Saiba como ocorreu a isolação da monarquia no Brasil, o processo de construção da república e conheça os principais movimentos sociais do período.
Apesar de a monarquia brasileira ter experimentado um momento de equilíbrio e solidez, devido à conciliação entre liberais e conservadores, esse momento não muito se demorou, tendo início a crise da monarquia brasileira.
A oposição: isolamento monárquico
Questão Religiosa: Beneplácito – todas as ordens papais deviam passar por D. Pedro II, o que trouxe a insatisfação da Igreja Católica e a necessidade de busca da mesma por um Estado laico.
Questão Militar: insatisfação militar devido ao não cumprimento das promessas pós-guerra do Paraguai e devido à quase ausente participação de militares na política.
Questão Oligárquica: elite modernizada estava insatisfeita com a ausência de infraestrutura do Oeste Paulista e possuíam reduzida participação política.
Construindo a República
Foi a partir da década de 1860 que tiveram início os questionamentos quanto à nossa monarquia, questionamentos diretos ao imperador Pedro II e suas “intenções” para com o Brasil. Foi então, devido a essa insatisfação que se deu início a busca por uma nova forma de governo. Começou a partir daí o movimento republicano brasileiro. Foi elaborado então o “Manifesto Republicano” (1870), que declarava oficialmente a oposição à monarquia.
A República e os Militares
Com a vitória brasileira na Guerra do Paraguai, os militares acabaram ganhando uma grande representatividade frente ao país. Além disso, o contato que eles tiveram com o positivismo de Comte criou entre eles a ideia de “ordem e progresso”, e ninguém melhor do que eles mesmos para colocarem ordem no país, trazendo assim o progresso ao Brasil. Eles ganharam então o apoio de alguns setores contrários à monarquia e em 15 de novembro de 1889 proclamaram a república brasileira. Importante lembrar que o golpe foi instaurado pela elite e não teve participação popular. Cabe dizer que ” O povo assistiu àquilo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava. Muitos acreditaram seriamente estar vendo uma parada” (Aristides Lobo).
Política e Movimentos Sociais
A política da época era a famosa política do café-com-leite, onde São Paulo (maior produtor de café) e Minas Gerias (maior colégio eleitoral) revezavam nas indicações presidenciais. Havia também a política dos governadores , uma aliança entre governo federal e governos estaduais. Além disso, o tão polêmico coronelismo, que era a valorização da imagem paternalista do coronel, que nem sempre se utilizava da força, mas também do convencimento para “conquistar” o voto do trabalhador. Quanto aos movimentos sociais, tivemos, por exemplo, a Revolta da Vacina (1904), devido à campanha de vacinação obrigatória; a Revolta da Chibata (1910), devido à mentalidade escravocrata da marinha; a Greve Geral de 17 (1917), devido às precárias condições de trabalho nas fábricas e o Tenentismo (década de 1920), insatisfeitos com a corrupção e com o fim da República das Espadas.
Confira agora um mapa mental em vídeo com os pontos mais importantes sobre Primeira República Brasileira, que você precisa saber para o Enem e para resolver os exercícios abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=2bmTCLGJZ3w
Baixe aqui o mapa mental!
EXERCÍCIOS
1. (PUC – Rio, 2006) Durante a Primeira República (1889 – 1930), houve, na sociedade brasileira, revoltas que, a despeito das diferenças, expressaram a insatisfação e a crítica de grupos populares quanto aos mecanismos de exclusão social e política e às estratégias de expansão dos interesses oligárquicos, então vigentes. Assinale a alternativa que identifica CORRETAMENTE revoltas dessa natureza:
a) Guerra de Canudos e Revolta da Vacina.
b) Revolta Federalista e Guerra do contestado.
c) Revolta da Vacina e Revolta da Armada.
d) Revolta da Chibata e Revolta Federalista
e) Guerra do Contestado e Revolta da Armada.
2. (UERJ) Sobre o Tenentismo no Brasil durante a Primeira República (1889-1930) é correto dizer:
a) Foi um grupo formado por jovens militares com o objetivo de instalar um regime comunista no Brasil.
b) Representou um grupo de oligarquias cafeeiras que primavam pela continuidade do trabalho escravo no Brasil.
c) Foi um movimento constituído por jovens tenentes do exército que realizaram várias manifestações contrárias ao governo das oligarquias durante a Primeira República no Brasil.
d) Constitui-se por jovens militares durante os anos de 1920 e 1930, com a prioridade de continuar com a política de café-com-leite no cenário político nacional
Gabarito
1. A
2. C