Blog Descomplica
estratégia de branding

Descubra como fazer uma estratégia de branding

Atualizado em

Compartilhe

Você provavelmente já ouviu o termo “branding”, mas sabe como ele ajuda a impulsionar uma marca e montar sua estratégia? Todas as marcas, das menores às gigantes, usam branding em seu marketing e, com isso, posicionam-se no mercado e dialogam com os consumidores. Que tal aprender a fazer isso, hein?

Quer saber como fazer branding e criar uma estratégia de marca para conquistar a mente e o coração dos consumidores? Ou, ainda, ter boas ideias para aplicar ao seu negócio? 

A gente te dá uma força nisso e ainda explica como você pode aprimorar seus conhecimentos em branding de forma simples e rápida!

O que é e como fazer branding?

Branding é o conjunto de ações destinadas a estabelecer o posicionamento, o propósito e os valores da marca. Seu objetivo é despertar sensações e criar conexões, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.

Sabe quando você pensa em uma marca e imediatamente vem uma imagem relacionada a ela? Pode ser uma cor, as letras do logo, sons ou formas – tudo isso é branding, fundamental para que uma marca seja reconhecida e admirada. 

A criação de um logotipo, escolha da fonte, discurso, tom de voz, valores da empresa, jingles, pessoas que serão representadas e outros tantos aspectos ajudam a construir a personalidade de uma marca na mente do consumidor por meio de percepções e sensações.

Para se estabelecer e criar conexão com o consumidor, a estratégia de marca precisa atender às expectativas, memórias e histórias do cliente, fazendo com que ele escolha o seu produto em detrimento de outro. 

Por que é importante entender de branding?

Atualmente, com a globalização, há muito mais competitividade entre as marcas. Por isso, criar diferenciais e se conectar ao consumidor é essencial para se destacar. 

Boa parte das pessoas está disposta a pagar mais por um produto de uma marca que se conecte com elas a partir de um propósito em comum, sabia? E esse movimento tem ganhado cada vez mais força.

Quem estuda estratégias de branding e consegue aplicá-las cria identificação com as pessoas, com suas histórias e suas causas. Isso resulta na aquisição de novos clientes fiéis e devotados à marca – algo muito valioso hoje em dia.

Há várias formas de se trabalhar branding na internet, por exemplo. Algumas delas são:

  1. Identidade visual: logo, estilo de foto, fontes, cores, etc.
  2. Estratégia: como o propósito é transmitido, criando conexão real com o cliente;
  3. Conteúdo: traz visibilidade e autoridade à empresa. 

É claro que esses pilares englobam uma série de conhecimentos, habilidades e tendências e os melhores profissionais dominam esses temas como ninguém.

Quer se tornar referência no segmento de branding e conseguir evoluir na sua área de atuação? Já pensou em fazer umcurso livre da Descomplica? É online, totalmente flexível e ainda tem certificado pra você dar aquele gás na sua carreira. Vale a pena conhecê-lo melhor!

No nosso curso de branding, que tem carga horária de 30 horas e é totalmente online, você ganha acesso livre por um ano, 20 exercícios e certificado. Não vai perder, né?

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você