No contexto do Enem, a relação entre cultura e comportamento desempenha um papel crucial. A cultura molda nossos valores, normas e crenças, influenciando diretamente nossas escolhas e atitudes.
Ao examinar como a cultura afeta o comportamento, somos capazes de analisar questões tão diversas quanto diversidade cultural, preconceito, identidade de gênero, sustentabilidade, entre outros desafios globais.
Abaixo confira algumas questões sobre cultura e comportamento com o gabarito e se preparare para o Enem, onde a análise crítica e a compreensão sociocultural são habilidades essenciais.
Questões sobre Cultura e Comportamento
Questão 1 – (ENEM 2013)
O sociólogo espanhol Manuel Castells sustenta que a comunicação de valores e a mobilização em torno do sentido são fundamentais. Os movimentos culturais (entendidos como movimentos que têm como objetivo defender ou propor modos próprios de vida e sentido) constroem-se em torno de sistemas de comunicação – essencialmente a internet e os meios de comunicação – porque esta é a principal via que esses movimentos encontram para chegar àquelas pessoas que podem eventualmente partilhar os seus valores, e a partir daqui atuar na consciência da sociedade no seu conjunto”.
Disponível em: www.compolitica.org. Acesso em: 2 mar. 2012 (adaptado).
Em 2011, após uma forte mobilização popular via redes sociais, houve a queda do governo de Hosni Mubarak no Egito. Esse evento ratifica o argumento de que
A) a internet atribui verdadeiros valores culturais aos seus usuários.
B) a consciência das sociedades foi estabelecida com o advento da internet.
C) a revolução tecnológica tem como principal objetivo a deposição de governantes antidemocráticos.
D) os recursos tecnológicos estão a serviço dos opressores e do fortalecimento de suas práticas políticas.
E) os sistemas de comunicação são mecanismos importantes, de adesão e compartilhamento de valores sociais
Questão 2 – (ENEM 2014)
Opportunity é o nome de um veículo explorador que aterrissou em Marte com a missão de enviar informações à Terra. A charge apresenta uma crítica ao (à):
a) gasto exagerado com o envio de robôs a outros planetas.
b) exploração indiscriminada de outros planetas.
c) circulação digital excessiva a autorretratos.
d) vulgarização das descobertas espaciais.
e) mecanização das atividades humanas.
Questão 3 – (ENEM 2013)
CAULOS. Disponível em: www.caulos.com. Acesso em 24 set. 2011.
O cartum faz uma crítica social. A figura destacada está em oposição às outras e representa a:
a) a opressão das minorias sociais.
b) carência de recursos tecnológicos.
c) falta de liberdade de expressão.
d) defesa da qualificação profissional.
e) reação ao controle do pensamento coletivo.
Questão 4 – (Enem 2014)
Parecer CNE/CP nº 3/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Procura-se oferecer uma resposta, entre outras, na área da educação, à demanda da população afrodescendente, no sentido de políticas de ações afirmativas. Propõe a divulgação e a produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial — descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos — para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos igualmente tenham seus direitos garantidos.
(BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: www.semesp.org.br. Acesso em: 21 nov. 2013).
A orientação adotada por esse parecer fundamenta uma política pública e associa o princípio da inclusão social a:
a) práticas de valorização identitária.
b) medidas de compensação econômica.
c) dispositivos de liberdade de expressão.
d) estratégias de qualificação profissional.
e) instrumentos de modernização jurídica.
Questão 5 – (Enem 2013)
Tenho 44 anos e presenciei uma transformação impressionante na condição de homens e mulheres gays nos Estados Unidos. Quando nasci, relações homossexuais eram ilegais em todos os Estados Unidos, menos Illinois. Gays e lésbicas não podiam trabalhar no governo federal. Não havia nenhum político abertamente gay. Alguns homossexuais não assumidos ocupavam posições de poder, mas a tendência era eles tornarem as coisas ainda piores para seus semelhantes.
(ROSS, A. “Na máquina do tempo”. Época, ed. 766, 28 jan. 2013.)
A dimensão política da transformação sugerida no texto teve como condição necessária a:
a) ampliação da noção de cidadania.
b) reformulação de concepções religiosas.
c) manutenção de ideologias conservadoras.
d) implantação de cotas nas listas partidárias.
e) alteração da composição étnica da população.
Questão 6 – (Enem 2014)
No Brasil, a origem do funk e do hip-hop remonta aos anos 1970, quando da proliferação dos chamados “bailes black” nas periferias dos grandes centros urbanos. Embalados pela black music americana, milhares de jovens encontravam nos bailes de final de semana uma alternativa de lazer antes inexistente. Em cidades como o Rio de Janeiro ou São Paulo, formavam-se equipes de som que promoviam bailes onde foi se disseminando um estilo que buscava a valorização da cultura negra, tanto na música como nas roupas e nos penteados. No Rio de Janeiro ficou conhecido como “Black Rio”. A indústria fonográfica descobriu o filão e, lançando discos de “equipe” com as músicas de sucesso nos bailes, difundia a moda pelo restante do país.
(DAYRELL, J. A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da juventude. Belo Horizonte: UFMG, 2005).
A presença da cultura hip-hop no Brasil caracteriza-se como uma forma de
a) lazer gerada pela diversidade de práticas artísticas nas periferias urbanas.
b) entretenimento inventada pela indústria fonográfica nacional.
c) subversão de sua proposta original já nos primeiros bailes.
d) afirmação de identidade dos jovens que a praticam.
e) reprodução da cultura musical norte-americana.
Gabarito
Resposta e comentário da questão 1:
Resposta: E
Comentário: O texto faz uma defesa da utilização da internet como meio de propagação de ideologias, o que pode, eventualmente, culminar em grandes mobilizações, já que, através das redes sociais, por exemplo, pode haver uma partilha de valores e, posteriormente, uma ampliação da consciência da sociedade em seu conjunto.
Basicamente, o texto ilustra o que aconteceu na primavera árabe, no ano de 2011, que, entre outras coisas, foi responsável pela queda da ditadura de Hosni Mubarak no Egito. Todas as alternativas são falaciosas, exceto a alternativa E. Vamos analisar uma por uma para descobrir onde estão as inconsistências:
a) e b) A internet não é responsável por atribuir valores culturais ou estabelecer a consciência das sociedades, como dizem as alternativas, mas apenas por facilitar esses processos;
c) O objetivo da revolução tecnológica não é depor governantes antidemocráticos. Porém, essa foi a consequência do uso pelo povo do Egito.
d) O exemplo da Primavera Árabe prova exatamente o contrário do que encontramos nessa assertiva.
Resposta e comentário da questão 2:
Resposta: C
Comentário: A imagem apresenta o robô da NASA registrando imagens de marte através dos autorretratos, as famosas selfies, fazendo uma sátira ao comportamento dos seres humanos da pós modernidade que postam selfies indiscriminadamente nas redes sociais, preferindo registrar a si mesmo. Não faria diferente o robô criado pelas mãos pós modernas: registrou a si mesmo, e não Marte. Alternativa C é a correta.
Resposta e comentário da questão 3:
Resposta: E
Comentário: Nesta questão é dado um cartum e é pedido que se responda o que representa a figura em destaque. Logo na primeira frase do enunciado a questão já dá uma dica: trata-se de uma crítica social. Reunindo estes pequenos conteúdos dados e inserindo-os no âmbito social já é possível inferir que as figuras iguais apresentam um sintoma em comum.
Além de serem iguais, são movidos a corda (pra quem nasceu no século XXI ou nos últimos suspiros do sec. XX talvez não esteja exatamente familiarizado com esta criação.
Basicamente, quando se dá corda em um brinquedo eles fazem movimentos repetitivos e robóticos para se locomover). Apenas um elemento parece se locomover na direção contrária,não precisando de corda para isso, além de ter uma cor diferenciada, o que nos leva a pensar que é este indivíduo quem está rompendo com o padrão daquela sociedade, descolando-se da massificação do comportamento.
Este indivíduo rompeu um padrão vigente. Portanto, este cartum critica nossa sociedade, que se mostra cada vez mais pragmática e rígida. Vamos analisar uma por uma das alternativas:
a) Incorreta. Não há, na imagem, apesar da cor diferenciada dos bonecos, um destaque para a questão racial.
b) Incorreta. A corda não está associada ao tipo obsoleto de mecânica, mas ao movimento induzido e repetitivo a que lhe é atribuído.
c) Incorreta. Como já foi mencionado, o elemento está visivelmente percorrendo seu caminho sem grandes problemas. Não está sendo reprimido ou censurado. Não há, tampouco, obstáculos físicos que possam impedi-lo de se locomover.
d) Incorreta. Na realidade, não fossem as cordas, poderíamos interpretar o cartum dessa maneira. Porém, com a presença delas, não há outra interpretação possível senão o conceito de movimento induzido e repetitivo, não havendo possibilidade de analogia com qualificação profissional.
e) Correta. O vocábulo “reação” se encaixa perfeitamente na definição da atitude do elemento em destaque, já que ele está no contra-fluxo dos seus semelhantes, não precisando de nenhum controle – representado pela corda.
Resposta e comentário da questão 4:
Resposta: A
Comentário:
a) O texto apresenta o parecer em questão como um modo de gerar orgulho e sentimento de pertencimento aos grupos de minorias abordados, sendo assim existe a prática de valorização identitária.
b) O texto não aborda nenhum tipo de medida econômica.
c) A liberdade de expressão já é uma realidade nacional. O parecer do CNE visa a valorização cultural.
d) O texto não aborda nenhum tipo de estratégia de qualificação profissional.
e) Essa é uma resolução que só abrange a educação, de modo que não é útil como instrumentos de modernização jurídica em geral.
Resposta e comentário da questão 5:
Resposta: A
Comentário:
a) O texto trata da ampliação da noção de cidadania, pois todos os cidadãos são iguais. Se as minorias, independentes de suas peculiaridades, recebem cidadania, tornam-se iguais a todos.
b) O Estado americano é laico.
c) As ideologias conservadoras eram favoráveis à exclusão dos homossexuais.
d) Não houve cotas para homossexuais.
e) A noção de etnia não tem nenhuma relação com o texto.
Resposta e comentário da questão 6:
Resposta: D
Comentário:
a) Não havia lazer gerado pela diversidade de práticas artísticas, pelo contrário, os “bailes black” eram uma das poucas alternativas de lazer, antes inexistente.
b) Esses bailes foram inspirados pela black music americana.
c) Não houve subversão, apenas difusão da moda americana.
d) Correta. Havia a necessidade dos meninos das periferias paulistanas e cariocas de verem a cultura negra mais valorizada.
e) Houve uma “adaptação” do estilo americano para o brasileiro.
Assista também o vídeo que fala sobre cultura
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