Descubra Como Fazer uma Boa Redação Para o ENEM

24/06/2019 Larissa Coelho

Não importa se você é de humanas, exatas ou biológicas. Uma coisa é certa: se vai prestar ENEM, precisa saber como fazer uma boa redação. Afinal, essa é uma das mais importantes partes da prova. Selecionamos algumas dicas de ouro para quem quer garantir a nota 1000! Veja abaixo.

Dicas de como fazer uma boa redação

Calma, migo. As coisas não tem que ser difíceis. Se você ficou ligado nas nossas dicas, nossos temas de redação e nossos modelos de redação ao longo do ano, está preparadíssimo! Mas, se ainda se sente inseguro, dê uma olhada nos vídeo abaixo e nas nossas últimas dicas sobre como fazer uma boa redação.

Leve suas tralhas

Afinal, como fazer um boa redacao?

Se você quer saber como fazer uma bora redação, entenda que é importante estar preparado para tudo. Você pode ficar até cinco horas e meia fazendo sua prova e escrevendo! Por isso, tenha certeza de que tem tudo o que precisa para segurar essa barra. O primeiro passo é: junte suas tralhas e garanta que não vai esquecer nada.

Lembre-se: sua caneta deve ser preta e ter corpo transparente. Leve também pelo menos uma caneta reserva e não se acanhe em comprar o supermercado inteiro para a prova. Se seu coração diz que você precisa de cinco quilos de doces para aguentar esse perrengue, siga seu caminho e seja feliz.

Mantenha a calma

como fazer uma boa redacao

Sabemos que escrever em casa é muito diferente de escrever na hora da prova. Fazer uma redação no seu quartinho quentinho e confortável pode até ser um pouquinho complicado, mas encarar um textão numa sala apertada e abafada pode parecer uma tarefa hercúlea.

Se acalme! Nós, do Desconversa, temos certeza de que você está preparado e 100% pronto para o combate – mas o segredo de como fazer uma boa redação é não deixar o sangue ferver. Fique frio e pense bem no que você está fazendo para conseguir sua nota 1000! Por falar nisso…

Trabalhe no seu rascunho

como fazer uma boa redacao?

Dê bastante atenção ao seu rascunho. Pode riscar, rabiscar, o que quiser! Mas ponha todas as suas ideias brutas no papel e as desenvolva antes de partir para a real. Isso vai te ajudar a visualizar o que pode melhorar e até o que pode ser dispensável do texto final. Por isso, não vá na onda de quem diz que rascunho é perda de tempo! Ele pode ser o diferencial entre uma redação exemplar e um texto amador.

Mas, e para passar a limpo? Simples: organize seu tempo. Se você souber se programar direitinho para fazer todas as questões, o rascunho e depois passar tudo para o cartão-resposta e para a folha de redação, garanto que vai dar tempo de fazer tudo bem tranquilamente.

Aliás, se tem uma coisa que você tem que saber fazer para mandar bem na sua prova, essa coisa é organizar seu tempo. Respire fundo e, se precisar, monte um cronograma. Separe pelo menos uma hora para fazer seu rascunho e mais um tempinho para passar a limpo – afinal, não adianta de nada fazer alguns garranchos correndo e torcer para que o corretor entenda sua letra.

E se, depois de me preparar tanto, o tema não tiver nada a ver?

como fazer uma boa redacao

Está bem, sabemos que você se preparou o ano todo para sambar na cara dos corretores com seus conhecimentos exímios sobre a crise da água ou a questão dos refugiados. Mas você também tem que estar preparado para ser surpreendido. Ninguém esperava que a imigração fosse o tema de 2012, ou a lei seca em 2013 ou ainda a publicidade infantil em 2014! Ser pego de surpresa é normal, mas se deixar ser atingido por isso pode tirar seu chão.

Em vez disso, pense bem e lembre-se do máximo que puder sobre o tema. Se não conseguir pensar em nada, procure sinais do problema no seu cotidiano. Lembre-se que é uma argumentação, e, por isso, você precisa dar sua opinião. Não deixe que puxem seu tapete! Você é um escritor incrível e com certeza vai lacrar na sua redação!

E se eu for o único que não faz a menor ideia do que está fazendo?

como fazer uma boa redacao

Chegou aquela hora em que você olha para os lados e percebe que todo mundo está mandando ver e destruindo nos textos. A bad, é claro, bate sem dó: e se você estiver ficando para trás? E se todo mundo for muito melhor que você?

Relaxe e respire fundo. Posso te garantir que todo mundo está no mesmo barco que você. E se alguém parecer seguro demais, ou é nativo de Leão com ascendente em Virgem ou fez alguma de nossas mandingas para entrar em contato com o universo.

Se uma galera está saindo na frente, provavelmente é porque conseguiu organizar seu cronograma. Não se esqueça que nem todo mundo segue a mesma estratégia na hora de escrever: alguns já começam fazendo a redação, outros deixam para o final.

O que é mais importante para você saber é que não importa o que os outros estão fazendo: a prova do ENEM é um momento em que você entra em contato consigo mesmo. Pode ser a pior meditação do mundo, mas saiba que tudo depende apenas de você.

Ou seja, seu parceiro de sala pode mandar muito bem, mas, no final, é bem improvável que o resultado dele te afete. Por isso, R-E-L-A-X-E! Você não tem motivos para se estressar, e manter a calma pode garantir a sua vaga na faculdade!

E aí, já sabe tudo sobre como fazer uma boa redação? Dê uma olhada em nossos aquecimentos de redação para descobrir tudo sobre os temas mais badalados da atualidade!

Larissa Coelho

Larissa Coelho escreveu 3136 artigos

2 Comentários para este artigo

  • Milena
    14/10/2015

    Migo, relaxe. hahahaha melhores conselhos.

  • luana
    15/10/2015

    “Se seu coração diz que você precisa de cinco quilos de doces para aguentar esse perrengue, siga seu caminho e seja feliz” melhor dica eveeer kkkk 🙂

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *