Blog Descomplica

5 dicas de Marketing Digital para você colocar em prática agora mesmo

Sabe da importância de estar na Internet, mas não sabe por onde começar? Então, confira agora as principais dicas de Marketing Digital!

Atualizado em

Compartilhe

Seja pra gerar mais vendas, fazer novos negócios ou se conectar com pessoas, a Internet é hoje, sem sombra de dúvidas, o melhor caminho pra tudo isso.

Mas, pra ter sucesso no mundo online, são necessárias boas estratégias.

Por isso, a gente preparou pra você, algumas dicas de Marketing Digital práticas, que vão te auxiliar na construção de uma boa estratégia.

Aqui, você vai saber sobre:

  1. ter uma persona
  2. criar sua marca
  3. criar conteúdo de valor
  4. ter constância 
  5. testar tudo 
Dicas de marketing digital: imagem mostra vários bonequinhos pequenos deitados em um fundo branco

1. Tenha sua persona

Persona é o nome dado pra um personagem semifictício que representa a pessoa com quem você vai se comunicar (ou um cliente ideal).

Dentre as dicas de Marketing Digital, essa aqui é extremamente importante. Afinal, se a empresa não entender pra quem está falando, pode gastar tempo e energia em pessoas que não estão nem aí pro que diz ou oferece.

Público-alvo X Persona

É normal confundir público-alvo com persona, mas essas são coisas diferentes, embora estejam conectadas. Mas, como assim?

Bem, vamos dizer que o público-alvo se trata de pessoas que consomem seu produto ou interagem com seu conteúdo.

O problema é que somente com esses dados não se tem tantos detalhes assim. Por isso, ter somente o público-alvo não é o suficiente para desenvolver uma boa estratégia de marketing.

Calma que a gente vai descomplicar pra você entender melhor: 

  • Público-alvo: várias pessoas que interagem ou compram de você.
  • Persona: o perfil semifictício criado com dados reais do público-alvo, feito com a finalidade de você interagir com ele.

Ficou mais fácil assim, né?

Dicas de marketing digita: a imagem mostra equipamentos para trabalhar paleta de cores.

2. Crie sua marca pessoal

Uma vez sabendo quem é sua persona, você pode se posicionar em diferentes canais de conteúdo, sejam eles blogs, redes sociais etc. 

Algo que precisa ficar claro estando dentro do ambiente virtual é que você deve se ver como uma marca.

Isso não tem nada a ver com ter um CNPJ, mas em se posicionar de forma profissional diante da sua audiência.

Assim, no offline, você pode ser uma pessoa comum, mas, na Internet, você é uma marca.

No Marketing, a gente chama isso de Branding, e pra você ficar por dentro e manjar mais sobre o assunto, dá uma olhadinha nesse artigo sobre gestão de marcas.

Imagem de um papel escrito the future is now por uma máquina de escrever.

3. Crie conteúdo de valor

Outra dica de Marketing Digital que você não pode deixar de fora é criar conteúdo de valor.

Isso vai nutrir sua persona e fazer com que ela te acompanhe, fazendo você atingir seus objetivos no futuro.

Mas, pra isso, não basta sair postando qualquer coisa. Você precisa entregar valor pro seu público.

E conteúdos de valor são aqueles que visam ajudar sua persona a resolver algum (ou alguns) dos seus problemas e curar suas dores.

Entendeu porque é tão importante ter sua persona? Sem ela você pode até criar conteúdo, porém será mais difícil entregar o que as pessoas verdadeiramente esperam.

A imagem mostra um quebra-cabeça branco com uma peça fora do lugar.

4. Tenha constância

Já imaginou se seu programa de TV favorito passasse só de vez em quando, sem um dia e horário específico? É provável que você desistisse de assistir, não é?

Isso pode até soar estranho, mas é muito comum acontecer no ambiente online.

Algumas pessoas desistem de criar conteúdo por inúmeras razões. Seja pela falta de planejamento, desânimo, devido ao pouco engajamento etc.

Uma coisa é certa, uma vez que a maioria dos canais digitais vivem dos conteúdos criados, eles privilegiam, por assim dizer, a constância, exibindo o conteúdo pra mais pessoas.

Mas o contrário também é verdade, ou seja, se um usuário não cria conteúdo frequentemente, os canais vão considerá-lo irrelevante e mostrar menos.

Vale lembrar que, ser constante não significa criar conteúdo todos os dias. O importante é não “sumir do mapa”, esteja presente e seja constante.

Você verá o resultado disso ao longo do tempo se seguir essa dica de Marketing Digital.

Dicas de marketing digita: a imagem mostra uma mão apontando o dedo indicador sobre algumas folhas brancas.

5. Teste tudo

Pode até parecer que, das dicas de Marketing Digital até aqui, essa seja a menos relevante. 

Porém, é exatamente essa que vai te ajudar a entender o que é pra continuar colocando em prática e o que pode ser descartado.

Afinal de contas, não existe uma “receita pronta” pro sucesso dentro do Marketing Digital.

Tudo é teste, e é bem provável que, ao longo do caminho, sua estratégia necessite de alterações.

Assim, você pode, por exemplo, postar seu conteúdo em horários diferentes, e depois observar e analisar qual deles teve mais engajamento.

Toda ação tem uma reação, e essas devem ser analisadas, aproveitadas ou deixadas de lado conforme a necessidade.

A gente espera que essas dicas de marketing digital ajudem você ou seu negócio.

Lembre-se de colocar em prática e testar, beleza?

Se você quiser se aprofundar ainda mais, tanto nesse assunto, quanto em outros, a gente recomenda fortemente fazer a inscrição no curso livre grátis de Marketing Digital.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você