Blog Descomplica

ENEM 2010: O Trabalho na Construção da Dignidade Humana

Atualizado em

Compartilhe

O tema da redação do ENEM sempre é cercado de expectativas. Mas para se preparar para essa parte da prova, nada melhor do que ver os assuntos já trabalhados. Na redação de 2010, por exemplo, o tema foi: o trabalho na construção da dignidade humana. Saberia fazer a redação?

SAIBA TUDO SOBRE O SISU 2018!

Confira um exemplo de como o assunto poderia ser trabalho de acordo com as regras exigidas no Exame Nacional do Ensino Médio e inspire-se para as próximas provas.

Modelo de redação sobre o trabalho na construção da dignidade humana

Lembrem-se de que esse texto não é um “gabarito”, mas pode ser considerado como uma possibilidade entre várias argumentações.

Título sugerido

Valores circunstanciais

Exemplo de redação

Na atualidade, estamos cercados de clichês que dizem que o trabalho enobrece o homem”. Se, de fato, o dogma estabelecido é aquele que afirma que precisamos estudar, entrar em uma boa universidade e conseguir um bom emprego, deveríamos acreditar nessas máximas. Entretanto, as circunstâncias ditam, por vezes, o contrário, e nem sempre o trabalho é capaz de construir a dignidade humana sozinho.

Primeiramente, é necessário analisar como existem, não só na sociedade contemporânea, mas ao longo da história, casos constantes de negação do trabalho na edificação dessa dignidade. Durante séculos, a escravidão foi uma realidade em todo o mundo, e no Brasil ela se perpetuou por muito tempo. Ainda não se pode dizer que foi extinta, já que existem casos atuais em nosso país, o que compromete diretamente os direitos humanos ao tratar pessoas como objetos. Além disso, no presente, casos de corrupção, e do famoso “ganhar dinheiro fácil”, passam a ideia de que trabalhar para obter algo pode não ser o caminho.

Tem também o contexto capitalista circundante, no qual o mercado de trabalho é altamente competitivo. Na falta de uma educação de base de qualidade, aqueles menos abastados têm pouca ou nenhuma chance de alcançar o ensino superior e, então, lutar por um bom emprego. Dessa forma, muitos optam por caminhos alternativos, como o trabalho irregular e, muitas vezes, o crime, para sobreviver. A falta de oportunidades para todos maximiza alguns sérios problemas urbanos e compromete a máxima, pois passa a impressão de que quem não trabalha é indigno.

Por fim, para compreender a importância do trabalho na construção da dignidade humana, se faz coerente uma breve análise do contexto social. Em uma sociedade de rótulos, na qual o ter em detrimento do ser é a regra a ser seguida, e muitos são valorizados mais pela conta bancária do que por méritos de caráter, empregos que possibilitam a obtenção de grandes somas de dinheiro fazem com que o trabalhador seja mais valorizado do que os demais. A dignidade humana é, então, medida não somente por meio do trabalho, mas pela remuneração dele.

Dessa forma, no que diz respeito à dignidade humana por meio do trabalho, é necessário entendermos que os valores passados à sociedade são circunstanciais. Se nossas universidades já são boas, o governo precisa, então, investir em educação pública de base, para que membros de todas as classes sociais possam ter acesso a oportunidades de maneira igual. Além disso, rótulos superficiais precisam ser derrubados, pois passam impressões errôneas e perigosas. A meritocracia pode e deve vir como fruto do trabalho, e é o caminho mais justo a ser seguido.

O que achou dessa redação sobre o trabalho na construção da dignidade humana? Mudaria alguma parte? Para aprender mais, continue navegando pelo Descomplica, o blog do Descomplica, e confira diversos outros modelos de redação que podem te ajudar.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Redação - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você