Antes de fazer os exercícios de soluções, é importante ter uma compreensão geral sobre o tema. Nesse caso, é possível entender as soluções como misturas químicas homogêneas.
Em outras palavras, são misturas que se derivam de duas ou mais substâncias, que juntas conseguem apresentar um aspecto visual bastante uniforme. Além disso, podem surgir nos estados físicos líquido, sólido ou gasoso.
Outro ponto importante a se considerar é que, dentro das soluções, os seus componentes recebem a denominação de soluto e solvente. Isso, porque a mistura acontece após um processo de dissolução.
Assim, as partículas resultantes são tão reduzidas que é impossível separar novamente essa mistura através de um processo simples, como a filtração.
Quando se observa o soro caseiro, por exemplo, trata-se de um composto formado por três elementos: água, sal e açúcar. No entanto, seu aspecto visual é homogêneo, com a dissolução completa do sal e do açúcar na água.
Assim, dentro dessa solução em específico, a água age com o solvente e o açúcar com o sal são os solutos.
- Soluto: trata-se da substância que é dissolvida dentro da solução, por meio da ação do solvente. Normalmente, ele é um composto molecular polar ou então um composto iônico.
- Solvente: trata-se da própria substância que dissolve o soluto. Nesse caso, as partículas do soluto que entram em contato ficam dispersas dentro do solvente. De uma forma geral, dentro da solução, é o composto que possui maior quantidade.
Dentre os solventes, assim como no exemplo citado, a água é justamente o principal representante dessa categoria. Na verdade, devido a suas propriedades, ela é o que se conhece como “solvente universal”.
Concentração de soluções
Outro tema importante pra se considerar dentro dos exercícios de soluções é a sua própria concentração. Afinal, esse é um ponto fundamental dentro do processo, estando diretamente relacionado com o resultado final da mistura.
Como mencionado, o solvente é o componente de maior quantidade dentro da mistura, e isso se deve justamente a essa peculiaridade da concentração.
Voltando pra solução composta de água, sal e açúcar, por exemplo, o que aconteceria se alguém colocasse 1 kg desse soluto dentro de um copo com 100 ml de água?
Devido à relação de proporcionalidade, a solução não aconteceria, já que a quantidade de água é insuficiente pra dissolver todo esse soluto. A concentração comum (C), nesse caso, não está com as proporções corretas.
- Concentração comum (C): trata-se da concentração em grama por litro, (g/L), e faz a relação entre a massa do soluto (g) com o volume da solução (L).
Baseado nessa quantidade de soluto nas soluções, elas podem se apresentar de forma diferente no resultado final. Assim, as classificações comuns sobre essa situação são as soluções:
- Saturadas: nesse caso, a solução atingiu a sua quantidade máxima de dissolução do soluto. Assim, caso mais alguma quantidade de soluto for adicionada, ela não conseguirá mais dissolver.
- Insaturadas: aqui, a solução ainda não se saturou, ou seja, não atingiu seu máximo de dissolução do soluto. Então, caso mais alguma quantidade seja adicionada, ela conseguirá dissolver.
- Supersaturadas: diferentemente das anteriores, essas soluções são mais instáveis. Nesse caso, a quantidade de soluto máximo já foi ultrapassada, e o solvente não conseguiu fazer a dissolução completa, deixando o corpo de fundo.
Exercícios de soluções
Veja, abaixo, alguns exercícios de soluções pra praticar o conteúdo proposto no artigo. Trata-se de questões teóricas voltadas pra fixar o aprendizado e testar a atenção aos detalhes. Vale lembrar que as respostas estão em negrito. Confira!
Questão 1:
As soluções são misturas que se obtêm através da dissolução de uma substância em outra, formando assim um composto homogêneo. Ela pode ser sólida, gasosa ou líquida, e um exemplo básico de solução é a mistura de água e sal.
Levando em consideração a afirmação acima e as propriedades gerais das soluções químicas, é possível afirmar que:
I – Dentro da mistura das soluções, o solvente é o componente que se dissolve. Nesse caso, a sua quantidade tende a ser menor do que as demais substâncias.
II – O soluto é o responsável por fazer a dissolução dos demais componentes. No entanto, sua quantidade não interfere diretamente nesse processo, já que possui uma alta capacidade de ação.
III – A água é conhecida dentro das soluções químicas como o “solvente universal”. E essa nomenclatura deve-se à sua capacidade de dissolver todas as opções de solutos.
IV – As soluções saturadas são misturas onde o solvente já atingiu a sua máxima capacidade de dissolução do soluto. Assim, não poderá mais dissolver uma nova adição de soluto, o que levará ao surgimento do chamado “corpo de fundo”.
V – Nas soluções insaturadas, os solventes ainda não atingiram sua capacidade máxima de dissolução. No entanto, não conseguirão dissolver mais nenhuma quantidade de soluto adicional.
Das referidas afirmações, está correto o escrito:
- A) em todos os itens.
- B) apenas nos itens II e IV.
- C) em nenhum dos itens.
- D) apenas nos itens I, II e V.
- E) apenas no item IV.
Questão 2:
A respeito das soluções, marque a alternativa que contém a sua característica principal.
- A) A solução pode ser tanto uma mistura homogênea quanto heterogênea. Tudo vai depender das próprias condições às quais ela ficará exposta.
- B) Trata-se de uma mistura totalmente pura, e que pode se apresentar unicamente no estado líquido.
- C) É sempre uma mistura heterogênea.
- D) Sempre é uma mistura homogênea.
- E) Não é uma substância totalmente pura, e se apresenta apenas no estado físico sólido.
Questão 3:
Uma solução química apresenta o solvente e o soluto, onde o solvente é o responsável por fazer a dissolução do soluto. Nesse caso, há uma estreita relação entre ambas as substâncias, onde a concentração é um fator fundamental.
Sobre essa temática, está correto o que se afirma em:
- A) a concentração de soluto no solvente não interfere na mistura resultante.
- B) em uma mistura insaturada, a concentração de soluto ultrapassou a capacidade de dissolução do solvente.
- C) mesmo com uma grande concentração de soluto, o solvente sempre consegue completar o processo de dissolução, sendo preciso apenas tempo.
- D) dentro da solução, o solvente tende a ser a substância em maior quantidade
- E) dentro da solução, o soluto tende a ser a substância em maior quantidade.
E então, deu pra descomplicar o assunto? Comente aqui com a gente e venha conhecer outros artigos do nosso blog!