Seja pra gerar mais vendas, fazer novos negócios ou se conectar com pessoas, a Internet é hoje, sem sombra de dúvidas, o melhor caminho pra tudo isso.
Mas, pra ter sucesso no mundo online, são necessárias boas estratégias.
Por isso, a gente preparou pra você, algumas dicas de Marketing Digital práticas, que vão te auxiliar na construção de uma boa estratégia.
Aqui, você vai saber sobre:
- ter uma persona
- criar sua marca
- criar conteúdo de valor
- ter constância
- testar tudo
1. Tenha sua persona
Persona é o nome dado pra um personagem semifictício que representa a pessoa com quem você vai se comunicar (ou um cliente ideal).
Dentre as dicas de Marketing Digital, essa aqui é extremamente importante. Afinal, se a empresa não entender pra quem está falando, pode gastar tempo e energia em pessoas que não estão nem aí pro que diz ou oferece.
Público-alvo X Persona
É normal confundir público-alvo com persona, mas essas são coisas diferentes, embora estejam conectadas. Mas, como assim?
Bem, vamos dizer que o público-alvo se trata de pessoas que consomem seu produto ou interagem com seu conteúdo.
O problema é que somente com esses dados não se tem tantos detalhes assim. Por isso, ter somente o público-alvo não é o suficiente para desenvolver uma boa estratégia de marketing.
Calma que a gente vai descomplicar pra você entender melhor:
- Público-alvo: várias pessoas que interagem ou compram de você.
- Persona: o perfil semifictício criado com dados reais do público-alvo, feito com a finalidade de você interagir com ele.
Ficou mais fácil assim, né?
2. Crie sua marca pessoal
Uma vez sabendo quem é sua persona, você pode se posicionar em diferentes canais de conteúdo, sejam eles blogs, redes sociais etc.
Algo que precisa ficar claro estando dentro do ambiente virtual é que você deve se ver como uma marca.
Isso não tem nada a ver com ter um CNPJ, mas em se posicionar de forma profissional diante da sua audiência.
Assim, no offline, você pode ser uma pessoa comum, mas, na Internet, você é uma marca.
No Marketing, a gente chama isso de Branding, e pra você ficar por dentro e manjar mais sobre o assunto, dá uma olhadinha nesse artigo sobre gestão de marcas.
3. Crie conteúdo de valor
Outra dica de Marketing Digital que você não pode deixar de fora é criar conteúdo de valor.
Isso vai nutrir sua persona e fazer com que ela te acompanhe, fazendo você atingir seus objetivos no futuro.
Mas, pra isso, não basta sair postando qualquer coisa. Você precisa entregar valor pro seu público.
E conteúdos de valor são aqueles que visam ajudar sua persona a resolver algum (ou alguns) dos seus problemas e curar suas dores.
Entendeu porque é tão importante ter sua persona? Sem ela você pode até criar conteúdo, porém será mais difícil entregar o que as pessoas verdadeiramente esperam.
4. Tenha constância
Já imaginou se seu programa de TV favorito passasse só de vez em quando, sem um dia e horário específico? É provável que você desistisse de assistir, não é?
Isso pode até soar estranho, mas é muito comum acontecer no ambiente online.
Algumas pessoas desistem de criar conteúdo por inúmeras razões. Seja pela falta de planejamento, desânimo, devido ao pouco engajamento etc.
Uma coisa é certa, uma vez que a maioria dos canais digitais vivem dos conteúdos criados, eles privilegiam, por assim dizer, a constância, exibindo o conteúdo pra mais pessoas.
Mas o contrário também é verdade, ou seja, se um usuário não cria conteúdo frequentemente, os canais vão considerá-lo irrelevante e mostrar menos.
Vale lembrar que, ser constante não significa criar conteúdo todos os dias. O importante é não “sumir do mapa”, esteja presente e seja constante.
Você verá o resultado disso ao longo do tempo se seguir essa dica de Marketing Digital.
5. Teste tudo
Pode até parecer que, das dicas de Marketing Digital até aqui, essa seja a menos relevante.
Porém, é exatamente essa que vai te ajudar a entender o que é pra continuar colocando em prática e o que pode ser descartado.
Afinal de contas, não existe uma “receita pronta” pro sucesso dentro do Marketing Digital.
Tudo é teste, e é bem provável que, ao longo do caminho, sua estratégia necessite de alterações.
Assim, você pode, por exemplo, postar seu conteúdo em horários diferentes, e depois observar e analisar qual deles teve mais engajamento.
Toda ação tem uma reação, e essas devem ser analisadas, aproveitadas ou deixadas de lado conforme a necessidade.
A gente espera que essas dicas de marketing digital ajudem você ou seu negócio.
Lembre-se de colocar em prática e testar, beleza?
Se você quiser se aprofundar ainda mais, tanto nesse assunto, quanto em outros, a gente recomenda fortemente fazer a inscrição no curso livre grátis de Marketing Digital.