Condensação é o nome dado a uma mudança de estado físico. Quando nós falamos em condensação, estamos dizendo que alguma coisa está mudando do estado físico gasoso para o estado líquido. Podemos encontrar em alguns lugares como liquefação.
A liquefação (condensação) é um processo exotérmico, que envolve liberação de calor. Ou seja, para um gás passar para o estado líquido, é necessário que ele perca esse calor. Essa transformação está presente em muito momentos, que nós iremos ver agora nesse texto.
O que é condensação?
Condensação é o nome dado a uma mudança de estado físico. Quando um gás ou vapor, passa para o estado líquido, nós iremos chamar de condensação. Condensação também pode ser conhecido com liquefação.
Essa transformação é classificada como exotérmica. Isso quer dizer que, ocorre uma liberação de calor. As partículas do gás vão perdendo energia, começam a vibrar menos e a se aproximarem uma das outras, mudando para o estado gasoso.
Geralmente essa transformação ocorre diminuindo a temperatura, mas é possível alterar a pressão e também fazer essa mudança de estado físico.
A ideia das partículas se aproximarem vai se aplicar com relação a pressão também. Se nós mantivermos a temperatura constante, e começarmos a aumentar a pressão, o volume irá diminuir.
Dessa forma, as partículas do gás vão chegando mais perto, até que chegar um momento em que muda para o estado líquido.
Condensação no dia-a-dia
Nós podemos ver esse fenômeno ocorrendo em vários momentos do nosso dia-a-dia. Vamos ver alguns deles agora.
É muito comum quando nós estamos bebendo um refrigerante que está bem gelado, observarmos a formação de água do lado de fora. De onde que veio essa água?
Essa água sofreu uma condensação, ela estava no ar na forma de vapor de água. Quando entra em contado com a superfície mais fria da garrafa de refrigerante, ela condensa, formando água líquida.
Outro exemplo que está muito presente em nosso cotidiano é quando nós pensamos na chuva. Uma das etapas do ciclo da chuva, envolve a condensação.
Nós podemos observar que uma das etapas está com o nome de condensação. Isso quer dizer que ali está ocorrendo uma transformação da água na forma de vapor para a forma líquida.
Basicamente o sol aquece a água dos mares, rios, oceanos, até ocorrer uma vaporização. A água que sofreu vaporização agora está no estado líquido. Na sequência ela é resfriada até sofrer liquefação, passando para o estado líquido, formando as nuvens.
Condensação no laboratório
Dentro de várias áreas da química é possível ver uma condensação ocorrendo. Uma muito comum é quando nós estamos trabalhando com destilação. Por exemplo a destilação do petróleo.
A técnica utiliza para separar as frações do petróleo é a de destilação fracionada. Uma das partes do equipamento é chamado de condensador.
A amostra analisada será aquecida até que ocorra a ebulição de algum componente. Na sequência, o vapor que chegar ao condensador, por ele estar numa temperatura mais baixa, fará com que o vapor mude para o estado líquido, ou seja, ocorrerá uma condensação.
Condensação no diagrama de fases
A condensação é possível de ser observada em um gráfico. Vamos ver agora, onde está ocorrendo a condensação no diagrama de fases.
Analisando o gráfico, podemos observar que onde está com a seta verde, marca a mudança de estado vapor (gasoso) para líquido. Temos então a mudança do estado condensação (liquefação).
Através do gráfico também é possível observar que uma amostra entre a temperatura T1 e T2, aumentando a pressão, mantendo a temperatura constante, haverá uma condensação.
Curtiu o conteúdo sobre condensação química?O que acha de continuar estudando sobre diferentes matérias com o cursinho preparatório da Descomplica? Corre pra cá!