Blog Descomplica
imagem de moléculas para ilustrar um texto sobre distribuição eletrônica

Distribuição eletrônica: como fazer e exercícios

O Diagrama de Linus Pauling define as regras de distribuição eletrônica. Nesse texto iremos falar sobre a distribuição eletrônica, como fazer e mostraremos 3 exercícios para você treinar. Acompanhe!

Atualizado em

Compartilhe

A distribuição eletrônica dos elementos químicos, bem como o dos seus isótopos e seus íons é fundamental para entendermos as características desses compostos, pois muitas de suas propriedades estão diretamente relacionadas às suas distribuições eletrônicas.

Fazer uma distribuição eletrônica é definir toda a configuração da eletrosfera em estudo, determinando sua quantidade de níveis, subníveis e quantidade de elétrons em cada um desses níveis e subníveis.

1. A distribuição eletrônica

A distribuição eletrônica de uma determinada espécie química é realizada através do diagrama conhecido como “Diagrama de Linus Pauling”, que determina a ordem dos subníveis de energia em sequência crescente de energia.

Ordem crescente de energia dos subníveis: 1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d 4p 5s 4d 5p 6s 4f 5d 6p 7s 5f 6d 7p

</br>

Figura 1: Ordem crescente de energia dos subníveis: 1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d 4p 5s 4d 5p 6s 4f 5d 6p 7s 5f 6d 7p

Como podemos ver no diagrama e na sequência acima, existem quatro subníveis de energia, conhecidos como s, p, d, e f, (macete: Sem Pão Da Fome) cada um desses subníveis comporta no máximo 2, 6, 10 e 14 elétrons, respectivamente. Isso significa, por exemplo, que o subnível p pode conter de 1 a 6 elétrons, nunca uma quantidade superior ao seu limite. E que todos os subníveis que pertencem ao mesmo nível de energia estão na mesma camada.

Ordem crescente de energia dos subníveis

Assista também o nosso vídeo sobre distribuição eletrônica

2. Como fazer a distribuição eletrônica de um átomo

Para fazermos a distribuição eletrônica de um átomo devemos distribuir a sua quantidade total de elétrons em seus subníveis de energia, respeitando o diagrama de Linus Pauling, preenchendo os subníveis de menor energia primeiro e conforme os for completando em suas quantidades máximas seguir para os subníveis seguintes e assim sucessivamente. Veja o exemplo a seguir:

Distribuição eletrônica do átomo de sódio(Na) em subníveis e níveis de energia:

Segundo a tabela periódica dos elementos químicos, o sódio é um elemento que no seu estado fundamental possui número atômico igual a 11, isso significa que no estado fundamental o sódio possui 11 elétrons em seu átomo neutro. Sendo assim sua distribuição eletrônica ficará:

  • Na11: possui 11 elétrons
  • Em subnível: 1s2 2s2 2p6 3s1
  • Em nível: K = 2 L = 8 M = 1

Podemos fazer o mesmo para os demais átomos.

  • O8: possui 8 elétrons
  • Em subnível: 1s2 2s2 2p4
  • Em nível: K = 2 L = 6
  • S16: possui 16 elétrons
  • Em subnível:1s2 2s2 2p6 3s2 3p4
  • Em nível: K = 2 L = 8 M = 6

Confira também o nosso vídeo sobre diagrama de Pauling

3. Como fazer a distribuição eletrônica de íons

Um íon pode ser classificado como um cátion ou como um ânion, os cátions são átomos que perderam elétrons e os ânions átomos que ganharam elétrons. Esses elétrons perdidos e ganhos devem ser levados em consideração quando vamos fazer a distribuição eletrônica de um íon.

Distribuição eletrônica em cátions

Faremos a distribuição eletrônica do seu átomo neutro e somente no final retiraremos o(s) elétron(s) perdido(s) da sua última camada. É IMPORTANTE QUE ESSA REGRA SEJA SEGUIDA. Veja os exemplos a seguir:

  • Na1+11: possui 11 elétrons.
  • Distribuição do seu átomo neutro: 1s2 2s2 2p6 3s1
  • O Na1+ possui carga 1+, isso significa que ele perdeu um elétron e que esse elétron será retirado de sua última camada, portanto, sua distribuição eletrônica será:
  • Em subnível: 1s2 2s2 2p6
  • Em nível: K = 2 L = 8

Lembre-se que a última camada é a que possui o maior nível, no caso do sódio é o nível 3 e que nem sempre o último nível é o último na sequência energética do diagrama de Linus Pauling.

Vamos ver mais um exemplo?

  • Fe2+26: possui 26 elétrons
  • Distribuição do seu átomo neutro: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d6
  • O Fe2+ possui carga 2+, isso significa que ele perdeu dois elétrons e que esses elétrons serão retirado de sua última camada, que nesse caso é o nível 4, portanto, sua distribuição eletrônica será:
  • Em subnível: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d6
  • Em nível: K = 2 L = 8 M = 14

Distribuição eletrônica em ânions

Faremos a distribuição eletrônica somando a quantidade de elétrons do seu átomo no estado fundamental mais a quantidade de elétrons ganhos.

  • O82-: possui 10 elétrons, 8 no seu estado fundamental mais 2 elétrons ganhos.
  • Em subnível: 1s2 2s2 2p6
  • Em nível: K = 2 L = 8
  • Cl17-1: possui 18 elétrons, 17 no seu estado fundamental mais 1 elétron ganho.
  • Em subnível:1s2 2s2 2p6 3s2 3p6
  • Em nível: K = 2 L = 8 M = 8

4. Distribuição eletrônica: exercícios

  1. Sabe-se que os elétrons de um átomo podem ser distribuídos em até níveis, nomeados pelas letras K, L, M, N, O, P, Q. Cada nível pode conter até 4 subníveis, denominados s, p, d, f. O número máximo de elétrons que o subnível f pode possuir é a) 14 b) 12 c) 10 d) 8 e) 6
  2. Um íon pode ser conceituado como um átomo ou grupo de átomos, com algum excesso de cargas positivas ou negativas. Nesse contexto, a distribuição eletrônica do íon Mg2+ pode ser representada corretamente por

Distribuição eletrônica - 01

a) Distribuição eletrônica - 02b) Distribuição eletrônica - 03c) Distribuição eletrônica - 04d) Distribuição eletrônica - 05e) Distribuição eletrônica - 06

  1. As propriedades das substâncias químicas podem ser previstas a partir das configurações eletrônicas dos seus elementos. De posse do número atômico, pode-se fazer a distribuição eletrônica e localizar a posição de um elemento na tabela periódica, ou mesmo prever as configurações dos seus íons.

Sendo o cálcio pertencente ao grupo dos alcalinos terrosos e possuindo número atômico Z = 20, a configuração eletrônica do seu cátion bivalente é: a) Distribuição eletrônica - 07b) Distribuição eletrônica - 08c) Distribuição eletrônica - 09d) Distribuição eletrônica - 10e) Distribuição eletrônica - 11

GABARITO

  1. A
  2. D
  3. B

Para se preparar para o ENEM e melhorar sua nota, continue lendo outros artigos sobre química!

Gostou do conteúdo? Conheça o cursinho pré-enem da Descomplica e mergulhe em um aprendizado dinâmico que vai te preparar para fazer a melhor prova da sua vida!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você