Sabemos que o mercado de trabalho contemporâneo se apresenta cada vez mais exigente diante das inúmeras inovações que a revolução tecnológica vai revelando. A vida é uma série cheia de plot twists e se não nos mantivermos atualizados, a temporada acaba e a gente se perdeu no episódio 2.
O cenário acadêmico não está distante disso. Instituições de ensino e corpo docente precisam constantemente se renovar e falando mais especificamente do ensino superior, os cursos de pós- graduação precisam estar alinhados a objetivos pedagógicos que levem você, estudante, para o infinito e além e pensando nisso que a Descomplica Faculdade Digital implementou dois métodos avaliativos nas especializações.
Avaliação Pós descomplica
A faculdade descomplica transformou aquele conceito antigo de “prova” em laboratório de práticas acadêmicas e profissionais. Dessa forma, a pós descomplica divide as avaliações em três módulos de conteúdo e levam em consideração o nível de especificidade. Os alunos dos cursos de pós da Descomplica Faculdade Digital são avaliados através de uma prova objetiva (módulo 1), por um estudo de caso (módulo 2) e um pitch, que é uma apresentação rápida e visual de um produto, projeto ou negócio (módulo 3) ao final do curso.
Avaliação Descomplica: Prova objetiva
Em um processo gradativo e saudável, a primeira avaliação é através de uma prova objetiva, afinal, assim como as disciplinas progridem em densidade, o mesmo ocorre com as avaliações, logo, uma primeira prova em moldes já familiares, deixa a gente como estudante mais tranquilo para iniciar essa jornada.
Leia também: como o método de avaliação descomplica se divide ao longo do curso.
Estudo de caso Pós descomplica
O estudo de caso, método avaliativo do módulo 2, é o start da experiência. Chamo carinhosamente de “laboratório da vida real do especialista”, pois trazemos uma proposta baseada em um desafio do cotidiano dentro da área do curso do pós-graduando, permitindo que você coloque os conhecimentos absorvidos neste módulo em uma situação legítima, atuando como protagonista da tomada de decisão em prol do melhor resultado positivo.
Aí talvez você se ou me questione: “- Mas qual o real benefício disso?” abaixo listo os top 5 de benefícios dessa metodologia ativa de aprendizagem:
- Teoria sem prática distancia a aprendizagem de aplicabilidade efetiva, logo, trabalharmos situações-problema amadurece nossa percepção sobre determinado conteúdo ainda mais quando se trata de educação para o trabalho;
- Quando falamos de aprendizagem baseada em problema, aproximamos a realidade que, como especialistas, talvez encontremos só lááááá na frente, depois de formados, e experimentá-la previamente nos ajuda a amadurecer nosso repertório de possibilidades de solução, fontes de pesquisa, criticidade, criatividade entre outras habilidades;
- Infelizmente nem sempre teremos alguém para nos dar suporte durante um processo decisório, mas aqui conosco, você conta com um time pedagógico atencioso, parceiro e, claro, formado por mestres e doutores na área de seu curso para sanar suas dúvidas;
- O estudo de caso também é uma forma de avaliação muito flexível e democrática, isso significa que independente de você ser uma pessoa recém graduada ou já com alguns anos de formado, iniciante no mercado de trabalho ou um profissional pleno ou sênior, enfim, a simbiose entre sua proposta de solução/ideia, sua expertise e o aprendizado absorvido é viável;
- Por último, mas não menos importante, porque a vida não nos concede um laboratório de teste, mas a Descomplica sim!
Leia também o conteúdo: MBA Descomplica é bom?
Pitch pós descomplica
Por fim, a avaliação final do curso, o pitch! Um pitch é uma apresentação objetiva, persuasiva e curta com objetivo de consolidar em forma de proposta uma solução/ideia para resolver um problema específico.
Uma das grandes diferenças entre o pitch e o estudo de caso, além de serem, respectivamente, uma proposta oral e outra discursiva, é o fato do pitch ter tema livre, ou seja, alinhado à proposta/área do curso, você tem autonomia para escolher sobre qual causa, dor, inovação dentro do campo da sua pós você que se debruçar e apresentar um caminho funcional, viável, eficiente e eficaz rumo ao objetivo. Claro que persuasão, criticidade, autoconfiança, encadeamento de ideias (conteúdo da pós + expertise + vivência), gestão de tempo, comunicação e assertividade são outras habilidades aperfeiçoadas através desse método avaliativo.
Ao longo de seu percurso na pós, a gente disponibiliza vários instrumentos de suporte, incluindo orientações sobre escrita, desenvolvimento do conteúdo, apresentação, gravação e até sobre o envio das atividades e, claro, enviamos um feedback baseado em parâmetros como linguagem, apresentação, aderência ao programa, contextualização, problematização e discussão/solução.
Opinião de alunos da pós Descomplica
Ainda na dúvida, sobre a pós graduação da Descomplica? Confira opinião de quem faz pós com a gente:
“Minha experiência na Descomplica está sendo maravilhosa. Material de excelência, as aulas de um entendimento sem complicações e professores maravilhosos.”
Avaliação: 5/5
Curso: Gestão Escolar.
Avaliação feita em 14/02/2023 por Marcia Raquel Carvalho Ferreira
“Comecei a pós-graduação com o objetivo de crescer na minha empresa. A Descomplica além de ser online, é prática, com vídeos curtos e objetivos e lives de imersão. Estou gostando bastante da experiência e compartilhei com meus colegas de trabalho a indicação dos cursos. Espero fazer muitos outros cursos na Descomplica.”
Avaliação: 5/5
Curso: Gestão Financeira e controladoria.
Avaliação feita em 14/02/2023 por Paloma da Silva Nobre
E aí, curtiu conhecer um pouco mais sobre nossas avaliações? Confira as opções de pós-graduação da Descomplica.
Espero que tenha gostado e que nos encontremos nos corredores virtuais da Descomplica.
Autor: Lilian Raquel Soares Especialista Pedagógica de Operações da Pós-graduação