O que é geomorfologia?
A geomorfologia é a área de estudos das formas de relevo. Ou seja, inclui a consideração tanto das fisionomias atuais delas como também do passado e projeções sobre o futuro. Dessa forma, pode ser considerada uma união entre as áreas de geografia e geologia.Essa é uma área importante de se estudar porque aponta os diferentes impactos que o relevo pode sofrer e causar transformações na geografia. É a partir da geomorfologia que se pode compreender a formação geológica e geográfica de certas regiões e suas características.O nome geomorfologia é formado do termo geo, que significa terra, morfo, que significa forma, e logia, que significa estudo. Ou seja, é o estudo sobre a forma da Terra a partir das suas diversas manifestações de relevo.Quais são as áreas da geomorfologia?
Como qualquer outra área de estudos, a geomorfologia se divide em tipos mais específicos que envolvem focos distintos. Eles tomam como ponto de partida toda a vastidão de aplicações que a ação do relevo tem sobre a geografia, incluindo estudos que vão desde o espaço urbano até as bacias hidrográficas.A seguir, entenda as diferenças entre algumas das principais áreas da geomorfologia.Geomorfologia estrutural
A geomorfologia estrutural envolve o estudo sobre os impactos dos processos geológicos na formação do relevo. Ou seja, é uma área que gera informações valiosas pra estudar as atividades geológicas de uma região.Com isso, é possível predeterminar o surgimento de picos, planícies, vales, baías e outros tipos de relevo dependendo da estrutura constatada.Geomorfologia fluvial
A geomorfologia fluvial estuda o relevo formado pela ação dos rios. É a partir dela que se pode entender os impactos das bacias fluviais sobre as formações geológicas sob a escala temporal e espacial.Esse estudo é importante, entre outros motivos, pra análise da produção de água e sedimentos a partir dos processos fluviais.Geomorfologia eólica
A área da geomorfologia eólica estuda os impactos provocados pela ação dos ventos na geografia. Existem tipos de regiões em que o vento é predominante como parte de domínios morfoclimáticos, como é o caso de encostas, desertos e os polos.Dessa forma, a geomorfologia eólica se mostra útil pra identificar como o vento pode influenciar na formação de novos relevos, a formação de dunas, erosão, entre outros.Exercícios sobre geomorfologia
1. (UNICAMP) A imagem abaixo mostra o Arquipélago de Anavilhanas, no Rio Negro, Estado do Amazonas. Observe a imagem e responda às questões.
(Fonte: Google Earth. Acessado em 25/09/2012.)
- a) O Rio Negro apresenta águas escurecidas, diferentemente de outros rios da região, que apresentam cores claras. Por que este rio apresenta cores escuras?
- b) O que explica a grande quantidade de ilhas no canal do rio? Por que parte dessas ilhas é coberta de floresta?
- (UFPR 2012) No dia 11 de março de 2011, ocorreu na região central da Serra do Mar paranaense um conjunto de escorregamentos, desencadeados em virtude de elevados índices pluviométricos concentrados nesse dia, associados à umidade acumulada dos dias antecedentes. Os escorregamentos, predominantemente, situaram-se nas posições superiores e íngremes das encostas. O volume de material desprendido nesse episódio, por meio dos escorregamentos, consistiu de blocos rochosos, solo e troncos de árvores, que foram transportados e seguiram caminho de fluxo em direção às áreas de planície, resultando em mortes e grandes danos por destruição total ou parcial de casas, ruas, estradas, pontes e lavouras. Sobre esse evento ocorrido na Serra do Mar do estado do Paraná, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
- a) a composição estrutural e química do núcleo terrestre.
- b) o papel exercido pelas formas de relevo sobre a dinâmica climática.
- c) a influência do tectonismo na gênese das cadeias montanhosas.
- d) a origem do movimento das células convectivas magmáticas.
- e) o processo histórico de origem e transformação dos oceanos.
Gabarito
- a) Para entender a cor dos rios é preciso entender, em primeiro lugar, a dinâmica de qualquer rio. Na Amazônia, os rios podem ser cristalinos, escuros ou de água branca. Cada um destes possuí suas próprias características e impactos no solo e vida local. O Rio Negro possui muito material orgânico, em virtude da decomposição destes compostos e dos processos erosivos que arrastam os mesmos dos solos que circundam o rio, dando origem à cor que deu nome ao rio.
- b) Aplicando a análise da paisagem e os princípios básicos da observação, pilares da geomorfologia, pode-se concluir que o perfil anastomosado do rio e a formação de ilhas levam a crer que o rio possui baixa velocidade e pouca variação de cheias. Esta baixa velocidade e pouca variação cria ilhas duradouras, dando tempo para o crescimento de vegetação no topo destas ilhas.
- Resposta: C
- Resposta: E
