Blog Descomplica

Exercícios de camada de ozônio

Teste seus conhecimentos para o vestibular: resolva uma questão da UNESP sobre Camada de Ozônio e confira a resposta comentada por nossos monitores.

Atualizado em

Compartilhe

Quem já se deparou com exercícios de camada de ozônio em provas de vestibular sabe da importância de estudar conteúdos voltados pra a área das ciências. 

Entender o funcionamento é o primeiro passo pra  conhecer mais sobre a camada que cobre o planeta.

A camada de ozônio é como se fosse um filtro solar pra Terra. É através dela que os raios ultravioletas são filtrados, e assim uma série de fatores conseguem se manter em equilíbrio na Terra, incluindo seres vivos.

Representada pela sigla O3, a camada de ozônio é composta por vários gases atmosféricos diferentes, que ficam localizados entre aproximadamente 20 km e 35 km de altitude. Sendo assim, na estratosfera.

A principal função dessa camada é filtrar os raios nocivos do Sol. Com isso, ao impedir que os raios UV-A, UV-B e UV-C (ultravioletas) passem, a Terra consegue manter a vida em equilíbrio.

Qual a importância da camada de ozônio

Imagem de céu em por do sol e barco na água para ilustrar artigo sobre camada de ozonio exercicios

Apenas dizer que a camada é responsável por manter o equilíbrio na Terra comprova a importância de sua existência. 

Contudo, a função primária da camada em filtrar os raios, acaba permitindo que a Terra se aqueça e ao mesmo tempo consiga manter o seu calor pra que a vida seja possível.

Muito diferente do que a maioria das pessoas acredita, a sua existência não causa o efeito estufa, mas sim os danos causados a ela. 

A destruição da camada de ozônio acontece pela emissão de gases CFC em excesso na atmosfera, que tem efeito nocivo tanto pra o planeta, quanto pra a saúde.

Portanto, pensar na importância da camada de ozônio está totalmente ligado à saúde, ao equilíbrio da vida na Terra e também ao próprio funcionamento dos ecossistemas.

Como é formada a camada de ozônio – resumo

Imagem de praia com gaivotas voando para ilustrar artigo sobre camada de ozonio exercicios

Na atmosfera, a quantidade de O3 presente se modifica constantemente. Portanto, como ela recebe a ação dos raios do Sol constantemente, a sua concentração acaba sofrendo alterações.

Entretanto, essas alterações são responsáveis por promover a separação do oxigênio que está presente no ozônio. O resultado disso é mais gás oxigênio.

Além disso, toda a degradação que acontece na camada de ozônio, o recebimento dos raios e dos gases nocivos, promovem a quebra de algumas moléculas do próprio O2

Sendo assim, as moléculas de  oxigênio que ficam livres interagem com outras moléculas de oxigênio.

Essa união de várias moléculas de oxigênio é o que constrói o gás ozônio. Contudo, como dito anteriormente, a camada se modifica constantemente e esse processo acontece naturalmente.

Substâncias que prejudicam a camada de ozônio

Imagem de árvore no campo por do sol para ilustrar artigo sobre camada de ozonio exercicios

Algumas substâncias químicas também ajudam a degradar e prejudicam a camada de ozônio. Entre elas estão o óxido nítrico (NO). A substância é produzida pela queima dos combustíveis fósseis.

Além disso, também existe o óxido nitroso (N2O), que é gerado nas indústrias químicas e também eliminado nos escapamentos dos veículos. 

O dióxido de carbono (CO2) é outro vilão que prejudica a camada, mas ele é produzido pelas reações químicas causadas pela combustão.

Enquanto isso, também existe o clorofluorcarbono (CFC), uma das substâncias mais nocivas pra a camada. Está presente em produtos aerossóis como desodorantes. 

Além disso, esse produto também é usado pra produção de plásticos, acessórios e equipamentos do setor de refrigeração.

Camada de ozônio – exercícios

Imagem de meio amniente para ilustrar artigo sobre camada de ozonio exercicios

É muito comum que questões sobre esse assunto caiam em provas e vestibulares. Além da importância da camada de ozônio, ainda é importante entender e conhecer as substâncias que podem prejudicá-la.

Todas as substâncias citadas têm suas moléculas decompostas quando são atingidas pela radiação solar. Com isso, seus átomos ficam livres pela atmosfera, entrando em contato com as moléculas de ozônio.

Como essas misturas vão prejudicar a formação e a concentração de ozônio na atmosfera, a filtragem dos raios ultravioletas vai ficando prejudicada.

Pra praticar um pouco mais os conhecimentos, veja abaixo alguns exercícios de camada de ozônio e responda com tudo o que aprendeu até agora. A resposta correta estará em negrito.

Questão 1

Várias instituições que estão ligadas à proteção do meio ambiente vêm fazendo muita pressão pra que a indústria reduza o uso de gases CFC. Isso acontece devido ao fato de que:

  • a) os gases CFC reagem com o H2O e produz a chuva ácida.
  • b) eles podem escapar pro espaço e provocar uma inversão térmica.
  • c) reagem com o oxigênio em pressões mais baixas e produzem ozônio.
  • d) se unem ao O2 e reagem, produzindo o CO2, o que agrava e prejudica o efeito estufa.
  • e) sob a ação dos raios solares se tornam átomos livres e reagem com o ozônio.

Questão 2

Muito se fala sobre a destruição da camada de ozônio. Por ser um problema preocupante pra vida na Terra, a região da estratosfera desempenha um grande papel no que diz respeito à absorção da radiação do sol.

O excesso desses raios ultravioleta na Terra, causaria grandes prejuízos na saúde dos seres vivos. Dentre os principais danos, pode-se apontar vários, exceto:

  • a) catarata.
  • b) envelhecimento precoce da pele.
  • c) osteoporose.
  • d) redução da eficácia do sistema imunológico.
  • e) câncer de pele.

Questão 3

Se a camada de ozônio fosse destruída, ela provocaria o aumento da passagem dos raios solares para a Terra. Sendo assim, essa ação acarretaria em uma diminuição de ozônio em sua concentração na atmosfera.

Portanto, muitos impactos poderiam ser causados com essa alteração. Analise as opções abaixo e escolha a alternativa incorreta pras alterações causadas na Terra.

  • a) Raios UV entrando em grande quantidade na Terra prejudicam o crescimento e desenvolvimento de plantas. Principalmente devido ao processo de fotossíntese.
  • b) O aumento da entrada de raios ultravioletas provocaria câncer de pele e envelhecimento precoce.
  • c) O excesso de raios solares pode causar um desequilíbrio na fauna, prejudicando animais e outros seres, inclusive com alterações de DNA.
  • d) Se a quantidade de raios ultravioletas aumenta, isso se torna uma grande contribuição pra o aquecimento global.

Questão 4

Escolha a opção que mostra o principal gás responsável pela destruição da camada de ozônio na atmosfera?

  • a) Metano
  • b) CFC
  • c) HFC
  • d) CO2

E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui com a gente. 

Além disso, não esqueça de vir conhecer mais artigos do nosso blog!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Biologia - Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você