato de uma pele ferida dos pés com um solo contaminado.

Assim, ela também pode causar queda na quantidade de proteína do sangue, o que atrasa o desenvolvimento físico e mental de crianças. Além disso, pode provocar anemia por redução de ferro, inflamação nos pulmões e aumento de glóbulos brancos na corrente sanguínea.

Giardíase

Causada pelo parasita Giardia lamblia, ocorre pelo contato com as fezes de animais de estimação e pessoas infectados, além de sexo anal sem proteção. A doença pode ser adquirida pela ingestão de água sem tratamento adequado.

A maioria das infecções atinge crianças entre oito meses e 12 anos.

Oxiuríase

Sua transmissão ocorre a partir do contato indireto entre a boca e o ânus, pela mão. A coceira retal é um dos principais sintomas da doença e pode causar inflamações secundárias.

Bastante comum na infância, até mesmo em países desenvolvidos.

Como esse assunto é cobrado nos vestibulares e no Enem?

Por serem doenças de práticas comuns e com suas peculiaridades, as provas de vestibulares adoram questões dessa temática, principalmente porque possuem muitos detalhes que exigem maior estudo dos estudantes. 

Além disso, é um tema de relevância pra todos, independente de sua classe social ou onde more. Nesse sentido, tais informações são muito úteis pra se ter ciência de quais procedimentos devem ser feitos pra evitar verminoses e, em caso de pessoas acometidas, prevenir a transmissão de tais parasitas a outras pessoas.

Como tem a ver com saneamento básico e preocupação com higiene pessoal, torna-se ainda mais importante. 

O Enem sempre tem esse tipo de questão. Confira abaixo alguns exemplos de exercícios já cobrados pela prova e que servem pra você estudar. 

 

 

1. (UFF) A ascaridíase e a ancilostomose, causadas respectivamente pelo Ascaris lumbricóides e pelo Ancylostoma duodenale, são consideradas parasitoses intestinais. No entanto, essas parasitoses podem também causar lesões pulmonares.

a) Considerando o ciclo desses parasitas, explique por que eles são capazes de causar lesões pulmonares.
b) Cite um método profilático para prevenir cada uma dessas parasitoses e justifique a eficácia do método citado.

Gabarito

Primeiramente vamos conhecer as “carinhas” desses vilões do intestino.

 

Exercício Resolvido: Verminoses

Fig.1: Região anterior do corpo ampliada.

 

 

Exercício Resolvido: Verminoses

Fig.2: Macho e fêmea

a) Apresentam corpo cilíndrico, dotados de 3 lábios bucais (Fig.1). São dióicos com dimorfismo sexual: a fêmea é mais robusta que o macho (Fig.2).

Se reproduzem sexuadamente e, após o acasalamento, a fêmea inicia a liberação de ovos. A contaminação ocorre devido a ingestão dos ovos que podem ser encontrados na água, no solo ou alimentos contaminados por fezes humanas.

Após a ingestão dos ovos, esses chegam ao intestino, onde se rompem liberando a larva. As larvas penetram no revestimento intestinal e caem na corrente sanguínea, atingindo fígado, coração e pulmões.

Exercício Resolvido: Verminoses

Fig.3: Região anterior do corpo ampliada

 

Exercício Resolvido: Verminoses

Fig.4: Macho e fêmea

 

Apresentam corpo cilíndrico, dotados de 2 pares de dentes bucais (Fig.3). São dióicos com dimorfismo sexual, os machos são um pouco menores que as fêmeas e apresentam estrutura com três lobos na região posterior do corpo (Fig.4).

Se reproduzem sexuadamente no organismo humano. Após o acasalamento, a fêmea inicia a liberação de ovos que saem junto com as fezes.

A larva abandona o ovo e passa a ter vida livre no solo. Sofrem metamorfose e adquirem a capacidade de perfurar. Quando o ser humano anda descalço em áreas contaminadas, as larvas penetram sua pele, migram para os vasos linfáticos da derme, depois para os capilares sanguíneos, sendo levados até o coração e pulmões.

Ou seja, no ciclo de vida de ambos os parasitas as larvas conseguem chegar a corrente sanguínea, após realizarem percursos diferentes, o que permite seu acesso ao pulmão.

Agora que você já entendeu as formas de contágios das duas doenças, fica fácil pensar em medidas profiláticas, não?

Tendo em vista que a infecção por ascaridíase é oral, a lavagem das mãos e alimentos se torna fundamental para a prevenção da doença. Já para a ancilostomose, a prevenção é a utilização de calçados que protejam a pele, principal via de contaminação por esse parasita.

Conheça o nosso cursinho preparatório para o Enem.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Biologia - Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você