Blog Descomplica

Povos indígenas no Brasil: resumo da literatura do século XVI

Descubra um resumo de como os povos indígenas no Brasil eram retratados na literatura da época do descobrimento e anos depois.

Atualizado em

Compartilhe

Você conhece a história ou resumo dos povos indígenas no Brasil no século XVI? Bom, ao falar sobre a identidade da cultura brasileira, é muito importante se lembrar de que tudo se originou com os povos indígenas. 

Afinal, eles já estavam por aqui quando os europeus chegaram, tendo muitos de seus traços e costumes adaptados ao longo dos anos.

Uma das formas de analisar esse impacto se dá por meio da leitura dos registros históricos que ficaram da época em que o contato do europeu com o indígena se estabeleceu, no século XVI. A partir deles, podemos ver o que se pensava na época e quais eram seus costumes.

Quer entender mais sobre como os povos indígenas no Brasil eram retratados na literatura? A seguir, confira as principais informações sobre esse assunto pra você estudar pro vestibular!

Como foram os primeiros contatos dos europeus com os povos indígenas no Brasil?

Em 1500, a frota de Pedro Álvares Cabral chegou ao território que hoje é o da Bahia, na época ocupado por tribos Tupi-Guarani. Esse primeiro contato foi amigável, já que as tribos da região eram mais pacíficas.

Muitas dessas interações envolviam trocas, já que os índios tinham muito interesse nos acessórios e roupas que os portugueses trouxeram. A moeda de troca deles eram seus próprios adereços, como cocares e o pau-brasil.

Aliás, muitas das relações entre indígenas e europeus nessa época giravam em torno do escambo. Ou seja, os portugueses ofereciam itens que os índios não tinham enquanto esses os trocavam por pau-brasil e demais recursos que eram abundantes em seu território.

Como os povos indígenas no Brasil eram abordados na literatura do século XVI?

O primeiro contato entre os povos indígenas e os europeus foi meticulosamente registrado em uma famosa carta redigida por Pero Vaz de Caminha. Ele foi um emissário do Rei Dom Manoel enviado pra fazer um relato da viagem da frota.

Essa carta foi o primeiro registro oficial dos povos indígenas do Brasil. Ela traz observações sobre as características e costumes dos índios antes do início da colonização portuguesa, além de narrar os episódios de estranhamento das tribos diante de alguns costumes europeus.

A seguir, veja um exemplo das descrições dos povos indígenas feitas por Caminha em sua famosa carta:

“Andam nus sem nenhuma cobertura, nem estimam nenhuma cousa de cobrir nem mostrar suas vergonhas e estão acerca disso com tanta inocência como têm de mostrar no rosto. (…) 

Eles porém contudo andam muito bem curados e muito limpos e naquilo me parece ainda mais que são como as aves ou alimárias monteses que lhes faz o ar melhor pena e melhor cabelo que as mansas, porque os corpos seus são tão limpos e tão gordos e tão fremosos que não pode mais ser.”

Esse período da história brasileira foi nomeado por estudiosos como literatura informativa, exatamente por descreverem e corroborar sobre os primórdios do conhecimento do novo território.

Um pouco depois, com a chegada dos jesuítas, grande parte dos índios foram catequizados. Segundo os jesuítas, era uma forma de livrá-los de seus “pecados” e conhecer a Deus, além de conquistar novos fiéis ao catolicismo.

Vale lembrar que houve uma disputa entre jesuítas e colonos sobre o domínio indígena, uma vez que os índios também foram explorados pelos colonizadores portugueses em função do tráfico de pau-brasil.

Imagem de crianças indígenas para ilustrar o conteúdo sobre povos indígenas no brasil resumo

Quais movimentos literários futuros exaltavam os povos indígenas do Brasil?

O índio não era valorizado e muito menos respeitado como deveria no século XVI, além disso ser refletido na literatura. Mas, posteriormente, o mundo literário desenvolveu escolas que retomam essa perspectiva e a alteram.

Esse é o caso do Romantismo, que se focou em construir a identidade brasileira a partir de seus trabalhos. Um de seus expoentes era o romance indianista, que elegia o índio como a figura de maior representatividade do herói nacional.

Mais tarde, o Modernismo trabalhou com uma visão nacional, porém crítica sobre a realidade. Muitas das mudanças propostas por esse movimento vieram a partir do contato dos seus artistas com as culturas dos povos originários do Brasil.

Como você viu neste post, é possível enxergar registros bastante significativos dos povos indígenas do Brasil na literatura do século XVI. Com o passar dos anos, eles continuaram sendo personagens recorrentes na cultura nacional, sendo possível acompanhá-los em importantes movimentos literários que marcaram a nossa história.

Conheça o nosso cursinho preparatório para o Enem.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você