Para resolver essa questão, assista uma aula sobre Impactos Socioambientais.
1. (UNICAMP) “Para o Ministério do Meio Ambiente, o processo de desertificação gera uma perda de cinco bilhões de dólares por ano ao Brasil (cerca de 1% do Produto Interno Bruto) e já atinge gravemente 66 milhões de hectares no semiárido brasileiro e 15 milhões de pessoas em áreas do Bioma Cerrado e da Caatinga. No Brasil, 62% das áreas suscetíveis à desertificação estão em zonas originalmente ocupadas por caatinga, sendo que muitas já estão bastante alteradas.”
(Fonte: Ministério do Meio Ambiente (2011). http://www.mma.gov.br/sitio/index.php. Acessado em 15/08/2011.)
Considerando o texto acima, responda:
- O que é desertificação e quais são as suas causas?
- Quais os impactos sociais associados à desertificação?
GABARITO
1. É preciso primeiro definir o que é desertificação. Pelo radical do termo, que remete a deserto, o aluno deverá se lembrar do processo. Desertificação nada mais é que a degradação do solo, que perde sua capacidade produtiva (o potencial de produzir). Há, portanto, uma perda vegetal do local, e um maior potencial de erosão, o que garante a área atingida pelo processo uma aparência de deserto (daí o nome).
Já as causas, são relacionadas tanto ao uso humano (como mau uso do solo (I), desmatamento (II)) quanto ambiental (mudanças climáticas (III)).
2: Se o processo de desertificação diminui drasticamente a produtividade da terra, o primeiro impacto social que vem a cabeça é a perda de terras agricultáveis (I). Essa perda de terras leva a uma redução na produção (II), um aumento nos preços das terras restantes (III), aumento da pobreza no espaço rural (IV) e um subsequente êxodo rural (V).