Você provavelmente já ouviu o termo “branding”, mas sabe como ele ajuda a impulsionar uma marca e montar sua estratégia? Todas as marcas, das menores às gigantes, usam branding em seu marketing e, com isso, posicionam-se no mercado e dialogam com os consumidores. Que tal aprender a fazer isso, hein?
Quer saber como fazer branding e criar uma estratégia de marca para conquistar a mente e o coração dos consumidores? Ou, ainda, ter boas ideias para aplicar ao seu negócio?
A gente te dá uma força nisso e ainda explica como você pode aprimorar seus conhecimentos em branding de forma simples e rápida!
O que é e como fazer branding?
Branding é o conjunto de ações destinadas a estabelecer o posicionamento, o propósito e os valores da marca. Seu objetivo é despertar sensações e criar conexões, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.
Sabe quando você pensa em uma marca e imediatamente vem uma imagem relacionada a ela? Pode ser uma cor, as letras do logo, sons ou formas – tudo isso é branding, fundamental para que uma marca seja reconhecida e admirada.
A criação de um logotipo, escolha da fonte, discurso, tom de voz, valores da empresa, jingles, pessoas que serão representadas e outros tantos aspectos ajudam a construir a personalidade de uma marca na mente do consumidor por meio de percepções e sensações.
Para se estabelecer e criar conexão com o consumidor, a estratégia de marca precisa atender às expectativas, memórias e histórias do cliente, fazendo com que ele escolha o seu produto em detrimento de outro.
Por que é importante entender de branding?
Atualmente, com a globalização, há muito mais competitividade entre as marcas. Por isso, criar diferenciais e se conectar ao consumidor é essencial para se destacar.
Boa parte das pessoas está disposta a pagar mais por um produto de uma marca que se conecte com elas a partir de um propósito em comum, sabia? E esse movimento tem ganhado cada vez mais força.
Quem estuda estratégias de branding e consegue aplicá-las cria identificação com as pessoas, com suas histórias e suas causas. Isso resulta na aquisição de novos clientes fiéis e devotados à marca – algo muito valioso hoje em dia.
Há várias formas de se trabalhar branding na internet, por exemplo. Algumas delas são:
- Identidade visual: logo, estilo de foto, fontes, cores, etc.
- Estratégia: como o propósito é transmitido, criando conexão real com o cliente;
- Conteúdo: traz visibilidade e autoridade à empresa.
É claro que esses pilares englobam uma série de conhecimentos, habilidades e tendências e os melhores profissionais dominam esses temas como ninguém.
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