Blog Descomplica

Ditadura Militar no Brasil: resumo para o Enem

Confira o conteúdo sobre Ditadura Militar no Brasil: resumo do que foi, como aconteceu e quais as suas consequências. Arrase no Enem!

Atualizado em

Compartilhe

A Ditadura Militar foi um período muito conturbado e cheio de marcos. Muita coisa aconteceu, mas nada que um resumo sobre Ditadura Militar no Brasil não possa resolver!

Esse foi um período bem tenso da nossa história, que terminou só em 1985 (tipo ontem, meu!). Ela teve início em 1964 e até hoje é um assunto bastante cobrado no Enem, então, vale a pena conhecer o que foi a ditadura no Brasil e quais foram suas consequências.

Além disso, é importante entender como a Ditadura Militar cai no Enem e conhecer algumas questões sobre o tema que já caíram no exame. Se liga!

Ditadura Militar no Brasil: resumo de como teve início

A ditadura foi iniciada pela derrubada do presidente João Goulart, o Jango. Ele tinha assumido a presidência em setembro de 1961, depois da renúncia de Jânio Quadros. 

Acontece que o cenário político brasileiro não era dos melhores, especialmente porque um partido conservador — União Democrática Nacional (UDN) — incentivava ações golpistas no País.

O golpe de 1964 foi uma forma de promover a derrubada do trabalhismo no Brasil – um projeto político que atuava pelo bem-estar social com a utilização de políticas pró-povo. 

João Goulart foi um dos grandes símbolos dessa política trabalhista, mas militares e grupos conservadores não aceitavam que ele assumisse a presidência. Ele, inclusive, assumiu sob um regime parlamentarista, que o deixava sem poderes.

Em 1963, o Brasil retornou ao presidencialismo e Jango apresentou um programa de reformas bastante extenso, que mexiam com áreas e problemas estruturais do País. Esse programa e outros elevaram a tensão, favorecendo o golpe. 

O golpe teve início quando um grupamento militar em Juiz de Fora, Minas Gerais, rebelou-se e marchou na direção do Rio de Janeiro a partir de 31 de março de 1964. 

Outras forças militares também se mobilizaram, não houve reação por parte de Jango, e, em 1 de abril, os parlamentares brasileiros declararam que o cargo de presidente estava vago.

Resumo sobre a época

Resumir esse período é uma tarefa bem difícil, mas a gente vai te ajudar! 

É o seguinte: a Ditadura Militar durou 21 anos (de 1964 a 1985), e foi um período autoritário, que teve início com o golpe de 1964 e só foi encerrado com a eleição de Tancredo Neves, em 1985. 

A ditadura pegou pesado com a galera e foi marcada por censura, autoritarismo, perseguição contra cidadãos brasileiros com cassações, prisões ilegais, tortura física e psicológica, além de assassinato.

A Ditadura Militar no Enem é cobrada tendo sempre como foco o viés humano da coisa. Isso porque esse foi um dos períodos da nossa história que mais violou os Direitos Humanos e até hoje reverbera como um mau exemplo de governo.

Valores como democracia, Direitos Humanos e igualdade social estão bastante em alta no Enem, então, vale a pena prestar atenção nisso!

O que foi a Ditadura Militar?

Como já dissemos acima, a Ditadura aconteceu entre 1964 e 1985. Nesse período, o Brasil foi governado por presidentes que detinham uma grande centralização de poder. Foram cinco os presidentes do Brasil no período ditatorial.

Os cinco militares que governaram o Brasil durante a ditadura foram:

Humberto Castello Branco (1964-1967)

Artur da Costa e Silva (1967-69)

Emílio Médici (1969-1974)

 Ernesto Geisel (1974-1979)

João Figueiredo (1979-1985)

Durante todos esses anos, não havia liberdade de expressão e os presidentes detinham poderes autocráticos. Houve uma forte perseguição de cidadãos brasileiros, marcada por ações como sequestro, tortura e desaparecimento de cadáveres.

Muita gente também teve seus direitos políticos cassados, perdeu seus empregos ou foi expulso do País. Tinha até atentado a bomba, como o famoso Atentado do Riocentro, em 1981.

Outro ponto importante da Ditadura Militar foram os Atos Institucionais, que permitiam a cassação de direitos de civis e parlamentares, as prisões arbitrárias e outras medidas autoritárias. O mais conhecido é o AI-5, decretado em dezembro de 1968. 

Havia, ainda, um bipartidarismo depois do AI-2, que determinou o fechamento de todos os partidos que surgiram no Brasil durante o período da Quarta República. 

Surgiram, então, a Aliança Renovadora Nacional (Arena) representando os militares, e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), representando uma oposição consentida.

Na economia, destacamos o período do Milagre Econômico, que aconteceu entre 1969 e 1973. Ele teve origem em uma política desenvolvimentista aplicada a partir do governo de Castello Branco e resultou em altas taxas de crescimento anual. 

O resultado desse período não foi dos melhores, já que o poder de compra da população diminuiu.

O fim da Ditadura Militar no Brasil aconteceu em 1985, após uma eleição indireta decorrente da pressão pela abertura democrática do País. 

Foi então que Tancredo Neves foi eleito presidente – e faleceu antes de ser empossado. Seu vice, José Sarney, assumiu o poder e iniciou o processo de reconstrução da democracia no Brasil, conhecido como Nova República.

Tá na dúvida sobre o que é mais importante estudar sobre Ditadura Militar para o Enem? Aqui, no Descomplica, você encontra esse resumão e um mapa mental incrível sobre ditadura militar! É só pegar aqui!

Tem, ainda, um vídeo incrível com um resumo sobre Ditadura Militar que a gente preparou pra você ficar por dentro de tudo o que importa sobre o tema!

Ditadura Militar no Brasil: Resumo

Ah! E também tem exercícios sobre Ditadura Militar pra você se preparar! 

Prepare-se para o Enem com quem manja do assunto. Conheça os planos de aulas online para o Enem do Descomplica!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você