Parece uma tarefa impossível, mas não é. Primeiro, você precisa entender o que significa essa palavrinha. Procrastinação é simplesmente adiar uma tarefa, o famoso deixar pra depois. Isso acontece, muitas vezes, por medo, falta de motivação, inércia ou por uma gratificação instantânea (jogar um joguinho, acessar o WhatsApp, ler o Facebook).
Embora seja considerada normal, traz consigo um sentimento de culpa, de vergonha por não concluirmos nossas tarefas ou responsabilidades e, muitas vezes, causa estresse, além de destruir a autoestima. Então, é bom pararmos de procrastinar. E como podemos fazer isso?
1. Procrastinatus!
Conhecer seus medos ou as razões de adiar determinada tarefa é o ponto de partida. Descubra o que está te impedindo de seguir em frente. É o medo de não obter sucesso naquela tarefa ou a falta de motivação que te impede de sair da inércia? Escreva em um papel as razões que possam estar te influenciando e reflita sobre a racionalidade de cada uma delas. Você vai descobrir que, muitas vezes, elas não fazem sentido.
2. Enfrente seus medos
Comprometa-se a mudar. Uma mentalidade positiva e decidida a enfrentar seus medos é a chave de ignição para mudar sua vida. Aproveite cada uma das ações que irão te ajudar a sair da inércia. Se você encontra dificuldade para fazer exercícios ou produzir um resumo, selecione uma lista de exercícios, pense nos conteúdos que irá encontrar naquela lista e em como poderá resolvê-los. Aproveite o momento, sem pensar no futuro, se você irá bem ou mal na lista. Fazendo um resumo ou a lista de exercícios, você pode ter finalmente entendido a matéria ou aprendido algo novo. Aproveite cada momento.
3. Crie responsabilidades e comprometimentos
Defina prazos rigorosos para você cumprir suas tarefas. Determine horários do seu dia a dia em que irá começar e terminar determinada tarefa. “Irei assistir a um módulo gravado às 08h00m e terminar o resumo até as 08h30m.” Encontre pessoas que possam te cobrar. Talvez um amigo ou seus familiares, alguém que pegue no seu pé até que aquela tarefa esteja pronta. Isso te ajuda a construir um senso de responsabilidade maior. Reúna, também, todos esses prazos em apenas um calendário. É por isso que falamos muito dos cronogramas de estudo. Eles são uma ferramenta incrível para você parar de procrastinar. Faça um pra você e não deixe de cumprir.
4. Organize seu ambiente
Às vezes, o ambiente de estudos é o que mais contribui para a procrastinação. É preciso ter postura e organização. Remova o que é desnecessário da sua mesa. Deixe apenas o essencial para você estudar. Procure desinstalar ou bloquear os aplicativos do computador e do celular que possam estar contribuindo para sua procrastinação. Quando estiver estudando, atenção plena! Desabilite as notificações ou feche as abas do navegador que não precisa utilizar naquele momento. Em uma pesquisa realizada com universitários, nos Estados Unidos, aqueles que possuíam mais de uma aba aberta no navegador e precisavam responder a um questionário pela internet demoravam, em média, 40% a mais do tempo, pois simplesmente trocavam de uma aba para outra durante a pesquisa.
5. Fique próximo de quem não procrastina
Participar de um grupo de estudo que leva a sério seu propósito é bem legal. Quando você vê seus colegas estudando, resolvendo exercícios, seguindo em frente, isso te ajuda a criar a motivação necessária para acompanhá-los. Por outro lado, quando você participa de um grupo em que as pessoas estão de bate-papo, isso acaba te influenciando a fazer o mesmo ou a não criar um senso de responsabilidade. “Ah, se eles estão fazendo isso, está tudo bem. Depois, começamos a estudar…” Não!!!! Fuja desse grupo e procure pessoas que estabeleceram grandes objetivos tal como você.