Quando falamos em ligações químicas, embora se tenha uma ideia de seja um conteúdo complexo, na verdade é bem mais simples do que parece. Quanto ao significado do termo, por exemplo, diz respeito às interações existentes entre os átomos.
Nesse caso, essa interação objetiva, justamente, a formação de uma molécula, que é a base dos compostos. Assim, elas se ligam umas às outras e conseguem gerar uma estrutura muito mais complexa a partir dessa união. Afinal, tudo é átomo, sendo ele a “partícula fundamental” responsável por formar tudo e todos no universo: pessoas, animais, objetos, corpos celestes etc.
Quanto às ligações químicas em si, por meio delas os átomos conseguem estabilizar seus elétrons enquanto se ligam uns aos outros. Pra isso, há três formas possíveis, que são as ligações iônicas, metálicas e covalentes.
Ligação iônica
A ligação iônica, também denominada de ligação eletrovalente, está diretamente relacionada à união entre íons. Nesse caso, os íons são átomos eletricamente carregados, seja com carga positiva (cátion), seja com carga negativa (ânion).
Então, como está presente dentro de outros conteúdos da química, como o “equilíbrio iônico”, esse é um conteúdo bastante difundido. Naturalmente, as bases, que são compostos de metal, contam com essa característica de serem ionizados. Esse é o caso, por exemplo, do sal de cozinha (NaCl).
Pra isso, há um ponto fundamental a se considerar, que é a diferença de eletronegatividade entre os átomos, que é alta. O que ocorre é, justamente, um sistema de doação e recebimento de elétrons, buscando essa estabilidade.
No caso do sal, por exemplo, que é o cloreto de sódio, o Sódio doa um de seus elétrons pro Cloro, o que une os dois átomos. Isso ajuda a formar uma molécula completa.
Ligação covalente
A ligação covalente, também denominada de ligação molecular, tem uma forma de união dos átomos bem diferente da iônica. Isso porque, agora, os átomos compartilham elétrons, a fim de gerar uma molécula estável.
Em outras palavras, não é a doação que é a mola central do processo, e sim o compartilhamento desses elétrons. Isso acontece porque, nesse caso, a diferença de eletronegatividade não é algo tão significativo, não sendo preciso doar o elétron.
O que ocorre é que, pra se ligar, um átomo começa a compartilhar pares de eletrônicos com outro. Assim, esse elétron não é doado, mas apenas compartilhado, sendo parte integrante dos dois.
Um exemplo básico é a formação do Cloro (Cl2), que é composto por dois átomos de cloro unidos por ligação covalente, com os pares eletrônicos realizando essa união. Além disso, as cadeias carbônicas utilizam bastante esse tipo de sistema, e o mesmo vale pros outros elementos, como o Oxigênio (O2) e o Hidrogênio (O2).
Ligação metálica
Como o próprio nome já deixa a entender, trata-se da união presente nos metais, como os alcalinos e os alcalinos terrosos. A característica principal desse tipo de união é a movimentação dos elétrons entre os átomos.
E isso explica o fato dos metais conseguirem conduzir a eletricidade e o calor de forma tão eficiente. Alguns exemplos importantes dentro dessa categoria são o Ferro (Fe) e o Cobre (Cu).
Questões sobre ligações químicas
Agora, pra que seja possível ter uma compreensão mais adequada do conteúdo, pratique o seu conhecimento com uma questão teórica. Ela vai ajudar a fixar o aprendizado. A alternativa certa já está negritada, o que facilita a correção.
Questão 1
As ligações químicas dizem respeito às ligações que acontecem entre os átomos, que são a unidade base, e juntas conseguem formar moléculas. Essa união é o que move o universo e forma tudo o que conhecemos e observamos. No entanto, não há apenas uma única forma de um átomo se unir a outro, e sim três, que são as ligações iônicas, metálicas e covalentes.
Levando em consideração esse conceito geral sobre as ligações químicas, observe os seguintes itens:
I – A ligação metálica está relacionada com o processo de união dos átomos por meio de uma anulação dos positivos com os negativos, restando uma molécula densa e rígida como resultado.
II – Na ligação covalente, os átomos se unem por meio do compartilhamento de pares eletrônicos.
III – Na ligação iônica, os átomos se unem por meio da doação e recebimento do elétron.
Com base no que está disposto nos itens, é possível afirmar que:
- A) Todos os itens estão corretos.
- B) Todos os itens estão incorretos.
- C) Apenas os itens I e III estão corretos.
- D) Somente os itens I e II estão corretos.
- E) Apenas os itens II e III estão corretos.
Exercícios sobre ligações químicas
Que tal exercitar seu conhecimento um pouco mais? Então, avance pras próximas questões sobre as ligações. São exercícios teóricos, diretamente relacionados com a temática do artigo. Novamente, as respostas corretas estarão escritas em negrito, pra facilitar a identificação do gabarito.
Questão 2:
Os itens abaixo são características de um tipo de ligação química. Observe:
- A ligação acontece por meio da doação de um elétron pra outro átomo.
- O sal de cozinha é um exemplo de composto formado por esse tipo de ligação.
- Os átomos têm carga, seja negativa (ânion), seja positiva (cátion).
- A diferença de eletronegatividade entre os átomos é alta.
Levando em consideração as características descritas, elas pertencem a qual ligação:
- A) Covalente.
- B) Metálica.
- C) Covalente condicionada.
- D) Iônica.
Questão 3:
Observe as descrições presentes nos itens abaixo:
- A ligação dos átomos ocorre por meio do compartilhamento de pares eletrônicos, e não por meio da doação e recebimento de elétrons.
- A diferença de eletronegatividade existente entre os átomos não é alta.
- Alguns exemplos de moléculas que utilizam essa ligação são o H2, O2, Cl2 e boa parte das cadeias carbônicas.
De acordo com as informações presentes acima, a ligação química referida é a:
- A) Iônica.
- B) Metálica.
- C) Covalente.
- D) Metálica reversa.
E então? Conseguiu tirar suas dúvidas sobre as ligações químicas? Deixe seu comentário pra que possamos te ajudar com mais dicas! Aproveite e confira também os demais conteúdos que o Descomplica tem pra você. Basta acessar o nosso blog e começar a se preparar pra sua prova!
Aproveite para conhecer o Cursinho Online Pré-Enem da Descomplica!