Blog Descomplica

Erro na inscrição do Encceja: o que fazer?

Atualizado em

Compartilhe

Você se inscreveu para fazer o Encceja e, no sistema, aparece que a inscrição não está confirmada? Esse e outros erros na inscrição do Encceja podem acontecer e assustar alguns candidatos, mas saiba que há formas de corrigir esses problemas.   

Afinal de contas, por que recebo a mensagem de erro na inscrição do Enem? Se essa for a sua dúvida, nós vamos te ajudar! Aliás, é importante dizer que erros e bugs na inscrição para o Encceja podem acontecer e não necessariamente significam que você não está inscrito para a prova.

Quer conhecer os principais erros e bugs na inscrição do Encceja? Veja quais são eles e como resolver esses problemas!

Por que a inscrição do Encceja aparece como “não confirmada”?

Para muitos candidatos, a inscrição aparece como concluída com sucesso. Entretanto, mais abaixo, surge o status de situação da inscrição não confirmada.

O principal motivo para que isso aconteça é uma falha e um congestionamento no site do Inep, órgão que organiza e promove o exame. 

Imagine que, no momento da inscrição, milhões de participantes interessados em fazer o Encceja estejam acessando o portal ao mesmo tempo. Eles, então, podem enfrentar essa instabilidade que, geralmente, é resolvida rapidamente.

Principais falhas e bugs na inscrição para o Encceja

Durante os anos de realização do Encceja, foi possível reunir as principais falhas e mensagens de erros que os participantes enfrentam. A seguir, confira os bugs na inscrição do Encceja e o que fazer se eles aparecerem para você!

BUG: Fiz a inscrição para o Encceja do ano anterior, mas não compareci, não justifiquei ausência e tenho que pagar R$ 40 de taxa de ressarcimento. Entretanto, não consegui gerar o boleto.

SOLUÇÃO: siga o passo a passo de como gerar o boleto na página do participante do Encceja:

Entre no site do Inep e, depois, no portal Gov.br;

Crie uma conta única se ainda não for cadastrado ou insira os seus dados de acesso;

No portal do Encceja, clique na Página do Participante, em Boleto de Cobrança, na aba à esquerda, e, por fim, gere o boleto.

BUG: Tenho 15 anos e a página diz “participante não possui idade mínima para a realização do exame do Ensino Fundamental”.

SOLUÇÃO: este erro acontece com muitas pessoas. Geralmente, a causa é uma falha no sistema, que não foi atualizado. Recomendamos que você espere alguns dias até que o problema seja resolvido e tente novamente fazer a inscrição.

O mesmo acontece com que completou 18 anos, mas não consegue acessar a opção de fazer o exame do Ensino Médio.

BUG: Site do Encceja não pediu para que eu cadastrasse a senha

SOLUÇÃO: muitos inscritos afirmaram que concluíram a sua inscrição e não cadastram senha. Isso acontece porque, desde 2020, o site do Inep mudou para Gov.br. Então, se você já tiver uma conta ali, ela funciona também para o Inep. 

BUG: Não consigo entrar na página do participante

SOLUÇÃO: O ideal é usar o navegador Chrome para acessar a página do participante do Encceja.

Se mesmo assim não resolver, no portal do Inep, clique para entrar com GOV.BR, cadastre seu CPF e senha. Depois, volte a entrar com GOV.BR de novo.

BUG: Recebi a mensagem de dados inválidos

SOLUÇÃO: Alguns participantes nem conseguem entrar no sistema para se inscrever, porque recebem a mensagem de dados inválidos. Em geral, esse problema acontece porque CPF e data de nascimento não combinam.

Se isso acontecer, é preciso ligar no número 0800 616161 para falar com o atendimento do Ministério da Educação.

BUG:Inscrição para o Encceja não foi feita

SOLUÇÃO: Se você já cadastrou seu CPF no Gov.br e receber esta mensagem, será preciso se inscrever de novo. Depois da inscrição concluída com sucesso, você pode acessar novamente o portal do governo para consultar, acompanhar, alterar sua inscrição, inclusive nível certificador, de Ensino Fundamental para Ensino Médio, gerar GRU, etc.

Se a mensagem de erro continuar, continue atualizando a página.

BUG: Na etapa final, não consegui salvar minha inscrição

Depois de clicar no botão Salvar, a página não carrega! Se esse for o seu problema, tente o processo novamente em alguns dias. Provavelmente, trata-se de um problema técnico, que será corrigido pelo Inep. 

Acha que seu problema não é nenhum desses e não consegue fazer a inscrição para o Encceja? Então, vale ligar para o 0800 616161 e reportar esse erro técnico.

O Descomplica é parceiro de quem vai prestar o Encceja. Temos cursos online para o Encceja que vão te deixar super pronto para o exame. Vem conhecer!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você