Blog Descomplica
Imagem para ilustrar artigo sobre coordenadas geográficas

Coordenadas Geográficas: latitude e longitude 

Preparamos esse conteúdo incrível sobre coordenadas geográficas para te ajudar a estudar melhor par ao Enem. Leia esse artigo e estude com a gente!

Atualizado em

Compartilhe

Podemos localizar qualquer ponto na terra através do sistema de coordenadas geográficas. São linhas imaginárias na horizontal e na vertical que indicam a latitude e a longitude e, combinados, indicam a localização exata de determinado ponto, bem como a distância entre dois pontos. 

As coordenadas geográficas funcionam assim: a linha do Equador corresponde ao círculo máximo, perpendicular ao eixo terrestre, que divide o globo entre o hemisfério norte e sul. A partir dessa linha imaginária, podemos traçar infinitos círculos paralelos, que vão diminuindo seu comprimento quanto mais se aproximam dos pólos. A distância entre os pólos em relação a linha do Equador é medida em graus. A latitude é justamente essa distância em graus de um ponto qualquer em relação ao Equador, e variam de 0 a 90°N ou 0 a 90°S. A linha do Equador, portanto, possui latitude de 0°. 

Macapá é a única cidade brasileira cortada pela linha imaginária do Equador. Na foto, o monumento do Marco Zero é um relógio de sol e divide a cidade entre o hemisfério Norte e Sul

Entretanto, para obtermos a localização exata de um ponto, só a informação sobre latitude é insuficiente. Se a nossa única referência for a latitude de 40°S, por exemplo, esse ponto pode estar em qualquer lugar ao redor dessa linha. Para obtermos a localização exata a informação da latitude precisa vir acompanhada de outra coordenada: a longitude. 

Imagem das coordenadas

A longitude tem como referência o Meridiano de Greenwich, a linha imaginária na vertical corta o observatório de Greenwich, na Inglaterra, uma cidade próxima a Londres. Esse meridiano divide a terra entre o ocidente (oeste) e o oriente (leste). Nesse caso todos os meridianos se encontram nos pólos, e então, possuem o mesmo comprimento. A longitude é a distância em graus de qualquer ponto da superfície em relação ao meridiano de Greenwich e variam de 0 a 180° para oeste ou para leste. 

Fuso horário e Longitude

Fuso horário é uma padronização do horário no mundo inteiro, criado na Conferência Internacional do Meridiano em 1884, nos Estado Unidos. A partir daí ficou definido que o Meridiano de Greenwich seria o ponto zero de referência do horário de todos os países. 

O movimento de rotação da terra em torno do seu próprio eixo demora um dia, isto é, em 24 horas a terra completa seu giro de 360°. Isso significa que a cada 1 horas a terra se movimentou em 15° (360°÷24 = 15°). Ficou estabelecido então que cada uma das 24 divisões da terra corresponde a um horário, portanto, as horas mudam de um fuso para outro. 

Podemos concluir então que a variação da longitude está relacionada a mudança de fuso. A leste de Greenwich o horário é adiantado em relação a esse marco zero e a oeste é atrasado. Isso porque o movimento de rotação da terra vai de oeste para leste, portanto o sol “nasce” a leste e com o passar das horas vai iluminando em direção a oeste. 

Mapa apresenta os fusos horários: a leste de greenwich o horário é adiantado, e a oeste atrasado

Alguns países, como o Brasil, são cortados por mais de um fuso. Dessa maneira, em alguns casos o mesmo país pode ter horários diferentes ou são feitas adaptações para evitar grandes diferenças. No Brasil existem quatro fusos horários e, por estar a oeste do Marco Zero, a diferença varia de duas a cinco horas a menos em relação a Greenwich. 

Clima e Latitude 

As latitudes estão intimamente relacionadas ao clima. A incidência de raios solares sobre a terra ocorre de forma desigual ao longo do eixo norte-sul, devido ao formato e a inclinação do eixo de rotação da terra. 

Incidência de raios solares e sua relação com as diferentes latitudes

As regiões mais próxima a linha do Equador, também chamada, região equatorial, recebe os raios solares com mais intensidade ao longo do ano, enquanto as áreas mais próximas aos polos recebem os raios solares e o calor do sol com menos intensidade. Portando, as latitudes mais baixas, ou seja, mais próximas à linha do equador, apresentam maiores temperaturas, ao passo que nas latitudes mais altas, mais próximas às regiões polares, as temperatura são mais baixas. 

Tipos de clima e zonas climáticas estão relacionadas a latitude

Esse é um dos temas importantes para a sua preparação par ao Enem. Caso você queira ter acesso a diversos conteúdos completos como esse, além de aulas e monitorias com os melhores professores do Brasil, conheça o Cursinho Pré Vestibular da Descomplica.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você