Blog Descomplica

Cordyceps: saiba tudo sobre o fungo de The Last of Us

Quem assistiu à série The Last of Us já ouviu falar em cordyceps. Você sabia que ele é um fungo que existe real? Saiba tudo aqui!

Atualizado em

Compartilhe

Você assistiu à série The Last of Us e ficou na dúvida se realmente existe o fungo Cordyceps? Mais do que isso: será que ele realmente infecta humanos, como mostra a série? Já pensou se zumbis canibais começam a surgir por aí, gente?

Pois vale a pena saber que o fungo existe, sim. E pode cair na matéria de biologia da prova do Enem.

O debate hipotético que a série traz sobre pandemia por fungos – em vez dos vírus que conhecemos – rende bastante assunto.

Por isso, é fundamental entender o que é real e o que é ficção nessa trama toda!

A seguir, a gente te explica o que é o fungo Cordyceps, como ele age e como o tema cai no Enem. Se liga!

O que é o fungo Cordyceps?

O Ophiocordyceps sinensis, conhecido como Cordyceps, é um fungo encontrado apenas no Himalaia e no planalto tibetano.

Ele parasita larvas subterrâneas de mariposa, principalmente as espécies de Thitarodes.

Acredita-se que a lagarta seja infectada pelo fungo logo após eclodir do ovo.

O fungo, então, fica dormente no corpo da lagarta até que ela esteja pronta para iniciar a fase de pupa.

É nesta hora que, devido às alterações fisiológicas no corpo do animal, o fungo se desenvolve e a lagarta morre.

Muito usado na medicina tradicional chinesa, coreana, indiana e japonesa, esse fungo é, inclusive, vendido em pacotes, que contêm a larva e o ascoma do fungo.

Geralmente, ele é consumido em sopas e chás para combater problemas como anemia e impotência sexual, pois reforça a imunidade, retarda o processo de envelhecimento, ajuda na recuperação pós-cirúrgica e tem ação antitumoral.

Formiga dominada pelo fungo Cordyceps

Formiga dominada pelo fungo Cordyceps

O fungo de The Last of Us existe?

Sim! Esse fungo existe de verdade, mas não exatamente da maneira como é retratado na série.

Em The Last of Us, os fungos Cordyceps parasitam artrópodes e os transforma em verdadeiros zumbis. Depois, uma variação do fungo infecta seres humanos, tornando-os zumbis canibais.

Na TV é irado assistir a tudo isso, mas, acredite: na vida real, não é bem assim – felizmente!

O Cordyceps, fungo responsável pela devastação do universo na série The Last of Us, realmente existe na vida real e possui cerca de 600 variações.

Ele é encontrado majoritariamente no Sudeste Asiático, mas já apareceu até no Brasil.

A ideia veio de Neil Druckmann, criador do jogo The Last of Us – e um dos principais envolvidos na série.

Isso porque ele assistiu a um documentário da BBC chamado Planet Earth, que detalhava os efeitos assustadores do fungo Cordyceps.

Daí, ele pensou: “e se isso afetasse os humanos?” Ele pensou que seria um destino pior do que a morte, com a sua mente ali, mas algo controlado seu corpo.

A boa notícia é que, no mundo dos humanos, é impossível reproduzir o que acontece no universo dos insetos.

Os fungos não estão preparados para invadir, estabelecer-se e transmitir esporos de um corpo humano. E isso pode ser cobrado no Enem, viu?

Imagem da série the last of us

É possível um fungo transformar as pessoas em zumbis?

A representação do fungo em The Last of Us é de uma espécie mortal, responsável por infectar humanos e causar uma pandemia.

Na ficção, os personagens enfrentam desafios épicos para sobreviver à ameaça, lutando contra zumbis infectados pelo Cordyceps.

Acontece que, na realidade, caso a infecção em humanos realmente ocorresse, ambientes fechados como transporte público e túneis seriam ideais para o contágio, pois o fungo Cordyceps se espalha pelo ar através de esporos.

Felizmente para nós, é importante lembrar que não é assim que acontece na vida real. Por sorte, fungos não têm essa ação tão forte sobre nós.

Isso porque, para infectar o corpo humano, são necessárias algumas exigências como ter a capacidade de penetrar no hospedeiro, tolerância a altas temperaturas, além de resistência ao nosso sistema imunológico.

Em estudos com animais, um composto químico chamado cordicepina (derivado da adenosina), foi testado para uso medicinal. Alguns dos efeitos do composto foram identificados:

● Supressão do crescimento de tumores;
● Benefícios para disfunções cardíacas;
● Alívio de dor e inflamação;
● Proteção contra disfunções cerebrais.

Sobre a série The Last of Us

A série The Last of Us tem início com um debate sobre pandemia que começa por fungos e não por vírus. “A humanidade combate vírus desde sempre, milhões de pessoas morrem, mas sempre vencemos”, diz o primeiro episódio.

Toda a história se passa 20 anos após a civilização moderna ter sido destruída. Joel (Pascal), um sobrevivente, é contratado para contrabandear Ellie (Ramsey) para fora de uma zona de quarentena.

Ambos devem atravessar os EUA, dependendo um do outro para sobreviver e aí a trama toda se desenrola, com mistérios, tragédias e muita ficção.

Agora que você já entendeu como funciona o Cordyceps e como ele pode ser cobrado no Enem, que tal dar aquele gás nos estudos pro exame, hein?

Conheça o nosso cursinho para vestibular, que traz o melhor cronograma do Enem pra você. Sobra até tempo pra ver séries!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você