Aprenda a fazer um desenvolvimento da sua redação dissertativa no vestibular com este resumo incrível e garanta já a sua vaga na universidade!
O desenvolvimento é o espaço da argumentação. Neste parágrafo, você tem a chance de, a partir da tese apresentada na introdução, mostrar para o leitor a validade do seu ponto de vista. Para isso, é necessário que, em cada um dos parágrafos desse desenvolvimento, você apresente duas ferramentas muito importantes nesse processo de convencimento: um tópico frasal e a fundamentação desse tópico frasal. Vamos conhecer cada uma dessas partes juntos?
Tópico Frasal
O tópico frasal é o espaço de apresentação de uma ideia. Nele, você vai precisar sintetizar a ideia central do parágrafo a ser desenvolvido. É como num gene: o seu DNA é responsável por tudo o que aparece no seu corpo, certo? Seu comportamento, a cor do seu cabelo, dos seus olhos, a sua altura. Dentro desse DNA, há genes específicos para cada uma dessas características – o gene X cuida da altura, o gene Y determina se você vai ser loiro ou moreno etc. Se estamos falando de uma redação, a sua tese funciona como esse DNA, ou seja, tudo o que aparece no seu texto, tudo o que é utilizado na produção textual tem foco na fundamentação dessa tese, desse ponto de vista. Os genes, por sua vez, são os tópicos frasais: estão relacionados a essa tese e têm como objetivo a expressão de um todo, no caso, dividido em argumentos que buscam defender uma tese central. Vamos ver um exemplo?
É fácil perceber que os dois primeiros períodos do texto, de certa forma, “resumem” tudo o que é dito no parágrafo. O foco do parágrafo, o argumento utilizado envolve a questão da educação, e isso já fica claro na primeira parte dele. Isso é um tópico frasal: uma ideia central que, é claro, tem relação com a tese e que busca prová-la. Neste caso, mostrando que a educação não incentiva a leitura.
Fundamentação
Se estamos falando de um texto dissertativo-argumentativo, precisamos de ideias fundamentadas que confirmem a tese, o ponto de vista apresentado lá na introdução, certo? Esse é o papel dessa segunda parte do parágrafo de desenvolvimento. Este é o momento de apresentar exemplos, dados estatísticos, argumentos de autoridade e qualquer outra coisa que possa ajudar nesse processo de convencimento. Veja o exemplo:
No exemplo, o aluno utilizou dados (com fontes, o que ajuda mais ainda a fundamentar as ideias) a fim de confirmar uma ideia apresentada anteriormente: os gadgets atraem os jovens. Note que, no fim do parágrafo, há uma explicação dos dados, da afirmação, o que pode ser muito importante na hora de fundamentar um tópico frasal. A ideia, então, é: depois de apresentar esse tópico frasal, é importante não só fundamentá-lo com dados, argumentos de autoridade e exemplos, mas também explicá-lo, torná-lo mais claro. Uma ideia explicada pode convencer um leitor de forma muito mais fácil, não acha?
E aí, descomplicamos? O parágrafo de desenvolvimento não é difícil. O mais difícil, aqui, é organizar suas ideias em cada um dos parágrafos. Mas isso você já aprendeu na aula, na monitoria e no resumo de Planejamento de Texto, não é? 🙂 Agora é só treinar! Dê uma olhada no exercício, confira o gabarito e vá fazer uma redação!
Bom texto e bom 1000!
Exercício
1. Comente como foi desenvolvido o parágrafo abaixo:
A televisão, apesar das críticas que recebe, tem trazido muitos benefícios às pessoas, tais como: informação, por meio de noticiários que mostram o que acontece de importante em qualquer parte do mundo; diversão, através de programas de entretenimento (shows, competições esportivas); cultura, por meio de filmes, debates, cursos.