Relevo, solo e projeção cartográfica são alguns dos temas que caem tanto no Enem quanto em outros vestibulares especializados e concorridos como a Fuvest e Unesp, por exemplo. Por isso é que o resumo de geografia é tão importante!
Pra que você chegue com toda a preparação necessária pra conquistar a sua vaga dos sonhos no vestibular, preparamos este resumo com os assuntos principais pra te ajudar a entender melhor e começar a tirar suas dúvidas. Bora lá?
O que são projeções cartográficas?
As projeções cartográficas são formas de representar em uma superfície plana (papel, representação 2D, entre outros) o que encontramos de forma mais próxima a uma esfera (o globo terrestre).
Afinal, nessa passagem, é preciso fazer algumas compensações pra não gerar muitas distorções. Ou seja, se podemos, hoje, ter um mapa de países ou um mapa mundi, é porque as projeções cartográficas permitem isso.
São utilizadas as coordenadas geográficas (com paralelos e meridianos) pra fazer as projeções de modo adequado, de acordo com a escala definida no mapa.
O que você precisa saber sobre cartografia?
Vamos começar esclarecendo um ponto que precisa estar no seu resumo de geografia: as projeções cartográficas permitem, também, que possamos fazer projeções das mais diferentes formas. Isso quer dizer que inclui:
- topografia;
- relevo;
- densidade demográfica, entre outros pontos.
Ao analisar um mapa, por exemplo, você deve saber identificar:
- Sobre o que ele trata?
- Qual a sua escala?
- Quais são as escalas de cores e medidas?
- O que cada ponto está representando pro mapa?
- Quais as características que vão pra além do que está sendo mostrado no mapa? (você vai entender melhor isso quando formos resolver uma questão a seguir).
Assim, ele sempre será composto de um:
- título;
- escala (proporção entre o espaço real e o mapa);
- legenda (indica quais são os símbolos utilizados no mapa);
- orientação.
Então, por exemplo, em um mapa de topografia e relevo, ele apontará qual a escala e quais as cores que estão representando determinadas altitudes.
Com isso, você consegue identificar, por meio do esquema de cores, quais regiões estão enquadradas em determinados relevos e, assim, ser possível identificar o que está ali.
É muito comum cair nos vestibulares a interpretação e compreensão dos mapas. Por isso é fundamental que você sempre esteja atento a este tipo de questão, fazendo simulados e acompanhando questões comentadas sobre o assunto.
Assim, a interpretação cartográfica costuma ser uma forma de abordar diversos outros fenômenos.
Por exemplo, você pode encontrar uma questão que apresenta densidade demográfica nos grandes centros urbanos pra discutir mobilidade urbana, êxodo rural, concentração urbana, entre outros pontos.
Por isso, muitas vezes, não é a cartografia em si o cerne da questão, mas sim as discussões que ela pode remeter. Assim, uma boa compreensão de mapas permite que você consiga fazer essas correlações mais facilmente.
Exercício resolvido
Pra entender melhor esse tema e dominar o conteúdo de projeção cartográfica, separamos uma questão comentada de um dos vestibulares mais disputados do país: o da Unesp. Veja a seguir.
Questão
Indique o corte que identifica o perfil topográfico representado e mencione três características geográficas encontradas ao longo desse perfil.
Fonte:Prova da Unesp | Geografia
Gabarito
A área destacada em gráfico representa o corte 3-4. Este corte atravessa as seguintes regiões:
- Pantanal, no estado do Mato Grosso;
- Bacia do Rio Paraguai, que atravessa uma área de Cerrado;
- as depressões sertanejas e do rio São Francisco; Recôncavo Baiano e Bahia (estas duas últimas áreas merecem destaque por conta da industrialização).
Perceba que aqui temos questões que estão relacionadas não só com identificação de perfil topográfico em mapas e relevos, mas também com características sociodemográficas e econômicas das regiões.
Todas as informações pra análise do mapa já estavam presentes na legenda, pra entender de qual recorte estávamos falando.
Por exemplo, vemos que o corte 3-4 sai de uma região de altitude entre 0-100m, perpassa por regiões com relevo próximo a 1500m e pouca região com altitude próximo a 0-100m novamente (o que excluiria, pela interpretação, logo de cara, o recorte 1-2).
Além disso, no perfil topográfico apresentado, temos também as regiões pelas quais o corte passa.
Entre os dois apresentados, apenas o 3-4, por exemplo, passa pela região da Baía do Rio São Francisco, o que também excluiria, por interpretação e lógica, que pudesse ser o recorte 1-2.
Como a questão pede pra que você apresente apenas três características geográficas, você pode expandir a resposta pra além da topografia — já que isso também faz parte da área de geografia, não é mesmo?
Por isso é muito importante que você consiga analisar as questões e correlacionar com outros temas.
A correlação de temas nas provas
A partir disso, você deve ter conhecimento de questões importantes sobre socioeconomia das regiões brasileiras, bem como características de relevo, topografia, hidrografia, entre outros pontos.
Por exemplo, quando falamos ali no gabarito sobre destaque pela industrialização, este é um dado que não está presente no mapa, mas você consegue responder isso em uma questão aberta (que existe em vestibulares seriados e em provas como a Fuvest e Unesp).
Fazendo um resumo de geografia, você aumenta suas chances de aprovação. Saber correlacionar esses pontos é fundamental e pense nisso na hora de construir seus mapas mentais sobre os temas de geografia, ao estudar nossos resumos aqui no Descomplica, hein?
E lembre-se: tanto a Unesp quanto a Fuvest e o Enem cobram questões relacionadas à topografia. Então, não deixe este tema de lado na hora de estudar pras provas.
Se você ainda não tirou todas as suas dúvidas sobre o assunto ou ainda quer ter certeza de que aprendeu tudo que precisa sobre o tema, nós preparamos uma aula imperdível sobre projeções cartográficas.
Nela vamos trazer alguns princípios importantes sobre a construção de mapas e, também, outras questões essenciais pra você se tornar fera ao responder as questões de cartografia no Enem e em outros vestibulares.
Não perde tempo, não! Vem pro Descomplica e veja como aprender com a gente resumo de geografia, na prática, é mais simples, familiar e profissional.
Quando o assunto é você e seus estudos, a gente não brinca. Afinal, nosso objetivo aqui é trazer mais conhecimento. Estude agora mesmo as projeções cartográficas que mencionamos e saia na frente daqueles que querem a sua vaga! Aproveite para conhecer nosso curso Pré-Enem!