Tá em dúvida se fisioterapia vale a pena ou não sabe que carreira seguir? Tem medo de se arrepender? Acredite, a gente sabe como é sentir essa indecisão.
Por isso estamos aqui: pra te mostrar um pouco sobre ouniverso do fisioterapeuta. Antes de mais nada, esse profissional é aquele camarada que trata doenças e lesões através de massagens, ginásticas etc.
Aliás, há tantas possibilidades que a gente fica até ansioso pra contar tudo o que sabemos.
Portanto, continue a leitura e tire suas dúvidas sobre essa linda profissão!
Como é o curso de Fisioterapia
A fisioterapia é responsável por promover a reabilitação de pacientesque tiveram seus movimentos corporais comprometidos. Além disso, prevenir danos e fazer tratamentos de lesões também são focos do fisioterapeuta.
É esse profissional que vai diagnosticar e, com ajuda dos outros profissionais da saúde, vai garantir qualidade de vida pros pacientes lesionados. É ele quem vai também cuidar de problemas de má-formação, acidentes ou os famigerados problemas de postura.
Aliás, o profissional de fisioterapia também vai ajudar na recuperação de pessoas com distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios, de idosos, gestantes e várias outras pessoas com deficiências.
Grade curricular de Fisioterapia
Pra você se tornar um fisioterapeuta vai ter que aprender muito conteúdo da área de ciências biológicas. As disciplinas no começo são, geralmente, ofertadas pra todos os outros cursos de saúde: fisiologia, anatomia, bioquímica, genética etc.
Além disso, alguns conteúdos dehumanas, ciências sociais e até mesmo conhecimentos biotecnológicos são necessários pra que sua formação seja completa. Quer exemplos? Ética profissional, metodologia científica e psicologia aplicada.
Isso é importante, pois não basta conhecer as técnicas de reabilitação, mas é necessário também ser um profissional humanista e crítico.
O curso oferta aulas teóricas e práticas, afinal não adianta ver o conteúdo sem treinamento. É por isso que você sai bastante preparado pra enfrentar o mercado de trabalho.
Como são as disciplinas específicas da faculdade de fisioterapia
Talvez essa seja uma grande curiosidade sua, até porque ninguém merece ir pra um curso sem saber direito o que vai aprender nele. Cada disciplina vai complementando a outra e as práticas vão juntar tudo que você for vendo ao longo dos períodos.
Veja algumas disciplinas que estão previstas na grade curricular focadas na fisioterapia:
- Cinesiologia e biomecânica: você vai aprender sobre os movimentos humanos e usar conhecimento de mecânica pra aplicar no dia a dia;
- Método de avaliação clínica e funcional: aqui você entende como a avaliação do paciente deve ser feita, como solicitar exame e fazer a interpretação correta;
- Atenção fisioterapêutica em terapia intensiva: os pacientes internados em estado mais grave também merecem cuidado. Por isso, aqui os conhecimentos da fisioterapia são focados nesse tipo de cuidado.
Duração do curso
A fisioterapia é um curso de bacharelado, onde o estudante deve dedicar 5 anos pra aprender tudo que é necessário. O estágio é obrigatório e, assim como qualquer curso superior, pra garantir o diploma é preciso apresentar o trabalho de conclusão de curso.
Ah, não podemos esquecer de dizer que o curso pode ser feito aos poucos! Isso acontece porque você vai ter a autonomia de montar sua grade curricular do período. Então, sua rotina pode ser bem prazerosa se a organização for feita da forma certa.
Vale lembrar também que, hoje em dia, muitas faculdades oferecem o curso de forma híbrida, em que parte das aulas são dadas de forma online. Isso é mais um benefício pra você aprender de qualquer lugar e em qualquer hora do dia.
Áreas da Fisioterapia
Quando o curso é concluído você já pode sair em busca de um lugar no mercado de trabalho. Porém, se você quer mesmo ultrapassar a concorrência, nada melhor do que fazer uma especialização.
São várias áreas de atuação! Você pode trabalhar com ortopedia, cardiologia, pneumologia, dermatologia, e em áreas como fisioterapia do trabalho ou esportiva, que, respectivamente, tratam de lesões causadas pelo trabalho e de lesões em atletas.
Ainda existe a possibilidade de trabalhar com equipamentos, desenvolvendo-os e testando-os pra usá-los em sessões de fisioterapia.
Mercado de trabalho do fisioterapeuta
O mercado de fisioterapia pode crescer muito nos próximos anos, considerando que o número de idosos tende a crescer também. Além disso, é um mercado muito amplo devido às várias áreas em que o profissional pode atuar!
O problema é que existe muita concorrência neste setor, mas isso pode ser resolvido se você fizer alguma especialização, principalmente se for em alguma área menos tradicional, como oncologia, desportiva, cardiovascular etc.
Ainda, você pode trabalhar em hospitais, clínicas ou como autônomo. Se quiser, pode tentar também a área de pesquisa ou uma carreira acadêmica!
E então? A gente comentou sobre várias coisas, não é mesmo? Aposto que você vai pensar com mais calma agora que a gente abordou esse assunto.
É importante conhecer um pouco sobre a profissão que você pretende aderir. Conversar com profissionais da área e fazer testes vocacionais podem ajudar você na escolha.
Lembre-se que, uma vez no curso, precisará se empenhar. Pra isso, vale lembrar das estratégias de estudo eficazes, como: 1) elaborar um cronograma semanal de atividades; 2) usar mapas e mentais; 3) rever periodicamente suas anotações e reler os textos mais importantes e 4) reservar um tempo par lazer e descanso.
O Descomplica está aqui pro que você precisar. Somos uma empresa focada na sua aprovação e vamos oferecer todo o suporte necessário pra você conquistar seus objetivos.
E aí, gostou do conteúdo que trouxemos? Então, que tal conhecer o cursinho preparatório para o Enem da Descomplica?