O que é a tese da redação?
A tese da redação é a ideia principal que você vai defender ao escrever. Ela é essencial porque vai estruturar tudo o que vem depois da introdução. O termo vem do grego thesis, que pode ser traduzido por proposição intelectual. Faz todo o sentido, né? Afinal, ela deve partir do pensamento crítico e evitar clichês. Por isso, ela é obrigatória em um texto dissertativo-argumentativo, que inclui problematização e argumentos pra sustentar a tese.A tese da redação pode ser de diferentes tipos. Confira, a seguir!Declaração inicial
A declaração inicial é uma frase que será explicada melhor ao longo do texto. Ela pode surgir na forma afirmativa ou negativa.Por exemplo: “O racismo diminui a expectativa de vida no Brasil”.Definição
É a tese que define algum conceito.Por exemplo: “ A leitura é um processo de aprendizagem e descobertas”.Divisão
Separa o assunto em duas partes.Por exemplo: “É possível analisar a violência contra a mulher sob dois aspectos: a falta de cumprimento das leis e a falta de políticas públicas educacionais”.Alusão histórica
Faz referência a um fato histórico.Por exemplo: “O Golpe de Estado no Brasil de 1964 trouxe profundas modificações no modo de se pensar a imprensa”.Como fazer a tese da redação?
Primeiramente, pra fazer a tese da redação você precisa pensar em uma ideia principal. Em outras palavras, é necessário refletir sobre o assunto da redação. Por exemplo, é sobre xenofobia, ciência, machismo, infância?Depois, pense sobre o que você sabe sobre o assunto. Pra te ajudar, faça as seguintes perguntas:- O que eu já li, ouvi e assisti sobre o assunto?
- Como o assunto é comentado no Brasil e no mundo?
- Quais são os problemas que envolvem esse assunto atualmente?
Como fazer a tese da redação do Enem?
A redação do Enem é um texto dissertativo-argumentativo. Dessa forma, você precisa apresentar uma tese muito bem elaborada pra conseguir a pontuação nas seguintes competências:- competência 2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento pra desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
- competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
1. Levante considerações sobre o assunto
Após descobrir o tema pra desenvolver a redação, sublinhe as palavras mais importantes da coletânea de apoio. Depois, anote todas as ideias que surgirem. Não se preocupe com organização nesse momento. O importante é você pensar sobre o problema que envolve a temática.2. Transforme o tema em pergunta
Uma boa estratégia pra criar a tese da redação do Enem é transformar o tema em pergunta. Não entendeu? Calma que a gente te explica melhor.Por exemplo, o tema da redação em 2021 foi: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Assim, você pode criar perguntas como: “por que as pessoas não realizam o registro civil?” ou “por que o registro civil é garantia de acesso à cidadania no Brasil?”.3. Responda a sua pergunta
A partir de sua pergunta, você elabora uma resposta. Tente chegar a uma frase que é resumida e objetiva. Essa resposta será a sua tese. Essa dica é sensacional, hein?Como colocar a tese na introdução da redação?
Você sabia que a tese deve vir logo no início da redação? Pois é, ela deve aparecer no primeiro parágrafo do seu texto, mostrando o seu posicionamento sobre o assunto.Mas não é só jogar a frase junto com outras e seguir pro outro parágrafo. O melhor é você estruturar esse trecho em 3 pontos:- contextualização;
- apresentação do tema;
- tese.
- desse modo;
- nesse sentido;
- por outro lado;
- sob esse ponto de vista.
Como ficar fera na tese da redação do Enem?
Pra ficar fera em tese da redação e brilhar na hora de escrever a sua, é fundamental entender a teoria e colocar a escrita em prática. Separamos dois exercícios que te ajudarão a testar o conhecimento sobre esse assunto. Olha só! (Brasil Escola) São características da dissertação argumentativa do Enem:- a) Defesa de uma tese por meio da organização de dados, fatos, ideias e argumentos em torno de um ponto de vista definido sobre o assunto em questão. Na dissertação argumentativa, deve haver uma proposta de intervenção, e não apenas uma conclusão. Na proposta de intervenção, deve haver uma solução para o problema a partir dos pontos abordados em sua redação.
- b) Os eventos são organizados cronologicamente, com uma estrutura que privilegia os verbos no pretérito perfeito e predicados de ação relativos a eventos que se referem à primeira ou à terceira pessoa. Presença de enunciados que sugerem ação e novos estados.
- c) Predominância de caracterizações objetivas (físicas, concretas) e subjetivas (dependem do ponto de vista de quem as descreve) e uso de adjetivos. Os tipos de verbos mais comuns na estrutura do texto são os verbos de ligação.
- d) Tipo textual marcado por uma linguagem simples e objetiva. Um dos recursos linguísticos marcantes desse tipo de texto é a utilização dos verbos no imperativo, típicos de uma atitude coercitiva.
- a) Desse modo, torna-se premente analisar os principais impactos dessa problemática: a perda da autonomia de pensamento e a sabotagem dos processos políticos democráticos.
- b) As primeiras duas décadas do século XXI, no Brasil e no mundo globalizado, foram marcadas por consideráveis avanços científicos, dentre os quais destacam-se as tecnologias de informação e comunicação (TICs).
- c) Nesse sentido, tal panorama promoveu a ampliação do acesso ao conhecimento, por intermédio das redes sociais e mídias virtuais. Em contrapartida, nota-se que essa realidade impôs novos desafios às sociedades contemporâneas, como a possibilidade de manipulação comportamental via dados digitais.
